Em 2013 os investimentos aumentaram para desenvolvimento de habilidades de análise e geração de melhores relatórios.
Pesquisa realizada pela Pitney Bowes Software sobre Big Data revela que a jornada em direção a agregar valor ao negócio por meio do Big Data está só começando. Entre os pesquisados, vice-presidentes e presidentes de empresas nos EUA, 80% afirmaram que obter valor por meio de dados ainda é um desafio em sua organização. Quando perguntados sobre as dificuldades para extrair valor a partir do Big Data, a resposta mais selecionada, 35% dos pesquisados, foi que há muitos dados e poucos recursos. Além disso, 38% dos entrevistados relataram que a falta de habilidade e capacidade analítica são os maiores obstáculos para agregar valor ao negócio a partir do Big Data.
Segundo números do ¹Gartner, o Big Data representará U$ 3,7 trilhões de gastos em 2013 e criará 4,4 milhões de empregos até 2015 em todo o mundo. Já de acordo com o DMA, os gastos globais em publicidade irão crescer 4,7% dos US $ 480 bilhões em 2012.
O aumento das despesas em TI e marketing envolverão investimentos em recursos humanos para agregar valor à construção dos dados. Tecnólogos, analistas e profissionais de marketing precisam de capacitação para analisar dados e relatórios para poderem gerar idéias, tendências e melhores próximas ações. Em resumo, o valor comercial ainda não cresceu na proporção da abundância dos dados.
Um dos executivos pesquisados relatou a necessidade de “construir habilidades para fazer uso dos dados”. Outro concordou, afirmando que eles devem “gerenciar dados não estruturados e obter valor automatizado com isso”.
“Muitos dos nossos clientes ganham conhecimento do negócio centralizando as equipes de análise de dados para o desenvolvimento de melhores práticas e de de relatórios consistentes”, disse Matt Guaregozlou, diretor para América Latina e Caribe da Pitney Bowes Software, em entrevista coletiva realizada hoje, em São Paulo. “Além disso, as organizações devem resistir à tentação de continuar a utilizar dados isolados de clientes para cada campanha de marketing. Ao repetir exercícios de análise de dados ao longo do tempo, as marcas criarão conversas relevantes e relacionamentos duradouros com os clientes mais lucrativos e mais consumidores”.
A Pitney Bowes Software recomenda as seguintes práticas de planejamento estratégico em torno de dados e gastos:
• Demonstrar o valor para o negócio de cada projeto de dados ou exercício para os altos executivos.
• Concentre os gastos com pessoal, com análises avançadas e habilidades de comunicar relatórios.
• Pense se a centralização de dados, gerenciamento de dados e a análise dos dados irão ajudar a agregar valor ao negócio.
• Criar e consolidar a disciplina de repetir exercícios de análise de dados ao longo do tempo, para medir as mudanças nos resultados de negócios e no comportamento do cliente ou consumidor.
CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.