Devemos ter em mente que o Currículo é o nosso cartão de visitas e a sua apresentação deve ser a melhor possível. Afinal, a primeira impressão é a que fica
Por: Alexander Arieiv
Saber elaborar o nosso currículo a princípio pode parecer uma tarefa fácil, porém há uma série de informações e detalhes que podem contribuir para que o currículo seja escolhido em um processo seletivo. Nos mais de 18 anos de atuação na área de RH, já vi candidatos com excelente potencial, porém seu currículo pouco contava sobre a sua trajetória profissional, sendo muito sucinto, em outros casos tinha informações demais ou desnecessárias.
Houve um caso de uma candidata que apresentou uma cópia do seu currículo com foto, diga-se de passagem, a qualidade da cópia era muito ruim de modo que deixou a foto da candidata com aspecto de pelo menos 20 anos a mais, embora pessoalmente ela tivesse excelente apresentação pessoal.
Devemos ter em mente que o Currículo é o nosso cartão de visitas e a sua apresentação deve ser a melhor possível. Afinal, a primeira impressão é a que fica!
Um Currículo bem elaborado, não pode garantir o emprego, mas com certeza contribui e muito para que ele seja conquistado.
Ele descreve quem somos, nossas qualidades e experiência profissional, é um documento que reúne informações pessoais, formação, cursos realizados, especializações, habilidades, ou seja é o nosso histórico profissional.
A EVOLUÇÃO NO MODO DE FAZER O CURRÍCULO
O CURRÍCULO ANTIGO
Reunia informações pessoais, inclusive o número de todos os documentos como: Carteira de Trabalho, RG, CPF, Título de Eleitor, Certificado de Reservista, dentre outros.
Colocava-se o nome do empregador, a função exercida, período, destacava-se os cursos e idiomas, escolaridade ( desde o primário ) e nada mais.
As habilidades, competências e qualificações eram obtidas pela empresa no ato da entrevista.
O CURRÍCULO EM USO ATUAL
É mais completo e facilita o trabalho do selecionador, pois nele contém as informações descritas a seguir:
• TOPO
Dados pessoais, estado civil, idade, endereço completo e dados de contato ( Telefone, e-mail, celular ) Os dados de contato deve ser atualizados, pois muitos candidatos perdem a oportunidade de trabalho, pois o selecionador não consegue falar com o candidato, o que faz o selecionador perder tempo e o candidato a vaga de emprego.
• OBJETIVO
Descreva a vaga que você tem interesse em concorrer
• FORMAÇÃO
Para os candidatos com Ensino Médio e fundamental, descreva o nome da instituição de ensino e o ano de conclusão. Já para candidatos com Ensino Superior, descreva a sua formação acadêmica, Pós Graduação e MBA são um diferencial.
• QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL
Destaque as qualificações obtidas ao longo da sua carreira, dando ênfase às mais relevantes, habilidades desenvolvidas nos cargos exercidos, conhecimentos em sistemas e subsistemas do seu cargo.
• EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
Relacione suas experiências profissionais mais importantes, sendo que as mais recentes primeiro, mencionando o nome da empresa, cargo, período, principais responsabilidades, atividades e resultados que mereçam destaque.
• INFORMAÇÕES ADICIONAIS
Cursos Realizados – Treinamentos – Idiomas – Responsabilidade Social (trabalho voluntário).
Devemos destacar as habilidades que temos e jamais minta ou omita, mentir pode trazer consequências desagradáveis, como por exemplo: O candidato que destaca a fluência em Inglês no currículo para ser chamado para uma vaga que dentre outras exigências tem esse pré-requisito. Só que na hora da entrevista ele não conta que vai ser entrevistado em Inglês. “Imagine a decepção do entrevistador e a vergonha do candidato”.
Outro caso é do candidato que coloca em seu currículo conhecer um sistema só porque a vaga exige e para ele esse fator não é relevante para o seu cargo, pois ele conhece que ele julga ser semelhante, afinal ele conhece da área… Na hora da entrevista ele é convidado a falar do sistema ou mesmo fazer um teste. Resultado: Reprovado!
A transparência das informações do currículo e nas entrevistas são fundamentais. “Um bom currículo ajuda muito, porém o que determina a contratação é a entrevista“. Não se esqueça disso!
O CURRÍCULO VIRTUAL
Segundo especialistas é muito provável que os currículos tradicionais sejam substituídos por perfis das redes sociais. Em pesquisa realizada pela Consultoria Robert Ralf e publicada na Revista Você RH 34% dos executivos brasileiros acreditam nessa mudança e 54% acreditam na eficiência das redes sociais como ferramenta de Recrutamento e acreditam no potencial delas e na facilidade na comunicação com os candidatos.
Particularmente também compartilho desse pensamento, como usuário do Linkedin por exemplo, posso comprovar os bons resultados dessa ferramenta, porém temos que saber usá-la para que esse canal se torne eficiente.
Para finalizar vão algumas dicas: Enxugue seu currículo no máximo em 2 páginas, destaque informações essenciais. Pós graduação, MBA, Inglês, Espanhol fluente passarão a sua mensagem ao entrevistador mesmo que ele não leia o restante do currículo.
Saiba que o recrutador em média dá uma passada de olho de 10 a 15 segundos em cada currículo num primeiro momento e são mensagens como essas que chamarão a atenção dele para fazer uma análise curricular mais detalhada.
Outra dica importante é: Se prepare, faça cursos de qualificação, se especialize, aproveite o seu desemprego para se preparar, isso vai te dar mais confiança nas entrevistas. As pessoas quando desempregadas em geral se abatem, ficam inseguras com o tempo ocioso, não fique em casa reclamando do desemprego!
Anime-se e vá a luta! E sucesso pra você! O emprego é seu!
CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.
Interessante