Um desafio do setor e das áreas de cobrança, seja de qual for o segmento é: como gerar uma Economia na Cobrança sem comprometer os indicadores de recuperação de crédito e o CPC (Contato com a Pessoa Certa)? Não existe uma fórmula mágica para adotar na operação, mas é possível, com as ferramentas certas e claro com a combinação delas aumentar a eficiência, o CPC e gerar economia.
Economia na Cobrança: Mas como economizar na cobrança (e recuperar mais)?
Não é fácil produzir economia na cobrança, o setor conta com custos cada vez mais pressionados, dado o grande número de variáveis estratégicas e operacionais, como: alto custo de telecom, o crescente custo por PAs associado a improdutividade das chamadas, que além de diminuir a eficiência operacional também desmotiva os operadores, impactando como um todo a produtividade das operações.
Além disso, a prática de remuneração, somente em caso de sucesso no pagamento do devedor – se não pagou, não recebeu, e o prejuízo é da cobradora, faz com que tenha de existir, cada vez mais um olhar para as novas tecnologias do mercado.
A pandemia não transformou somente o jeito das pessoas comprarem ou solicitarem crédito, ela também modificou para sempre a forma como se cobra um cliente, com a utilização cada vez mais de tecnologias, tornando a cobrança mais digital, eficiente e inteligente, e claro produzindo economia na cobrança.
Nesse cenário de interações ágeis, o novo, certamente causa “medo” e a impressão para empresas que utilizam sempre os mesmos modelos de que é impossível gerar economia na cobrança, através de canais e métodos de contactar o devedor. É claro que em um cenário em que os resultados estão ruins, a falta de inovação contribuirá para que eles continuem ruins.
Economia na Cobrança: O que podemos entender por inovação na localização no mercado de cobrança?
Em tempos em que olhamos ao redor, e outros setores têm ao seu dispor inovações, tanto de metodologias, como de tecnologias. O desafio de qualquer operação é: equilibrar a economia na cobrança, com novas estratégias que supere inclusive a campeã, o que o mercado chama de Champion vc Challenger.
Essas estratégias passam pelo enriquecimento cadastral, que se não tratado com a devida importância, estratégia personalizada e utilizando-se de inovações tecnológicas, pode fazer com que o objetivo de economia na cobrança não seja atingido, e pior, onere a operação como um todo, gerando resultados ruins, acarretando pouca eficiência e por consequência redução dos resultados financeiros das empresas.
Dentro dessa inovação, podemos destacar duas soluções que apoiam a economia na cobrança nas operações, são elas o Open Gateway, que ajuda a validar em tempo real os telefones dos devedores diretamente junto das operadoras, associado a automatização de contatos, seja via WhatsApp ou via Voice, que proporcionam jornadas automáticas, redução da fricção no contato com o devedor, e contribuem para que além do CPC, mais negociações sejam derivadas para os operadores.
Economia na Cobrança: Como utilizar o Voice e o Open Gateway para potencializar a localização (e ter economia)?
Utilizar o Voice na operação, além de ajudar na economia na cobrança, também faz com que sua operação possa interagir de forma rápida com o devedor, rompendo essa primeira barreira, assim você pode inseri-lo em uma árvore de interações simples, dando possibilidade de direcionar o devedor de uma forma mais rápida para uma negociação, lembre-se que, dependendo de fatores como: poder aquisitivo ou faixa etária deste devedor, ele irá preferir que você tenha a opção de interação direto com um operador para concretizar a negociação, ou ainda um canal via WhatsApp, por exemplo. Além disso, você pode dar ao devedor a opção de que você possa retornar o contato mais tarde, acertando assim o Best Time to Call, reduzindo assim os contatos improdutivos afetados por essa variável.
É claro, que não existe uma bala de prata para economia na cobrança, e que o Voice sozinho não irá te ajudar a ter certeza de que o contato será atendido, ou de que você realmente está discando para o telefone certo. Para isso, a operação precisa combinar tecnologias e soluções, nesse caso, utilizar o Open Gateway para validar o telefone diretamente nas operadoras, e descobrir antes mesmo de discar se você irá falar com a pessoa certa naquele telefone.
Essa inovação está disponível no portfólio de produtos da Think Data, única empresa brasileira a ser integradora do Open Gateway no Brasil, dando acesso a uma conexão direta com as operadoras, contribuindo para a economia na cobrança. Somente com a solução Open Gateway da Think Data, você terá 100% de certeza do telefone, através do produto Localização Garantida, reduzindo o tempo de início da cobrança e o pagamento em mais de 90%.
Associando essas tecnologias, a operação atingirá um cenário de economia na cobrança, que possibilitará na redução da quantidade de operadores, sem que haja aumento nos custos ou impactos negativos nos resultados de recuperação de crédito.
Economia na Cobrança: Mas utilizar a automatização na cobrança não vai contra o que quer a Anatel?
A utilização do acionamento via Voice combinado como Open Gateway não descumpre a nova resolução da Anatel, aprovada no último dia 04 de setembro, com entrada em vigor programada para janeiro de 2025. A combinação dessas tecnologias além de gerar economia na cobrança, também ajuda a cumprir a resolução publicada pela agência, cujo um dos pontos centrais, é o esforço da agência reguladora na redução a quantidade de chamadas efetuadas para uma mesma pessoa, utilizando tecnologia para isso. Inclusive, é da Anatel a iniciativa de adotar outra tecnologia muito falada no setor, o Stir/Shaken.
Este que por sua vez, não elimina a necessidade de ter uma ferramenta que ajude a localizar o telefone exato do devedor. Fazendo com que não haja somente economia na cobrança, mais eficiência operacional, como também possibilite contribuir o cumprimento da nova resolução.
Economia na Cobrança: Quais os ganhos de se utilizar o Localização Garantida de forma automatizada em uma operação?
São os inúmeros os benefícios de utilizar a combinação do Voice de cobrança e o acesso à validação do Open Gateway em sua operação, isso não passa somente pela automação, e vai além da economia na cobrança, para se ter uma ideia calcula-se que para cada R$ 1.000 investidos em produtos com tecnologia de conexão ao Open Gateway (como os disponibilizados pela Think Data através das soluções Localização Garantida e o Operadoras Online), uma empresa terá um retorno médio de até R$16.000 de receita.
Além disso, os ganhos também passam pela qualidade do serviço, onde em carteiras que o CPC médio fica entre 30 e 35%, passaram a ter até 70%, e o que separa o contato produtivo do improdutivo, tem a ver com o devedor atender ou não o telefone e não mais com telefones com baixa propensão de contato, ou mesmo telefones inválidos ou inexistentes.
Portanto, explorar soluções de automação, tem de estar mapeado em seu planejamento estratégico, assim será possível identificar oportunidades em sua operação, para introduzir soluções que apoiem a economia na cobrança, melhorem os resultados e deem um diferencial em sua operação, promovendo a inovação como um todo.
A Think Data possui duas soluções conectadas diretamente ao Open Gateway – Localização Garantida e Operadoras Online, entre em contato conosco e solicite hoje mesmo um teste grátis, e descubra como adotar novas tecnologias irá transformar sua operação, para sempre.
Para conhecer gratuitamente as soluções de enriquecimento cadastral ou de consulta de CPF ou CNPJ na Serasa Experian, através da plataforma da Think Data, acesse: https://www.thinkdata.com.br/teste-gratuito/
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