O que é prospecção automatizada?
A prospecção automatizada é o processo de substituição do esforço humano repetitivo pelo uso de ferramentas, softwares e tecnologias para a realização de várias etapas da prospecção de clientes, visando torná-la mais eficiente e escalável.
Essa estratégia envolve a aplicação de recursos automatizados para realizar tarefas como: pesquisa de mercado, coleta de dados, qualificação de leads, envio de e-mails, agendamento de reuniões e gestão de leads.
No geral, as tecnologias envolvidas para automatizar a prospecção são:
softwares de automação de marketing;
ferramentas de pesquisa e coleta de dados;
sistemas de gestão do relacionamento com o cliente;
chatbots para atendimento automatizado;
análise de dados e inteligência artificial.
Exemplo prático sobre como automatizar a prospecção
Para compreender como seria um processo de prospecção automatizado, imagine o seguinte cenário.
Você utiliza um software de automação de marketing, que integra diferentes funcionalidades em uma única plataforma e possibilita criar landing pages personalizadas para capturar informações de contato de visitantes interessados em seus produtos ou serviços.
Essas informações podem ser automaticamente inseridas em um banco de dados de leads. Em seguida, o software qualifica-os com base em critérios preestabelecidos, como cargo, setor, localização geográfica, necessidade e afins.
A partir dessa qualificação, pode-se configurar cadências de e-mails personalizados para enviar mensagens automatizadas a cada segmento de leads. O software também rastreia as interações, como cliques em e-mails, visitas ao site e downloads de materiais.
Com essas informações, é possível acionar ações específicas, como enviar alertas para a equipe de vendas, entrar em contato com os leads altamente engajados ou enviar conteúdos relevantes, considerando as preferências demonstradas.
Por que automatizar a prospecção? 4 benefícios
O objetivo da prospecção automatizada é reduzir a necessidade de realizar tarefas repetitivas e que tomam muito tempo da equipe de vendas. Assim, o time pode se dedicar às atividades mais estratégicas, como a apresentação de produtos para leads quentes e engajados e, ainda, as negociações para o fechamento de vendas.
Além disso, usar uma ferramenta de automatizar a prospecção traz outros benefícios, como os que você confere a seguir.
1. Melhora o processo de qualificação de leads
As ferramentas que automatizam a prospecção propiciam coletar dados valiosos sobre os leads, como informações demográficas, comportamentais e de interação com os conteúdos e as publicações da sua empresa.
Esses dados podem ser usados para segmentar e qualificar leads conforme critérios específicos, como cargo, setor, interesses e conversões prévias.
Com isso, pode-se estabelecer pontuações (lead scoring) e priorizar os leads com maior probabilidade de conversão, direcionando os esforços dos vendedores para os que são realmente qualificados.
2. Escalona a prospecção
Se você pudesse eliminar certas etapas, como a pesquisa manual de leads, o preenchimento de planilhas e o envio de e-mails, quanto tempo sobraria para vender?
Muito, não é mesmo? Afinal, com menos esforço dedicado às tarefas operacionais, você pode escalar o processo de prospecção de forma mais ágil e sem a necessidade de realizar novas contratações no time.
Em paralelo, é possível alcançar mais leads em um curto período.
Por meio da automação da prospecção, você pode enviar mensagens personalizadas para uma grande lista de leads, ampliando a cobertura e abordando um grande volume de leads simultaneamente.
Sendo assim, há um aumento das chances de encontrar oportunidades de negócios valiosas para sua empresa.
3. Facilita a gestão e o acompanhamento da prospecção
A prospecção automatizada também viabiliza o acompanhamento consistente dos leads ao longo do processo de prospecção.
Com a geração automática de lembretes e atividades programadas, garante-se que nenhum lead seja esquecido ou negligenciado. Isso é especialmente necessário quando há um grande volume de leads para gerenciar.
Manter um acompanhamento consistente ajuda a maximizar as oportunidades e evita a perda de leads qualificados, contribuindo para a escalabilidade do processo que mencionamos anteriormente.
4. Aprimora a personalização
Integrar ferramentas para automatizar a prospecção possibilita a coleta de dados mais precisa e ampla.
Essas informações coletadas e compartilhadas entre as soluções tecnológicas são essenciais para criar e-mails altamente personalizados e mais atrativos para os contatos que você deseja alcançar.
Como resultado, é possível ter taxas de respostas mais altas e maiores índices de engajamento dos leads!
Como fazer a automatização da prospecção? 5 passos essenciais
Pronto para saber como colocar em prática sua estratégia de prospecção automatizada, a fim de gerar mais oportunidades de negócio? Então, acompanhe o passo a passo com as 5 etapas fundamentais deste processo.
1. Defina um objetivo
O primeiro passo para automatizar a prospecção é definir um objetivo claro e sucinto para orientar seus esforços.
Aqui, pense em algo como:
aumentar a geração de leads;
melhorar a taxa de conversão;
aumentar o volume de vendas.
O importante, neste momento, é estabelecer um norte para obter indicadores mensuráveis, avaliar o desempenho da automação e tomar decisões mais seguras com relação às ferramentas que serão agregadas ao processo.
2. Crie uma persona
Não há como deixar a prospecção automatizada sem criar uma persona. Aliás, a persona traz um perfil fictício do seu cliente ideal, com base em dados demográficos, comportamentais e psicográficos.
Essa ferramenta é uma referência para:
segmentar as estratégias de marketing e vendas;
direcionar as mensagens e os conteúdos;
personalizar as interações;
desenvolver materiais automatizados;
compreender mais profundamente seu público-alvo;
definir critérios de qualificação precisos e coerentes com o perfil de cliente ideal (ICP).
3. Identifique as tarefas que serão automatizadas
Faça uma análise detalhada do processo de prospecção atual, visando identificar as tarefas que consomem tempo e recursos, as que são repetitivas e aquelas que podem ser facilmente padronizadas.
Veja quais são as atividades de prospecção que você pode automatizar:
geração de leads;
nutrição de leads;
segmentação de leads;
envio de e-mail de follow-up;
agendamento de reuniões;
qualificação inicial de leads;
atendimento por chat;
acompanhamento de atividades de prospecção.
É importante priorizar as tarefas conforme o impacto que têm no processo e os benefícios que a automação trará para a prospecção.
Considere aspectos como: maior potencial para economizar tempo, melhorar a eficiência, aumentar a qualificação de leads ou aprimorar a experiência do cliente.
4. Conte com a tecnologia
Sabendo quais atividades você quer automatizar, o próximo passo é buscar as soluções tecnológicas que correspondem à demanda.
Se você deseja automatizar a qualificação de leads, por exemplo, é primordial contar com ferramentas de automação de marketing e chatbots integrados ao sistema de CRM. E, para tomar a decisão certa, verifique se a plataforma:
tem boas avaliações de seus clientes;
está dentro do orçamento da sua empresa;
oferece a possibilidade de integração com outras ferramentas;
tem compatibilidade com suas necessidades;
é flexível e personalizável;
disponibiliza uma equipe de suporte.
5. Integre a plataforma escolhida ao seu CRM
O CRM é a ferramenta mais importante para a saúde da operação de vendas. É por meio desta solução que você centraliza a base de informações sobre os clientes e leads.
Desse modo, é imprescindível ter a integração do CRM com a plataforma escolhida para automatizar a prospecção. Assim, você garante que todos os dados relevantes sejam sincronizados e atualizados em tempo real, evitando a fragmentação das informações.
Adicionalmente, vale lembrar que o CRM pode automatizar várias tarefas no processo de prospecção, como: envio de e-mails, atribuição de tarefas, acompanhamento de atividades e lembretes, dando continuidade ao processo fluído de prospecção.
Por exemplo, quando um lead é qualificado e está pronto para ser abordado pela equipe de vendas, o CRM automaticamente atribui a tarefa de contato ao vendedor responsável e envia um lembrete para garantir que o acompanhamento seja realizado.
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