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15 de dezembro de 2024 - 12:03

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O que é OKR de produto?

OKR é a sigla para Objectives and Key Results. Em português, significa objetivos e resultados-chave. Na prática, trata-se de um framework que permite que a empresa crie objetivos e estabeleça critérios para descobrir se eles estão sendo alcançados no tempo previsto. Eles são uma ajuda para atingir a linha de chegada.

Para facilitar ainda mais o entendimento, os objetivos de produtos são o que você deseja atingir. Envolve o propósito do produto ser lançado, como aumentar o rendimento da empresa ou alcançar uma nova parcela de consumidores, por exemplo.

Já os resultados-chave são a maneira como você vai medir essas metas. São as placas que indicam que você está seguindo na direção correta. É o que possibilita saber se a estratégia está no caminho certo ou se é necessário parar um pouco e repensar suas ações.

Essa metodologia não é tão nova assim. Ela surgiu no final da década de 90 e foi adotada pelo Google. A partir daí, o método se popularizou no mundo inteiro, sendo reconhecido por melhorar o foco nos objetivos, trazer mais transparência para os processos e facilitar o monitoramento.

Como escrever um objetivo OKR?

O passo a passo de como escrever um objetivo OKR de produto envolve:

definir os objetivos;

estabelecer os resultados-chave;

definir os indicadores e prazos;

incentivar a colaboração;

monitorar os resultados.

Veja como colocar cada uma dessas etapas em prática!

1. Definir os objetivos

O sucesso das estratégias de produto dependem de um objetivo estratégico, isto é, qual a intenção da empresa com a solução. Esse processo direciona o desenvolvimento do produto e o alinha às expectativas da empresa.

E, sim, você pode ter mais de um objetivo. Porém, o ideal é evitar criar muitos para não perder o foco. Além disso, certifique-se de que o alvo seja alcançável, mensurável e fácil de entender.

Você pode sonhar grande, mas também é fundamental manter os pés no chão e considerar a capacidade do time. Para isso, recomendamos a leitura de mais um artigo do nosso blog, que ensina como criar metas SMART!

2. Estabelecer os resultados-chave

Após criar os objetivos, defina os resultados-chave, que, como já explicamos, são a forma que você saberá se está no caminho certo para alcançar as metas estabelecidas no passo anterior.

Nesse ponto, seja bem específico, escrevendo apenas resultados relevantes para o alcance dos objetivos. O mais indicado é escolher mais de dois, porém, não passar de cinco para otimizar o processo de acompanhamento da estratégia.

3. Definir os indicadores e prazos

Em seguida, detalhe quais indicadores serão usados para medir os resultados-chave. Por exemplo, se o objetivo é aumentar a venda de um produto e um dos resultados é o aumento das vendas em 10% no primeiro mês, você pode acompanhar a taxa de conversão ou o ticket médio.

4. Incentivar a colaboração

Para criar um bom OKR de produto, é vital incentivar a colaboração de todos da sua equipe. Assim, os colaboradores ficam mais engajados para cumprir as metas propostas e alinhados com o que a empresa espera deles.

5. Monitorar os resultados

Para finalizar, monitore os resultados. O OKR de produto não é uma metodologia que você escreve e só confere quando chegar no prazo estabelecido. Pensando nisso, é preciso ter os resultados-chave e uma data para que eles sejam alcançados.

Desse modo, caso você perceba algum problema no meio do caminho, pode procurar saber o que aconteceu e buscar soluções para resolvê-lo.

Exemplo de OKR para produto na prática

Para te ajudar a entender como essa metodologia funciona e como colocar em prática as dicas que trouxemos, preparamos um exemplo de OKR de produto bem simples e básico para você se inspirar. Confira!

Objetivo: lançar um novo produto no mercado.

Resultado-chave 1: identificar que o produto supre as necessidades do público-alvo.

Resultado-chave 2: coletar 25 feedbacks positivos de usuários.

Resultado-chave 3: aumentar as vendas da empresa em 20%.

E aí, depois de ver o que é e como escrever um OKR de produto, você se sente preparado para adotar essa metodologia no seu negócio? Então, fique ligado nesta dica extra: adote um sistema de CRM.

Com esse software, você acompanha tudo o que acontece no setor comercial da empresa, desde a etapa de planejamento, além de acessar relatórios personalizados sobre as vendas e manter o estoque nos trinques.

O Agendor, por exemplo, é um sistema de CRM que disponibiliza essas e outras funcionalidades gratuitamente. Para começar a usar hoje mesmo, basta fazer o cadastro e aproveitar!

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