O que é CRM social?
CRM Social, ou CRM 2.0, nada mais é do que um conceito que integra o CRM de vendas e as ferramentas para social media para coletar e armazenar dados do comportamento do cliente nas redes sociais, e embasar estratégias que fortaleçam a sua conexão com a empresa.
De modo geral, o CRM social possui os mesmos recursos de um CRM tradicional, no entanto, a diferença é que as informações coletadas por esta estratégia são proveniente das redes sociais, e por isso devem ser analisadas e interpretadas considerando os parâmetros dessas mídias, como:
comentários nas postagens;
mensagens diretas enviadas para o perfil da empresa;
feedbacks públicos;
menções à marca;
compartilhamento;
curtidas;
reações.
A partir destes aspectos, cria-se um perfil de cliente muito mais denso, com informações que vão além dos dados mais transacionais coletados pelo CRM usual.
Com uma estratégia de CRM Social, é possível entender os sentimentos dos clientes, identificar seus influenciadores preferidos, analisar outros interesses e hobbies, e avaliar o seu nível de interesse com a sua empresa e com outras marcas.
Ficou claro o que é CRM Social?
Agora, vamos entender mais profundamente a importância dessa estratégia!
Por que integrar seu CRM com mídias sociais?
Você já utilizou as redes sociais para elogiar um produto ou questionar uma empresa após uma reclamação?
Este é um comportamento muito comum nos usuários, e que é quase impossível de se mapear apenas com um CRM.
Por isso, é preciso avaliar o comportamento dos seus clientes com um olhar mais direcionado para as redes e entender como isso pode impactar suas vendas.
Para isso, é necessário integrar CRM e redes sociais para obter essas informações e controlar a jornada do cliente.
Essa integração viabiliza diversos benefícios que geram vantagem competitiva para uma empresa, como por exemplo:
centralização de dados mais abrangentes;
melhor atendimento ao cliente;
criação de conteúdo mais atrativo;
ROI mais elevado com estratégias de mídia paga;
segmentação mais assertiva de campanhas de marketing;
maiores níveis de engajamento;
identificação de influenciadores que podem ser parceiros e promover a marca;
mais facilidade para identificar tendências;
humanização da empresa;
aumento dos números de leads captados;
geração de oportunidades de vendas.
Como integrar CRM e redes sociais?
Quer acessar todos esses benefícios que citamos? Então, você deve entender como integrar CRM e redes sociais.
Antes de qualquer coisa, certifique-se de que o seu CRM é capaz de se integrar com as redes sociais ou com ferramentas para social media.
O objetivo dessa integração é permitir que as informações coletadas nas redes sejam automaticamente sincronizadas para o seu CRM.
Aqui no Agendor, existem duas maneiras de integrar CRM e redes sociais:
via APIs (Interface de Programação de Aplicações), que devem ser fornecidas pela rede social utilizada, como é o caso do nosso CRM para Instagram, ou pela plataforma de monitoramento de redes sociais que faz parte da sua gestão;
via ferramentas de automação (Pluga e Zapier), que fazem a ponte entre o Agendor e a ferramenta que você pretende integrar.
Por exemplo: no Agendor, para integrar CRM e Facebook Ads, você pode utilizar a ferramenta da Pluga. Com essa integração, é possível adicionar ou atualizar um cadastro de negócio no Agendor a cada nova resposta em um anúncio do Facebook Lead Ads.
O mesmo acontece ao integrar o Agendor com outras mídias pagas, como TikTok Ads e Linkedin Lead Ads.
Para conhecer outras integrações do Agendor via Pluga, acesse: Pluga + Agendor
Além dessas integrações, o Agendor também permite que o CRM seja integrado com o WhatsApp.
O WhatsApp se tornou uma ferramenta tão essencial em nosso dia que até esquecemos que o aplicativo é, sobretudo, uma rede social. Nesse sentido, é fundamental coletar dados por essa rede também.
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