O que é marketing digital para vendas?
Marketing digital é um conceito que engloba várias atividades online que uma empresa ou pessoa pode executar. O objetivo do marketing digital para vendas é usar a web para atrair novos clientes, criar autoridade e desenvolver relacionamentos com leads. Suas principais estratégias são o Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo.
Todas as estratégias e ações do marketing digital passam pela web como canal de divulgação da empresa: e-mail, redes sociais, site, blog, landing pages, anúncios pagos etc.
Como usar o marketing digital para vendas?
Para usar o marketing digital para vendas é preciso transmitir credibilidade e bom posicionamento nos sites de busca; descobrir o marketing de conteúdo; investir no e-mail marketing; ser ativo nas redes sociais; usar o remarketing; e investir em ferramentas eletrônicas de criação e controle de processos comerciais.
Confira, em detalhes, mais informações sobre cada dica de como usar o marketing digital para vender.
Transmita credibilidade e posicione-se bem nos motores de busca
Criação de conteúdo relevante e constante é essencial para engajar seus clientes já existentes e atrair novos consumidores, além de desenvolver uma percepção positiva de sua marca, o que, fatalmente, será convertido para melhorar os resultados de vendas.
O trabalho especializado com conteúdo rico é um dos mais importantes no marketing digital, mas deve, preferencialmente, ser executado por empresas especialistas em conteúdo.
Elas saberão diagnosticar com precisão o público-alvo do negócio e saber como atraí-lo por meio das estratégias digitais, como SEO e links patrocinados.
Descubra o marketing de conteúdo
Os consumidores estão cada vez mais conscientes do seu papel de protagonistas nos processos de tomada de decisão de compras.
Uma revolução possível com a internet e o motivo pelo qual as empresas vêm investindo cada vez mais na construção de uma presença de marketing digital para vendas.
Ainda que a importância desse trabalho de ganho de visibilidade por meio da produção e divulgação de conteúdos relevantes seja óbvia para as equipes de marketing, ela nem sempre é tão clara para a equipe de vendas.
Marketing e vendas precisam alinhar essa perspectiva.
Mostraremos como o marketing de conteúdo, braço direito do marketing digital para vendas, pode ajudar seus times de marketing e vendas a ter mais sucesso!
Maiores possibilidades de vendas
O marketing de conteúdo é uma verdadeira arma na hora de atrair e cativar clientes em potencial para uma empresa.
Isso porque estando abastecido de materiais de qualidade, o site e o blog tendem a ter um bom posicionamento frente aos mecanismos de busca como o Google, por exemplo.
Esse posicionamento possibilita a geração orgânica (totalmente grátis e espontânea) de novos leads, o que representa um aumento real nas possibilidades de vendas para seu time.
Menos tempo gasto com atendimento e redução do custo de aquisição de clientes (CAC)
Outro benefício que o marketing de conteúdo oferece à equipe de vendas é a possibilidade de redução do custo de aquisição de clientes graças a um atendimento mais prático e rápido.
Como isso é possível?
Lembre-se de que uma das principais funções do conteúdo é educar e conduzir clientes em potencial por todas as fases do funil de vendas (atração, conversão, nutrição de leads e compra).
Isso poupará a equipe comercial do trabalho de ter que provar o valor do produto e da empresa ao prospect.
Na prática, o cliente em potencial chega ao vendedor com suas principais dúvidas — sobre o produto, serviço ou a empresa — já sanadas.
E é justamente por isso que há uma redução no tempo gasto com o atendimento.
Uma coisa é certa: conteúdo de qualidade gera leads mais preparados para se tornarem clientes.
Isso significa redução no tempo gasto com atendimento e, claro, um aumento na produtividade gerado pelo marketing digital para vendas.
Time de vendedores mais capacitado
Assim como ocorre com seus leads, o conteúdo de qualidade ensina, evangeliza, educa e treina o time de vendas para falar a “língua da empresa”.
E para que isso aconteça as equipes de marketing e vendas devem caminhar juntas.
Especialmente na hora de fazer um levantamento das principais questões, dúvidas e interesses do público da empresa.
Vendas mais fáceis
Como dissemos lá em cima, o marketing de conteúdo tem o poder de atrair e também de ensinar aos leads todas as características, funções e vantagens dos produtos ou serviços oferecidos por sua empresa.
É por isso que sempre é considerado entre as estratégias de marketing digital para vendas.
Esse contato prévio representa uma redução nas possíveis objeções que um cliente pode ter, sejam elas relacionadas à empresa ou ao produto ou serviço.
Para a equipe de vendas, isso significa prospects mais preparados para a compra e vendas mais fáceis!
Redução de trabalho no pós-venda
E como o relacionamento com o cliente não termina quando a compra é concluída, o marketing de conteúdo beneficiará seu time de vendedores contribuindo também com a redução do trabalho no pós-venda.
A produção e divulgação de conteúdos relevantes para os contatos que já se tornaram clientes é uma ótima maneira de evitar possíveis problemas após a aquisição do produto ou serviço.
Invista no e-mail marketing
Um e-mail marketing bem-feito possui altas taxas de leitura, além de permitir que a empresa crie uma sintonia afetiva com seus clientes.
Os e-mails devem ser mensais, semanais ou quinzenais, a fim de não desgastar a imagem da empresa. Eles também devem ser leves, sem arquivos pesados e com conteúdo relevante.
Não se esqueça, ainda, de criar um canal opt-out (link para descadastramento) a fim de oferecer a opção da pessoa sair da lista a qualquer momento.
Seja ativo nas redes sociais
A pesquisa Global Overview Report mostrou que cerca de 4.76 bilhões de pessoas no mundo possuem conta em ao menos um canal de mídia social.
Sendo que, no Brasil, há 152.4 milhões de usuários ativos nas redes sociais, chegando a 70.6% da população.
Para se ter uma ideia do poder de alcance desses meios de comunicação, só o Facebook possui cerca de 120 milhões de contas abertas no Brasil.
Esses números sugerem a amplitude de alcance de um bom trabalho junto às redes sociais.
Crie diversas contas em múltiplos canais e gerencie-as com frequência. Estimule seus seguidores a viralizarem os conteúdos postados nas páginas de sua empresa.
Promoções e ações personalizadas são boas formas de conseguir esse nível de engajamento e aumentar suas vendas no médio prazo.
Use o remarketing
O remarketing mostra que uma venda não é perdida na primeira tentativa. Use esse recurso de marketing digital para vendas e reconquiste seus futuros e atuais clientes.
Entender o que é remarketing não é difícil.
Trata-se de comunicar, anunciar ou começar um novo contato com uma pessoa que demonstrou interesse em alguma de suas ofertas.
É como uma segunda chance para não perder um potencial cliente que ficou a um empurrãozinho de comprar.
Essa tática de marketing digital para vendas também pode ser usada para clientes que já converteram, principalmente para fazer upsells e cross-sells.
Onde ele pode ser utilizado?
O remarketing pode ser aplicado tanto no ambiente off-line quanto no online. No segundo, costuma ser mais usado especialmente pela facilidade das ferramentas que automatizam esse trabalho.
No “mundo físico”, uma tática de remarketing comum seria o telefonema de algum vendedor para um visitante que deixou seu contato no cadastro de clientes. É importante que esse potencial comprador tenha demonstrado anteriormente um interesse de compra.
Já no “mundo virtual”, as ações de remarketing são vistas em anúncios em sites, redes sociais, blogs e em e-mails marketing.
Para efetivar essa estratégia de marketing digital para vendas, as empresas usam plataformas especializadas na automação desse processo.
Por exemplo: Google Adwords e Bing Ads.
Assim, os consumidores que visitaram um site ou abandonaram um carrinho de compras em um e-commerce podem ser novamente impactados e convencidos a mudar de ideia.
Benefícios do Remarketing
Anúncios destinados às pessoas certas
O remarketing é uma das estratégias de marketing digital para vendas mais assertivas que existem.
As plataformas trabalham com códigos que, ao serem inseridos em páginas específicas de um site, podem registrar dados de acesso, como o tempo de permanência na página e o IP do usuário.
Essas informações são usadas para os anúncios serem direcionados de modo mais inteligente. Assim, você pode ofertar um produto que um visitante viu em seu site, enquanto ele acessa sua rede social, por exemplo.
Isso torna o remarketing a ferramenta capaz de levar a mensagem correta no melhor momento e para o público certo.
Recuperação de carrinhos abandonados
A desistência de compras no mercado virtual é um dos principais problemas enfrentados pelas empresas.
Um relatório da Ve Interactive revelou que, no primeiro trimestre de 2015, a média de carrinhos abandonados nos e-commerces brasileiros era de 83,73%.
As justificativas podem variar em função do valor do frete, da falta de descontos, das condições de pagamento, entre outros motivos.
Se você já sabe o que é o remarketing, tem ideia de que ele foi feito exatamente para não perder essas oportunidades de negócio.
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