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29 de outubro de 2024 - 17:02

Por-que-a-cultura-organizacional-e-fundamental-para-uma-abordagem-centrada-no-cliente-televendas-cobranca-1

Uma ótima maneira de se reter os clientes, é o de contar com uma equipe bem treinada e especializada para realizar o atendimento. Por isso, uma das suas preocupações como gestor, deve ser a de capacitar continuamente seus colaboradores.

Afinal, uma equipe que está sempre em desenvolvimento e antenada, consegue propor as melhores soluções para os problemas apresentados pelos clientes.

MAS COMO FAZER ISSO?

E é aí que a Cultura Organizacional entra, definida pelo Wikipédia como: “um conjunto de práticas, hábitos, comportamentos, valores éticos e morais, além de políticas internas e externas, compartilhados por todos os membros da organização.”

Ela constitui o modo de pensar e agir de uma organização e é isso que difere uma empresa da outra. Podemos notar isso no tratamento com o cliente e funcionários, nos métodos de negócio, nas autonomias e liberdades oferecidas, no modo de gerenciamento, ou seja, em cada parte da empresa.

Para muitos a cultura organizacional não tem tanta importância assim. Porém, é exatamente isso que fará com que seus clientes e funcionários optem por ficar na sua empresa, esse será o seu diferencial em meio a muitos concorrentes.

AGORA É COM VOCÊ

É de extrema importância que a cultura organizacional seja feita exatamente visando a forma como se deseja que a empresa seja vista. Pois, uma vez enraizada a cultura será muito difícil mudá-la.

Além disso, segundo o “Raio-X da Cultura Organizacional” 72% dos colaboradores afirmaram que não existem indicadores e uma forma clara de medir a evolução das ações de cultura em suas empresas.

Por isso, as metas estipuladas e os Feedbacks aplicados devem ser de forma clara, objetiva e profissional. Sempre visando a melhoria e não a crítica, aproximando o colaborador cada vez mais. Se os resultados foram positivos, bônus e premiações são fatores a serem considerados como diferencial.

A mesma pesquisa mostra que 69% dos entrevistados afirmaram que os indicadores que mostram a evolução cultural da empresa ainda não são amplamente comunicados para todos os níveis da organização, então dê a oportunidade do colaborador contribuir com assuntos relacionados à empresa, dando sugestões, tendo novas ideias, participando de reuniões e decisões.

Afinal, ele é a sua principal ferramenta e sabe dos problemas da empresa e do cliente. Ou seja, ele pode ser a chave para o seu sucesso.

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