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Conheça as 7 etapas do processo seletivo de vendedor!

por: Afonso Bazolli
em: Vendas
fonte: Agendor
09 de outubro de 2024 - 17:01

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Quais são as etapas de um processo seletivo?

Conheça as etapas do processo seletivo recrutamento e seleção mais importantes para contratar vendedores:

1. Definição do perfil de candidato

O perfil de candidato é uma descrição com todas as características que o profissional ideal para a vaga disponível deve apresentar a fim de preencher o cargo com êxito.

Esta definição serve como uma bússola para que os recrutadores saibam exatamente por quais profissionais de vendas procurar e quais são os requisitos que devem ser atendidos.

Nesta descrição, também deve contar a remuneração do cargo e os benefícios oferecidos. Isso ajudará a negociar valores respeitando os parâmetros da organização, quando necessário.

Nós detalhamos tudo sobre a construção de um perfil de candidato para vendas neste artigo: Perfil de candidato para vendas: 5 etapas para elaborar. Vale a pena conferir para não perder nenhuma dica!

Adicionalmente, preocupe-se em definir diferenciais desejáveis. Eles o ajudarão, na fase de triagem, a identificar os candidatos com maior potencial, logo nas primeiras etapas do processo seletivo para vendedor.

2. Divulgação da vaga

Em seguida, os recrutadores devem divulgar a vaga, utilizando diversos canais, como LinkedIn, site da empresa, agências de emprego, plataformas de recrutamento e seleção, bancos de talentos ou grupos no WhatsApp.

Nesta etapa, você deve focar nos canais que estão mais alinhados com o perfil que busca para aumentar as chances de atrair os melhores talentos e encontrar o vendedor perfeito para complementar seu time.

Esta é a principal forma de chamar a atenção dos candidatos, então, a divulgação deve conter uma descrição coerente com a realidade do cargo, mas que também seja muito criativa e atrativa.

Os melhores candidatos são disputados pelas empresas, portanto, é preciso caprichar no seu anúncio!

Aqui está uma lista com itens importantes que o seu anúncio da vaga deve ter:

descrição da empresa e de sua cultura organizacional;

requisitos da vaga;

responsabilidades do cargo;

benefícios.

3. Triagem de currículos

Esta é uma das mais importantes etapas do processo seletivo para vendedor, especialmente quando a equipe de RH lida com um grande volume de currículos.

Na triagem de currículos, é preciso selecionar os candidatos que cumpram com a maioria dos requisitos solicitados no cargo.

Neste momento, deve-se ter muita atenção, olhar analítico e respeitar o que foi previamente definido na primeira etapa do processo seletivo de recrutamento e seleção, a definição do perfil de candidato ideal.

Os recrutadores devem identificar os perfis que estão mais alinhados com as habilidades e competências exigidas para o cargo e que apresentem um perfil que seja nivelado com a cultura organizacional.

Em um primeiro momento, estabeleça os requisitos essenciais para fazer a triagem. Se você busca um vendedor eficiente, deve esperar que ele tenha conhecimento sobre o conceito de CRM e de funil de vendas, por exemplo.

Sem essas competências, será muito difícil contratar um vendedor capaz de trazer os melhores resultados para a sua empresa, concorda? Este é o tipo de informação que você deve mapear na triagem.

Ademais, lembre-se de seguir os outros requisitos que estão no perfil que você criou anteriormente.

Siga esses requisitos à risca, afinal, avançar no processo seletivo com candidatos que não apresentam as aptidões que você definiu é uma perda de tempo e de esforço para a sua equipe.

4. Primeiro contato com os candidatos

Depois de fazer a triagem, é preciso realizar um primeiro contato com os candidatos que avançaram no processo.

Neste primeiro momento, o recrutador deve se preocupar em validar as informações essenciais que estão no currículo dos profissionais, falar mais sobre a empresa e o cargo em questão, e checar se o candidato tem o interesse de seguir com o processo seletivo.

Geralmente, as questões salariais surgem neste momento. Se o candidato estiver alinhado com suas expectativas, questione-o sobre sua pretensão salarial.

Isso evitará que esta seja uma barreira nas mais avançadas etapas do processo seletivo para vendedor, e impede que todos os esforços da equipe sejam feitos em vão devido a uma informação que deveria ser mapeada previamente.

Claro, isso não descarta futuras negociações salariais, mas inibe casos onde há uma severa incompatibilidade, tornando as negociações inviáveis.

Com todas as informações alinhadas e validadas por ambas as partes, é hora de seguir para a próxima etapa, a entrevista individual.

5. Entrevista individual

A entrevista individual é a ocasião perfeita para conhecer mais profundamente os vendedores e mapear aspectos da sua personalidade que são vitais para vendas, como:

resiliência;

criatividade;

escuta ativa.

Também é preciso saber mais sobre a compatibilidade do vendedor com a cultura organizacional, por isso, não deixe de expor e enfatizar os valores da empresa.

Aproveite e salve este infográfico para te ajudar a conduzir a sua entrevista!

E. para que a entrevista seja um sucesso, siga as seguintes dicas:

estude profundamente o currículo do candidato;

prepare as questões anteriormente, mas não engesse a entrevista;

deixe o candidato à vontade, e não se prenda a um tom formal demais.

Por fim, tenha um objetivo claro com a entrevista. Reflita sobre o que você espera mapear do seu candidato. É isso que irá definir se ele deverá avançar nas próximas etapas ou não.

6. Entrevista com os líderes de vendas

Este é o momento em que os candidatos conversam diretamente com a liderança de vendas.

Nesta etapa, os gestores e líderes fazem perguntas mais profundas sobre os candidatos, podendo até fazer testes para validar as competências dos candidatos com mais eficiência.

Não há como montar um processo seletivo sem a etapa de avaliação técnica, concorda?

Então, no caso de um processo seletivo para vendedor, uma tática interessante é aplicar role plays de vendas.

Os role plays são simulações de interações entre vendedores e clientes que acontecem em diversos cenários e etapas do processo comercial.

Essa simulação ajuda a confirmar se o candidato realmente apresenta a capacidade necessária para o cargo.

Há também a possibilidade de realizar dinâmicas para vendedores em grupo, nos casos em que existe um volume maior de candidatos participando do processo seletivo..

De todo modo, considere aplicar feedbacks em tempo real para os candidatos e dar a eles a oportunidade de ajustar seus pontos de melhoria.

Isso permitirá que a liderança identifique o coachability, isto é, a facilidade com que os candidatos absorvem feedbacks e os utilizam para melhorar a performance.

7. Negociação salarial

Se você seguir as etapas do processo seletivo de vendedores que indicamos aqui, a fase de negociação salarial não será nenhum problema.

Isso porque você já discutiu essa questão com os candidatos previamente e, agora, está lidando com os profissionais que possuem a pretensão salarial mais próxima do que é proposto pela empresa.

Nessa perspectiva, a negociação deve ser tranquila, fazendo-se necessária apenas para alinhar os valores, benefícios e “bater martelo” no candidato certo.

E aí, entendeu quais são as etapas do processo seletivo de vendedor?

Esperamos que, com as nossas dicas, você consiga recrutar os talentos de vendas mais valiosos para a sua organização e juntos, alavanquem seus resultados!

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