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18 de setembro de 2024 - 17:02

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Entenda o poder do upselling e por que você deve fazê-lo em todas as vendas para fechar mais negócios e aumentar seus ganhos!

Quando se trata de vendas, o upselling costuma ser visto como a chave para o sucesso. Afinal, se você conseguir convencer seus clientes a comprar mais ou atualizar para um produto com preço mais alto, sua comissão com certeza será maior no final do dia.

Mas o que exatamente é upselling? E como você pode fazer isso sem parecer insistente ou desesperado?

Neste artigo, veremos o poder do upselling e por que você deve fazê-lo em todas as vendas. Também exploramos algumas técnicas eficazes de upselling que ajudarão você a fechar mais negócios e aumentar seus ganhos.

O que é Upselling

Upselling é uma técnica de venda em que o vendedor incentiva o cliente a comprar um produto mais caro, uma versão atualizada ou itens adicionais para aumentar o total de vendas.

O objetivo do upselling é fazer com que o cliente gaste mais dinheiro com a empresa do que originalmente planejado. Por exemplo, se um cliente está comprando um computador, um vendedor pode tentar convencê-lo a comprar um modelo mais caro ou adicionar extras como proteção de garantia ou acessórios.

Os benefícios do Upselling

Existem vários benefícios do upselling para empresas e clientes:

Para as empresas, o upselling pode:

Aumentar a receita e os lucros: Ao vender produtos e serviços com preços mais altos, as empresas podem ganhar mais dinheiro por transação. Isso pode ser especialmente benéfico para empresas com margens pequenas;

Estimular o crescimento: Upselling pode ajudar as empresas a expandir suas ofertas de produtos e aumentar sua base de clientes;

Aumentar o moral dos funcionários: Quando os funcionários vendem clientes com sucesso, isso pode levar a uma maior satisfação e motivação no trabalho;

Para os clientes, o upselling pode:

Valor da oferta: Se feito corretamente, o upselling pode fornecer aos clientes um valor adicional que eles podem não ter conhecimento. Por exemplo, atualizar para um produto premium pode oferecer recursos que valem o custo extra;

Economia de tempo: Os clientes podem gostar de receber uma atualização ou complemento que atenda às suas necessidades, em vez de ter que passar pelo processo de compra por conta própria;

Criar fidelidade: Se os clientes tiverem experiências positivas com upsells, isso pode criar lealdade e incentivá-los a continuar negócios no futuro.

Upselling pode ser benéfico para empresas e clientes quando feito corretamente. Ao considerar se deve fazer upsell para um cliente, é importante pesar os potenciais benefícios em relação aos riscos.

A psicologia do upselling

Existem vários fatores psicológicos que se entrelaçam no jogo durante o upsell, os chamados gatilhos mentais:

O princípio da escassez: Esta é a ideia de que as pessoas valorizam mais os itens que são reduzidos ou com oferta limitada. Quando algo é reduzido, cria um senso de urgência e encoraja as pessoas a agir antes que seja tarde demais.

Por exemplo, se um cliente está interessado em comprar um carro, mas está em dúvida sobre qual modelo escolher, o vendedor pode dizer a ele que restam poucos no estoque. Isso provavelmente levaria o cliente a tomar uma decisão mais rapidamente por medo de perder.

O princípio da autoridade: Este princípio afirma que as pessoas são mais propensas a seguir o conselho de alguém que percebem como uma figura de autoridade.

Os vendedores podem usar esse princípio a seu favor, posicionando-se como especialistas em produtos ou serviços que estão vendendo. Eles podem fazer isso compartilhando conhecimento relevante do setor ou experiências pessoais com os clientes.

Por exemplo, se um cliente está tentando decidir entre dois tipos diferentes de TV, o vendedor pode compartilhar sua opinião sobre qual é o melhor com base em sua experiência com produtos semelhantes.

Ao entender esses gatilhos, os vendedores podem ser mais eficazes em seus esforços de upselling!

Como fazer upsell com sucesso!

Quando se trata de upselling, trata-se de entender as necessidades e desejos do cliente. Como humanos, estamos constantemente buscando maneiras de melhorar nossas vidas e tornar as coisas mais fáceis. É aqui que entra o upselling. Ao oferecer um produto ou serviço que resolve um problema ou facilita a vida do cliente, você tem mais chances de fechar a venda.

Também é importante entender que as pessoas geralmente não gostam de ser vendidas. Ninguém gosta de sentir que está sendo empurrado para algo que não deseja. É por isso que é tão importante ser sutil ao fazer upsell. Se você for muito forte, vai afastar o cliente e perder a venda. Em vez disso, concentre-se em criar relacionamento e confiança com o cliente. Uma vez que eles confiam em você, eles ficam mais tolerantes a ouvir suas recomendações.

Principais táticas de upselling

Existem algumas táticas diferentes que você pode usar ao fazer upsell:

1) A tática do “Pacote”: Que tal um pacote de produtos ou serviços a um preço com desconto? É isso que você falará para o seu cliente! Por exemplo, se alguém está comprando um telefone novo, você pode oferecer a ele um pacote que inclui uma capa e um protetor de tela por um preço com desconto.

2) A tática “Atualizar”: É aqui que você oferece uma versão atualizada do produto ou serviço no qual o cliente está interessado. Por exemplo, se alguém está comprando um novo telefone, você pode oferecer uma versão atualizada com mais espaço de armazenamento ou uma câmera melhor.

3) A tática “Add-on”: Nesse caso você oferece um produto ou serviço adicional que complementaria aquele em que o cliente está interessado. Por exemplo, se alguém está comprando um novo computador, você pode oferecer a ele um pacote de software adicional, isso os ajudará a tirar o máximo proveito de sua compra.

4) A tática de “Avaliação Gratuita”: É aqui que você oferece uma avaliação gratuita de um produto ou serviço com preço mais alto. Por exemplo, se alguém estiver interessado em se inscrever em seu curso on-line, você pode oferecer a ele um período de teste gratuito para que ele veja o valor do curso antes de tomar a decisão final.

5) A tática de “Desconto”: Oferte um desconto em um produto ou serviço com preço mais alto. Por exemplo, se alguém estiver interessado em se inscrever em seu curso online, mas não tiver certeza se pode pagar, você pode oferecer a ele um código de desconto que reduziria o preço em 10%.

Essas são apenas algumas das táticas de upselling mais comuns usadas pelas empresas atualmente. Existem muitos outros por aí também! O importante é encontrar o que funciona melhor para o seu negócio e para os seus clientes.

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