Ferramentas de IA podem ser boas aliadas para profissionais que precisam enfrentar os desafios do mercado e fugir da sobrecarga de trabalho; veja seis ações para colocar em prática
Sensação de cansaço, impaciência e dificuldade em se concentrar podem ser sintomas de burnout – a síndrome do esgotamento profissional. Essa é uma realidade comum para muitos profissionais, que precisam enfrentar jornadas longas e exaustivas, demandas crescentes por resultados rápidos e metas cada vez mais desafiadoras.
É um cenário tão preocupante que a Organização Mundial da Saúde (OMS) passou a classificar a condição como doença ocupacional em 2022. Esse reconhecimento serviu como um sinal de alerta para as corporações, que passaram a adotar iniciativas internas com foco no cuidado com a saúde mental de seus colaboradores.
No entanto, com ferramentas de inteligência artificial, é possível mitigar alguns dos fatores que contribuem para esse problema. Abaixo, listamos seis maneiras pelas quais a IA pode ajudar na prevenção e gestão do burnout.
Confira a seguir.
Veja 6 ações para reduzir esforços com ferramentas de IA
1. Automatize tarefas repetitivas
A automação de tarefas repetitivas com inteligência artificial é uma prática que tem ganhado destaque graças à sua capacidade de aumentar a eficiência, reduzir erros e liberar tempo livre para atividades mais estratégicas.
Um bom exemplo é a automação de e-mails, que permite criar respostas automáticas, fazer triagem de mensagens e classificá-las com base em seu conteúdo. Isso traz economia de tempo e garante respostas mais rápidas. A produção de apresentações, relatórios e planilhas são outros exemplos de processos que podem ser automatizados com ajuda da IA.
2. Faça uma gestão eficiente do tempo
Ferramentas de IA podem ajudar na gestão eficiente do tempo, em especial para otimizar agendas e cronogramas. É possível também monitorar padrões de trabalho e prever cargas de trabalho excessivas. Isso contribui para uma melhor distribuição das tarefas e permite às organizações tomar medidas preventivas.
3. Utilize o reconhecimento de voz a seu favor
O reconhecimento de voz é uma tecnologia que, com o apoio da IA, transforma a fala humana em texto. E isso traz uma variedade de benefícios, especialmente quando aplicada à transcrição automática de reuniões e anotações. Ao utilizar o reconhecimento de voz, o tempo que seria gasto na digitação manual é reduzido e isso permite que os profissionais foquem em atividades mais estratégicas, aumentando a produtividade.
4. Ferramentas de tradução também são bem-vindas
Use ferramentas de tradução automática baseadas em IA para facilitar a comunicação em equipes multilíngues e reduzir o tempo gasto na interpretação de documentos. Além disso, essa funcionalidade pode diminuir o estresse relacionado a barreiras linguísticas, especialmente para aqueles que precisam se comunicar em idiomas não nativos. Isso pode contribuir para um ambiente de trabalho menos tenso.
5. Aposte nas assistentes virtuais para gerenciamento de tarefas
Assistentes virtuais, como o Google Assistant ou a Siri, podem ajudar os colaboradores a organizar suas tarefas e agendas, aliviando a carga mental associada ao gerenciamento de responsabilidades diárias. É possível também criar listas de tarefas, realizar reservas e agendamentos e receber informações rápidas sobre o clima, notícias e horários de voos.
6. Utilize aplicativos de monitoramento do sono
Dificuldade para dormir aparece como um dos sintomas mais frequentes de quem sofre com burnout. Aplicativos que utilizam IA para analisar padrões de sono podem ajudar quem enfrenta situações como essa. Com base nos dados coletados, a IA pode oferecer recomendações para melhorar a higiene do sono e identificar possíveis distúrbios do sono.
CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.