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Relacionamento empático com o cliente pelo WhatsApp

por: Afonso Bazolli
fonte: Jornal Empresas e Negócios
20 de agosto de 2024 - 17:03

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Ter empatia com os clientes é fundamental para criar um relacionamento e fidelizá-los com novas compras de produtos ou serviços. Essa prática pode ser chamada também de Rapport, nome dado ao conceito de criar conexão e comunicação empática, que consegue entender o que aconteceu com o cliente e se coloca no lugar dele, fazendo o máximo para que seja resolvida a questão.

Mais de 30% dos consumidores disseram que ter um agente de suporte amigável é um dos requisitos para considerarem a experiência de atendimento boa, segundo o relatório Zendesk de Tendências da Experiência do Cliente. Algumas técnicas que podem ser aplicadas são: receptividade, entendendo e ouvindo o que a outra parte está dizendo e demonstrar um interesse em criar e estreitar laços e, não apenas, vender algo.

O WhatsApp é uma excelente ferramenta para realizar esse suporte. O aplicativo, que é usado por 99% da população diariamente, fornece a opção de respostas automáticas para as empresas e de realizar lista de transmissão, podendo ser divulgada promoções e mensagens em datas comemorativas, por exemplo.

Uma forma de garantir que seja criado um relacionamento, que pode levar a fidelidade do cliente, é realizando uma comunicação afetiva, como: mandar mensagem em aniversários, dia da mulher, dia das mães e dos pais, etc. Ser comunicativo, mantendo uma atualização do pedido e buscar uma relação de confiança, tendo uma linguagem adequada e de fácil entendimento.

Ao utilizar uma extensão do WhatsApp Web, como a Blueticks, suas funções são ampliadas, tornando mais fácil aplicar esse relacionamento. Com ela é possível criar uma campanha de marketing, disparando mensagens individuais para muitos destinatários, podendo ter promoções ou comunicação para datas especificas.

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