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04 de agosto de 2024 - 12:03

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Veja como vendedores podem usar copy para vendas ao entrar em contato com potenciais clientes por meio de mensagens de WhatsApp, email e outros formatos

O que é copy para vendas?

O copywriting é um conjunto de estratégias aplicadas à escrita, que servem para fazer com que os consumidores realizem diversas ações, seja baixar um material ou fechar um negócio.

O copy para vendas, portanto, consiste na aplicação dessas técnicas de copywriting ao processo de vendas, com o objetivo de convencer potenciais clientes a realizarem ações que levem à compra do produto ou serviço.

Os vendedores podem aplicar o copy para vendas em diversas ações do dia a dia, como na hora de montar uma apresentação comercial, ao enviar uma proposta por email ou ao escrever uma mensagem de follow-up no WhatsApp, só para citar alguns exemplos.

Como fazer um bom copy para vendas?

Certo, agora você já conhece o conceito. Mas como fazer para colocar em prática? Não existe fórmula mágica. Para dominar o copywriting e, por consequência, o copy para vendas, o segredo é praticar e fazer testes para entender o que funciona melhor.

Trazemos, a seguir, algumas dicas que você pode utilizar:

Conheça bem seus potenciais clientes

Parece básico, mas precisamos começar pelo essencial. Para personalizar seus copies e atingir em cheio seus potenciais clientes é necessário saber quem eles são.

Isso passa, por exemplo, por conhecer bem suas dores e objeções, o que é possível descobrir ao consultar ferramentas como CRM e plataforma de automação de marketing, que, se bem utilizadas pela empresa, devem trazer dados como histórico de consumo de conteúdos e de interações com a empresa.

Tenha em mente os objetivos, desafios e a maneira como pode ajudar o prospect. Tente mostrar como as características do seu produto ou serviço podem auxiliar a alcançar as metas e a superar as dificuldades. Abaixo, veja a tela de histórico das interações com o cliente do RD Station CRM.

Conte uma história

Uma maneira de se diferenciar dos concorrentes é investindo em um bom storytelling.

Conte uma história que ajude os leitores a se conectarem com seus produtos e serviços. Compartilhe aprendizados e detalhes que mostrem que os vendedores se importam com os prospects além dos números. Isso é válido mesmo para os negócios B2B.

Depoimentos e cases de sucesso são bastante úteis aqui, ainda mais se vierem de empresas do mesmo segmento do potencial cliente. Escreva uma introdução que se conecte com as dores do seu prospect ao enviar os materiais.

Use a linguagem dos seus potenciais clientes

Em vez de enviar um texto genérico, com uma linguagem distante, você pode adaptá-la ao seu público. A ideia não é forçar a barra, mas fazer pequenas adequações que aproximem o vendedor dos potenciais clientes.

Foque nas dores enfrentadas pelos prospects

Leve em consideração, também, as dores que os clientes enfrentam. Falamos sempre no blog sobre a importância de ter uma abordagem consultiva durante a venda, mostrando real interesse em ajudar. Isso deve transparecer também nos seus copies para vendas.

Tenha atenção à estrutura do copy para vendas

Uma boa prática de copywriting é tornar o conteúdo fácil de ser lido e compreendido. Além de uma escrita clara e objetiva, você pode:

Usar frases curtas

Destacar trechos importantes usando negrito

Utilizar bullet points para fazer listas, em vez de grandes blocos de texto

Ao final das suas mensagens, inclua um Call-to-Action (ou chamada para ação) atrativo e fácil de compreender

Faça testes

Que tal escrever mais de uma versão para uma mesma mensagem e fazer testes A/B com grupos pequenos de clientes para ver qual delas trouxe mais resultados? Isso deve trazer uma ideia da efetividade de cada copy.

Crie templates

Com base em todas essas dicas, você pode criar templates de email, mensagens e outros formatos para ganhar produtividade na hora de entrar em contato com os potenciais clientes.

Isso não quer dizer que você deve enviar a mesma mensagem para todos. É interessante customizar a comunicação com cada prospect. Mas ter os templates salvos pode servir de base para facilitar o seu trabalho.

Em ferramentas como o RD Station CRM, as equipes de vendas conseguem, ainda, salvar os templates, editá-los e enviá-los facilmente.

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