Em uma operação de call center podem existir duas formas para estabelecer contato com o cliente: o número receptivo e o ativo.
Neste artigo, explicamos um pouco mais sobre o contato receptivo e pontuamos alguns aspectos em que ele pode ser útil em sua operação:
Número receptivo x número ativo: qual a diferença entre eles?
Basicamente, a diferença entre eles é que, no número ativo, quem entra em contato com o cliente são os operadores do call center. Já no receptivo, quem entra em contato com a empresa são os próprios clientes, de forma totalmente voluntária.
Outra grande diferença entre o telemarketing receptivo e ativo está na disponibilidade do cliente. Afinal, quando o cliente liga, é porque está disponível para conversar com a empresa naquele momento.
Além disso, este tipo de atendimento apresenta mais oportunidades de conversão e venda, já que, ao entrar em contato, o cliente possivelmente já está interessado na solução que seu negócio oferece.
Uma dica valiosa, aqui, é oferecer treinamentos adequados para que o operador possa prestar um atendimento de qualidade. Assim, ele poderá entender as necessidades do cliente e ajudá-lo da melhor forma possível, aproveitando o seu interesse e disponibilidade naquele momento para realizar mais vendas.
Em que casos o número receptivo pode ser utilizado?
O cliente pode ligar para o receptivo da empresa por muitos motivos. Um bom exemplo é quando uma pessoa liga para uma operadora de telefonia para mudar seu plano de celular. Essa ligação é feita por meio de um número receptivo, que é atendido pelos agentes da operadora a fim de atender às solicitações do cliente.
Basicamente, os números receptivos podem ser utilizados para:
Prestar serviço de atendimento ao cliente: Seja para resolver dúvidas, dar suporte técnico ou receber feedbacks;
Vendas: É muito possível que uma venda seja realizada através de um contato iniciado pelo cliente. Isso acontece porque, como já falamos acima, o cliente demonstra já estar interessado em sua solução para entrar em contato com seu negócio. Além do mais, mesmo em casos de dúvidas ou feedbacks, o agente pode utilizar os gatilhos mentais corretos e oferecer algo que solucionará o problema do cliente que chegou até ele.
Vantagens de um número receptivo
Ter um número receptivo em sua operação apresenta diversas vantagens. Dentre elas, podemos destacar:
1. Praticidade e profissionalismo
Quanto mais sua empresa cresce, mais difícil se torna atender a todos os clientes, certo?! Aí está a importância de ter um número receptivo automatizado na sua operação. Isso facilitará – e muito – o contato dos seus clientes com a sua empresa e tornará a resolução dos problemas mais leve.
Além disso, ter um telefone receptivo em sua operação trará uma imagem mais profissional ao seu negócio perante os clientes.
2. Resolução de diferentes demandas
Com um número receptivo, você possibilita ao cliente a resolução de diversas demandas, sejam solicitações, reclamações, cancelamentos ou, até mesmo, a realização de novas vendas. Tudo isso resolvido de forma simples e rápida através de um call center que recebe ligações.
3. Atendimento a todos os clientes
Com uma boa solução receptiva, é menor a possibilidade de que algum cliente fique sem atendimento. Inclusive, existem alguns receptivos, como o da 3C Plus, que permitem ao gestor criar uma fila de espera para as solicitações, organizando-as por ordem de prioridade.
Além disso, se o receptivo possuir uma URA vinculada a ele, o gestor pode pré categorizar os clientes automaticamente, os direcionando ao atendente mais preparado para os ajudar.
4. Custos variáveis e opções flexíveis
O custo de um número receptivo pode variar dependendo do tipo de serviço. Ele pode ser um 0800 ou 400X, por exemplo, e ter preços diferentes em cada um deles.
Além disso, há também o receptivo local, onde a empresa paga apenas uma taxa mensal de manutenção e o cliente paga pela ligação realizada.
Ter um número receptivo pode trazer diversas vantagens à sua operação. Porém, é importante lembrar que é necessário que ele esteja interligado a um bom sistema de gestão para que tudo funcione de maneira fluida a longo prazo.
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