Jul
25

Como melhorar a experiência do seu Cliente?

por: Afonso Bazolli
em: Crédito
fonte: Hi Platform
24 de julho de 2024 - 17:04

Como-melhorar-a-experiencia-do-seu-cliente-televendas-cobranca-3

Um dos grandes desafios das empresas é lidar com a alta demanda dos consumidores, sem a necessidade de contratar mais pessoas e manter a qualidade no relacionamento com o cliente.

Escalar a experiência do cliente não é uma tarefa simples, porém, quando se tem a tecnologia como apoio, tudo fica mais fácil e eficiente. Investir em relacionamento digital é investir em customer experience, e não estamos pensando apenas em facilitar a vida das pessoas.

A verdade é que soluções que funcionam a serviço da experiência do consumidor ajudam o público justamente porque, antes, ajudam as empresas a otimizarem seus processos e operações.

Veja algumas soluções que te ajudarão a escalar a experiência do seu cliente:

Chatbot

Hoje, mais de 60% das dúvidas que caem no atendimento são dúvidas frequentes e que podem ser automatizáveis. Exemplo: rastreio de pedido, dúvidas de pagamento, frete, troca, cancelamento, prazo de entrega, dentre outras. Não há necessidade de colocar um ser humano para resolver questões simples assim.

A maior vantagem de ter um chatbot é “desafogar” a operação e utilizar os seus recursos de forma mais produtiva e inteligente, ao resolver assuntos mais complexos e que realmente precisam de pessoas.

Nos dias atuais, quando falamos de um perfil de consumidor mais exigente, mais conectado e que aprecia o autoatendimento, não faz sentido induzi-lo a conversar com a central de atendimento para gerar a segunda via de boleto, consultar extrato bancário, rastrear status de um pedido de compra online, realizar agendamentos ou saber onde fica a loja física mais próxima.

Imagina a sua empresa poder prestar um atendimento 24×7, reduzir mais de 60% dos chamados que impactam sua central de atendimento, dobrar a produtividade da sua operação e proporcionar uma experiência de atendimento muito mais satisfatória para o cliente. Essas são as vantagens de se ter um bot bem ajustado em sua operação multicanal.

Chat Online

Todos sabem que nenhum cliente gosta de esperar para ser atendido. O chat online é uma forma de relacionamento ágil e rápida, visto que o cliente pode sanar sua dúvida na página em que ele está comprando ou acessando.

Trata-se também de um formato que reduz as chances de o cliente abandonar a loja online, pois a facilidade para acessar a empresa diminui as incertezas na hora da compra.

Além disso, o chat online permite que o consumidor resolva suas dúvidas sem a necessidade de buscar informações em outras fontes ou navegar por longas páginas de F.A.Q.

O canal ainda proporciona ao cliente um atendimento mais personalizado. Interações como envio de documentos, boletos e links melhoram a experiência do consumidor e aumentam as chances de fidelização.

As ferramentas de chat online permitem que os profissionais que lidam com o consumidor interajam com mais de um cliente ao mesmo tempo, o que diminui filas e tempo de espera. Vale ressaltar que deve haver um limite para o número de atendimentos simultâneos para não impactar negativamente na experiência do cliente.

WhatsApp

Atualmente milhões de brasileiros utilizam o WhatsApp para se comunicarem com pessoas e empresas. Os clientes estão cada vez mais hiperconectados e esperam um atendimento digital personalizado.

E o WhatsApp permite que o cliente fale com a empresa onde ele estiver e no tempo que ele quiser, o que está muito relacionado à experiência do cliente, afinal é estar onde o cliente está.

Para utilizar o WhatsApp no atendimento em grande escala, é importante contar com uma plataforma de relacionamento com o consumidor. Ao integrar o seu número do WhatsApp a uma plataforma de experiência digital, é possível atender inúmeros clientes simultaneamente utilizando chatbots, atendentes humanos ou atendimento híbrido (chatbot+ humano).

Talvez você não saiba, mas também é possível realizar o disparo de mensagens ativas para seu consumidor. Um exemplo é o envio do status do pedido. Isso eleva a experiência do pós-venda e antecipa alguma contato que ele poderia fazer com sua empresa.

Chatbot integrado ao WhatsApp

Automatizar o atendimento realizado pelo WhatsApp é muito importante para escalar a experiência do seu cliente e vamos dar alguns bons motivos:

Comodidade: o cliente poderá conversar com a empresa no aplicativo que ele está habituado.

Redução dos custos: a empresa poderá cuidar da experiência do cliente com um número menor de pessoas e sem o custo do telefone.

Personalização: é possível realizar a personalização da linguagem do robô.

Otimização de informações: com o chatbot, o cliente não precisará repetir as informações, caso o atendimento seja direcionado para um humano. Além disso, ele pode coletar as informações para serem utilizadas posteriormente, aumentando a satisfação do consumidor.

Redução de tempo: os chatbots garantem agilidade, reduzindo o tempo de resposta e as filas de espera.

Integração de Canais e Omnichannel

Existem algumas diferenças entre o atendimento multicanal e o omnichannel. O multicanal permite interagir com os seus consumidores em vários pontos de contato, porém de forma isolada, independentes, sem estarem necessariamente interligados.

Já em uma estratégia omnichannel, essas informações apresentam-se integradas com todos os pontos de interação do consumidor com sua marca. É sobre oferecer uma estratégia mais unificada para o cliente por meio dessa integração entre os canais.

Uma solução preparada tem que oferecer o melhor dos dois mundos: multicanalidade e experiência omnichannel. O consumidor pode comprar no site, conversar com o agente no chat ou WhatsApp, interagir nas redes sociais e avaliar o produto. Todas essas informações estarão disponíveis ao alcance de um clique para que o agente ofereça um atendimento customizado.

Para implantar o atendimento omnichannel na sua empresa, o primeiro passo é entender quais são os canais de comunicação usados pelo seu público e como eles podem ser integrados. A ideia é que os clientes possam transitar entre diferentes pontos de contato sem que se perca a qualidade de atendimento e o acesso às informações.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: