O que é dropshipping e como funciona?
Dropshipping é uma nova maneira de vender on-line, cujo termo une drop (largar) e shipping (envio ou remessa), em inglês. Na prática, essa é uma estratégia na qual o e-commerce não tem o próprio estoque de produtos. Em vez disso, intermedeia a relação entre o cliente final e o fornecedor.
Para ficar mais claro, a loja virtual que trabalha com dropshipping monta um canal de vendas e investe em ações de marketing visando atrair consumidores. Quando o cliente se interessa por um produto, ele faz o pedido e realiza o pagamento.
A partir desse ponto, o empreendedor envia os detalhes da venda para o fornecedor, que encaminha o item para o endereço indicado pelo cliente. Compreendeu?
Por sinal, vale destacar que esse é um modelo que está em crescimento. Pesquisas divulgadas pela AOV Up mostraram que 27% dos vendedores on-line trabalham com essa modalidade e que o mercado de dropshipping deve movimentar 500 bilhões de dólares até 2027.
Além do mais, a mesma publicação anunciou que e-commerces que trabalham sem estoque tem uma rentabilidade 50% maior do que sua contraparte. Isso porque não há custos com manutenção do espaço físico para armazenar as mercadorias.
Compreendeu o que é e como funciona o dropshipping? Daqui em diante, vamos falar mais sobre o papel do funil de vendas nesta prática. Confira!
Como funciona o funil de vendas para dropshipping?
O funil de vendas é uma estratégia poderosa para qualquer estratégia comercial. Ele é formado por três etapas:
topo: nível inicial, quando os clientes descobrem sua solução e criam interesse em adquiri-la;
meio: entendimento de que há um desejo ou uma necessidade e que o produto da sua loja pode ajudá-los a resolver;
fundo: último nível do funil, em que acontece a decisão de compra do produto.
Quais as vantagens do dropshipping para as empresas?
Compreendeu o que é dropshipping, mas ainda não sabe se vale a pena investir nessa estratégia? Pois saiba que essa modalidade de vendas possui diversas vantagens, como:
menor custo inicial, uma vez que você não precisa arcar com montagem e manutenção do estoque físico;
menor risco de perdas, pois você não compra o produto antes, logo, evita prejuízos caso não feche uma venda;
mais acessibilidade, já que é possível enviar para o mundo inteiro e você não se preocupa com a logística desse processo;
flexibilidade, por não “prender” a loja a uma cidade ou região — novamente, sem estoque físico;
maior variedade de produtos, por poder trabalhar com mais de um fornecedor ao mesmo tempo.
E aí, foi convencido de que vale a pena investir nessa estratégia? Continue lendo para conferir um passo a passo prático de como fazer dropshipping!
Como fazer dropshipping? Passo a passo simples
Você chegou até aqui sabendo o que é dropshipping, como essa estratégia funciona e quais as vantagens de aderir a ela. Agora, chegou o momento de “colocar a mão na massa” e aprender como fazer uma para chamar de sua.
1. Defina um nicho
O primeiro passo para fazer dropshipping é encontrar um nicho de mercado para atuar, considerando a segmentação de público para o qual você deseja vender.
Esse processo é crucial para identificar os melhores produtos, definir preços e até encontrar os melhores fornecedores para entregar os itens. A boa notícia é que existem diversas opções, como maquiagem, eletrônicos, alimentos naturais etc.
Enfim, busque uma área com que você tenha familiaridade, pesquise se ela traz oportunidades de negócios e seja criativo.
2. Encontre os fornecedores
Após definir um nicho, é o momento de encontrar bons fornecedores. Nesta etapa, busque empresas confiáveis para garantir que os produtos sejam entregues nas mãos dos clientes.
3. Crie uma loja virtual
A loja virtual é a vitrine do seu negócio. Aqui, você exibe seus produtos, informa os preços e condições de pagamento e dá início às interações com os clientes.
Pensando nisso, certifique-se de contratar um provedor confiável e com todas as funcionalidades que seu canal de vendas precisa para crescer, como pagamento on-line.
4. Prospecte clientes
Você tem os fornecedores e a loja. Agora, é a hora de trabalhar para prospectar os clientes, investindo em estratégias de marketing de conteúdo e na criação do funil de vendas.
No mais, lembre-se que é necessário monitorar todos os estágios das vendas para não apenas coletar informações relevantes sobre os consumidores, como também acompanhar o desempenho das ações de marketing.
Uma dica de ouro é investir em um bom CRM de vendas, como o Agendor. Com ele, você acompanha toda a jornada do cliente, gerencia seu funil e, ainda, integra o software com os sistemas de automação de marketing.
E, se você acha que tudo isso custa caro, é aí que se engana. O Agendor é acessível e oferece planos gratuitos para testar e conferir que realmente vale a pena. Faça sua inscrição e aproveite!
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