Com uma forma ímpar de se comunicar e comprar, a geração Z, também conhecida como “gen Z”, está dando trabalho para marcas que ainda não mudaram seu mindset ao se relacionar com esse público. Através de sua influência no meio digital, essa geração já está mudando rumos com sua força e cooperatividade para levantar importantes pontos de debate na sociedade.
Um estudo realizado pela Edelman mostra como a geração tem influenciado o posicionamento das marcas. Dados do estudo mostram que mudanças climáticas, pobreza, racismo, qualidade da informação e desigualdade de gênero são pautas que 72% das pessoas entre 14 e 26 anos julgam importantes ser de interesse das marcas, sendo primordial esse apoio de forma exposta para que haja uma identificação e preferência na hora da compra.
Outro ponto importante sobre a geração Z é o seu comportamento de compra, uma vez que, diferentemente dos millenials, segundo pesquisa da Verint, a gen Z prefere realizar compras online. Mas isso não é, necessariamente, uma má notícia para as lojas físicas. O desafio é impulsionar a omnicanalidade no varejo físico, criando experiências mais digitais e personalizadas para se aproximar das demandas dessa geração.
Redes sociais devem compor estratégia
As redes sociais são uma aposta certeira, mas para cada plataforma é necessário um tipo de linguagem e posicionamento. Com as escolhas certas, é possível gerar identificação e confiança entre os jovens e as marcas. O uso de memes tem sido primordial para uma comunicação assertiva.
A linguagem descolada e extrovertida, além de chamar mais atenção e gerar intimidade, pode fazer com que marcas sejam impulsionadas ao criar campanhas bem-feitas e com timing certeiro. Um exemplo ótimo do que tem acontecido são marcas criando conteúdos com áudios “virais” no TikTok que são altamente populares entre a geração Z.
Experiências personalizadas para a geração Z
Segundo dados da Verint, tanto a geração Z como os millenials possuem jornadas de compra mais complexas com as marcas, passando por pelo menos um ponto de contato online (seja através do site, de alguma rede social ou de influenciadores). De fato, a compra online está mais consolidada com essa geração, seja devido à facilidade e à praticidade, ou mesmo pelo prazer de comprar o que quiser no conforto de casa.
Mas embora os gatilhos de interesse possam ser impulsionados por anúncios patrocinados nos canais online, ou por publicidades pagas com influenciadores, um fato é que os consumidores da gen Z têm maiores expectativas quanto às suas experiências – tanto online como offline.
A Insider Intelligence levantou que 85% dos consumidores dessa geração preferem falar com marcas por meio de chat ou atendimento automatizado em vez de contato por ligação telefônica. Além disso, 87% querem uma experiência de compra mais personalizada.
Fidelizar clientes que são parte da geração Z, além de ser um grande desafio diário, exige uma comunicação com posicionamento claro e coeso para criar um relacionamento assertivo e real com seu público. Essa é uma geração hiperconectada, o que reforça a necessidade de adotar estratégias omnichannel para integrar todos os pontos de contato e oferecer uma jornada mais fluida no varejo.
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