Nos últimos anos, o mercado financeiro brasileiro vem passando por algumas transformações. O século XXI pediu serviços mais rápidos, seguros e personalizados e surgiu, então, o conceito de banco digital.
Com a necessidade de cortar custos e investir em tecnologia, muitos bancos tradicionais estão fechando agências físicas e incentivando o uso da internet para melhorar seus serviços financeiros. O foco é oferecer os mesmos produtos de um banco tradicional, porém com menos burocracias.
O que é banco digital
Como o próprio nome diz, banco digital é uma instituição financeira que concede a maior parte de seus produtos e serviços de forma online.
Nessa instituição, você pode acessar sua conta pelo computador ou por um aplicativo no celular. Assim, consegue ver seu extrato bancário e realizar transações financeiras a qualquer momento do dia. Isso é chamado de Internet Banking.
Além disso, consegue abrir uma conta, enviar documentos, dados e até resolver problemas com o banco pelo meio digital.
Isso é extremamente econômico uma vez que não é necessário se deslocar até uma agência física, nem usar o telefone, na maioria das vezes.
Fintech X Banco digital
Embora bancos digitais estejam mudando aos poucos o modo de oferecer serviços financeiros, a transformação é lenta e continuam com uma estrutura enrijecida.
Por outro lado, as fintechs investem pesadamente em tecnologia para tornar os processos financeiras mais eficientes. São antes de tudo consideradas startups, ou seja, instituições jovens que buscam desenvolver um novo modelo de negócio. Visam um crescimento rápido a partir de investimentos de grandes empresas.
Muitas vezes, os bancos fazem parcerias com as fintechs para aproveitar esse desenvolvimento tecnológico para melhorar seus serviços. Por outro lado, as startups conseguem usufruir da base de clientes das instituições tradicionais e têm a oportunidade de validar e dar consistência à marca.
Como funciona
Primeiro, é preciso esclarecer que você não precisa pagar por um pacote de serviços. É possível escolher uma cesta com serviços essenciais gratuitos, como saque na agência ou no caixa automático e folha de cheque. Ou seja, se você não usar nada além disso, não será cobrado.
Existe, ainda, a opção de conta digital. Aqui você também não tem custos desde que só use os produtos pelo meio eletrônico. Isso porque os bancos não são obrigados a oferecer um pacote online e podem impor tarifas se você fizer qualquer ação fora do básico.
Como abrir uma conta digital
Quer entrar em contato ou abrir uma conta em um banco digital? Confira os detalhes.
Ficha de dados: para abrir uma conta você deve preencher uma ficha com alguns dados básicos e criar um cadastro no Internet Banking ou no aplicativo do banco. Em seguida, serão solicitados alguns documentos (comprovante de residência, RG, etc.), que podem ser enviados por meio de fotos.
Análise de crédito: nessa etapa a empresa avalia sua situação financeira para estipular um limite de crédito e determinar tarifas, taxa de juros, etc. Depois de aprovado, pode usar a conta normalmente uma vez que a instituição liberar.
Troca de e-mails e mensagens: ao longo do processo você poderá entrar em contato com a empresa por meio de e-mails e eventualmente até por mensagens instantâneas. Esse meio serve para te atualizar sobre eventuais mudanças e novidades (principalmente quando você está esperando um cartão de crédito chegar, por exemplo).
Bancos digitais são seguros?
Essas instituições são regulamentadas pelo Banco Central para garantir sua segurança e para evitar qualquer tipo de problema com os serviços online. Além disso, essas empresas investem cada vez mais em tecnologia para evitar qualquer tipo de problema.
Mas, antes de fechar negócio com qualquer banco ou fintech, pesquise bastante. Confirme algumas informações básicas, como a existência do CNPJ e da Razão Social no site da Receita Federal. Além disso, você pode ver a opinião de outros clientes nas redes sociais, no Reclame Aqui e no Procon.
Principais bancos digitais do Brasil
Hoje, os bancos digitais se dividem entre instituições tradicionais que disponibilizam serviços online e fintechs que já surgiram assim. O número de visitas mensais nos sites só cresce a cada ano. Um levantamento da Febraban mostrou que só em 2017 mais de 3 milhões de pessoas físicas e jurídicas tinham contas abertas por meio eletrônico.
Mas, algumas empresas em especial se destacam no cenário brasileiro. Confira a lista com os 7 maiores do Brasil.
NuBank
Banco Inter
Banco Original
Superdigital
Agibank
Next
Neon
Ainda tem alguma dúvida sobre banco digital? Quer contar alguma experiência para a gente? Você pode escrever nos comentários abaixo!
Continue acompanhando outros conteúdos da Revista Creditas para ficar craque em finanças!
CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.