A Internet das Coisas ou IOT é uma tecnologia que veio para facilitar nosso cotidiano. Por meio dela, é possível conectar em rede vários objetos que fazem parte do nosso dia a dia como eletrodomésticos, televisão, redes de segurança entre outros. No entanto, essa tecnologia vem se expandindo para além do ambiente doméstico e alcançando também as empresas. O IoT em telecom é um bom exemplo disso.
Afinal, essa inovação faz com que dispositivos inteligentes e inovações quebrem paradigmas da gestão em telecomunicação. E, com isso, eleve o potencial de entrega desse departamento no meio corporativo. No Brasil a estimativa é que o país se torne líder em recursos de IOT até 2025. Segundo dados da Futurecom, o pais pode investir cerca de 200 bilhões de dólares nesse recurso nos próximos anos.
Ou seja, a tecnologia de IoT em Telecom tem tudo para revolucionar o setor, agregando uma série de vantagens práticas às comunicações. E é exatamente sobre esse cenário que vamos tratar nesse artigo.
Por isso, acompanhe conosco essa leitura e fique por dentro de tudo sobre o IoT em Telecom. Desde o que é essa tecnologia, até como ela pode impactar o setor de telecomunicação. Confira!
O que é IOT?
Basicamente, a IOT ou Internet das Coisas é uma tecnologia que permite conectar qualquer dispositivo à internet, assim como a outros dispositivos, criando uma rede global de objetos que compartilha, transfere dados e se comunica entre si.
Em outras palavras, a IoT é uma evolução da comunicação Máquina a Maquina (M2M) que visa integrar o mundo físico ao digital. Assim é possível otimizar processos e torna-los mais autônomos, garantindo com isso maior eficiência, produtividade, precisão e vantagens econômicas.
Como funciona a Internet das Coisas?
O funcionamento da IOT em Telecom acontece a partir de uma plataforma onde dispositivos e objetos com sensores estão conectados integrando dados, processando e compartilhando informações valiosas para resolução de necessidades específicas.
Nesse sentido, a plataforma de IOT é o ponto central que une hardware, software, conectividade e camadas de aplicações a fim de oferecer soluções eficientes que gerenciem e configurem dispositivos, coletem e analisem dados, aplicações e conexões com a nuvem ou servidores.
Tudo isso precisa atender as seguintes necessidades e questões:
Escalabilidade – Ou seja, a plataforma de IOT em Telecom precisa estar apta para comportar um número crescente de dispositivos e conexões com qualidade.
Ser amigável – Oferecendo flexibilidade de integração com vários APIs e com controle de código maior e adaptável a diferentes necessidades e ambientes.
Interoperatividade e integração – O ponto central, ou seja, a plataforma precisa estar apta a lidar com vários tipos de dispositivos conectados. Tudo através de diferentes protocolos de comunicação para processar os dados gerados de maneira eficiente.
Implementação – A plataforma precisa estar preparada para se integrar à rede em servidor interno ou na nuvem.
Segurança de Dados – A questão de segurança de dados é fundamental e a plataforma de IOT precisa estar apta para crescer em segurança. E proteger os usuários, seus acessos, manuseio, comunicação e informações disponibilizadas na rede.
Impactos do IOT em Telecom
Você já entendeu que a IoT em Telecom basicamente se trata de tudo aquilo que estiver ligado à rede e conectado de alguma forma. Mas quais os impactos dessa tecnologia no setor de telecomunicação das empresas?
De modo geral, as possibilidades que a relação IoT e Telecom pode oferecer são várias. Para começar, essa tecnologia servirá como um excelente suporte, permitindo a transmissão, processamento e armazenamento de um grande volume de dados sem tantas intercorrências.
Ou seja, em pouco tempo, a Internet das Coisas irá ressignificar e mudar completamente a forma como a comunicação acontece no âmbito digital. E com a chegada da tecnologia 5G, a integração da IoT em telecom só tende a beneficiar ainda mais esse setor.
Além disso, outro efeito que essa relação vai gerar diz respeito a ampliação da computação em nuvem para diversas soluções em telecomunicação. Este é um movimento em curso e que esta fortemente relacionado ao uso da IoT pelas operadoras de telefonia. E que tem viabilizado novos meios de comunicação omnichannel, desde ligações em rede, até a conexão de centrais de telefonia à internet.
Isso sem falar que a relação de IoT em telecom também vai exigir das empresas a necessidade de se habituar a conceitos como o Machine Learning. Trata-se de um recurso que permite prever falhas em sistemas antes mesmo que elas aconteçam. Em um cenário onde haverá uma diversidade sem precedentes de dispositivos conectados na rede, fazer esse acompanhamento é indispensável para que a comunicação M2M aconteça corretamente.
Serviços que são beneficiados pela relação IoT em Telecom
Quando falamos em IOT em Telecom temos noção de que muitos serviços serão beneficiados. Tomando como base o que foi dito anteriormente sobre a ampliação da computação em nuvem, atualmente já podemos transferir centrais de atendimento completas para nuvem, otimizando e amplificando possibilidades de comunicação e contato entre clientes e empresas que só tenderão a melhorar em aspecto e eficiência.
Além disso, as soluções modernas como o PABX Virtual com softwares dinâmicos conectando todos ramais do negócio pela internet, serão ainda mais automatizados gerando qualidade e economia nas ligações.
Outro dos serviços que se beneficiará pelo IOT em Telecom é a evolução tecnológica na área que possibilitará a implementação de Terminação de Voz Inteligente nas empresas garantindo uma maior escalabilidade, melhor controle e possibilidade de novas estratégias em ligações.
Desafios do IOT em Telecom
A verdade é que os primeiros passos da IOT já foram dados, mas ainda há muitas dificuldades em pauta, tanto tecnológicas, conceituais como sociais sobre sua implementação, principalmente ao se tratar do território brasileiro.
Alguns dos principais desafios encontrados pelo nosso país ao implementar IOT em Telecom são os seguintes:
Alto custo dos equipamentos, principalmente por conta da valorização do dólar em relação ao real nos últimos tempos.
Escassez de mão de obra especializada, ou seja, há falta de profissionais experientes que possam oferecer e/ou operar com soluções em IOT nas empresas.
Falta de segurança quanto ao processamento e armazenamento de dados gerados a partir dessas conexões.
Da mesma forma que há falta de segurança para informações e dados gerados, há falta de práticas de segurança eficazes nos aparelhos, pois estes também precisam estar protegidos.
Aumento das tentativas de crimes e ataques cibernéticos no Brasil. Isto amplia a necessidade de tecnologias de segurança muito mais eficientes para implementação de novas tecnologias como a IOT.
Como aderir o IOT em Telecomunicações
Ao eliminar os exemplos práticos dos serviços e das inúmeras soluções de IOT, hoje em dia qualquer empresa pode elevar a comunicação a outro patamar de qualidade aderindo a IOT em Telecom.
Dito isso, vale ressaltar que diversas operadoras já oferecem serviços completos e exclusivos que utilizam de novas tecnologias, tecnologias essas que buscam otimizar e transformar os canais de contato e assumem compromisso com o moderno e com a eficiência de seus processos.
Dessa forma existem alguns componentes básicos que precisam estar aliados para que as aplicações de IOT em Telecom ocorra de forma bem-sucedida. Os dispositivos usados é um deles.
É importante contar com uma rede de aparelhos e equipamentos que viabilizam a conectividade e qualidade de processamentos das informações. Além disso, implementar uma rede de comunicação capaz de suportar uma alta velocidade de transmissão de dados, uma realidade já presente através da conexão 5G, também é importante. Isso sem falar da necessidade de um sistema de controle que processe e envie dados de maneira segura e eficiente.
Somado a isso é importante ainda contar com a parceria de empresas que sejam experientes e tenha expertises para contribuir com a transformação digital e as operações em telecom no seu negócio, oferecendo soluções avançadas de IoT, assim como outras tecnologias que possam de agregar vários benefícios competitivos.
Conclusão
A verdade é que a transformação digital está aí e a IOT em Telecom e nas mais diversas áreas vem para revolucionar a forma como vivemos e trabalhamos. E você, o que espera dessa tecnologia? Sua empresa ainda não conta com soluções IoT em telecom? Então não perca tempo, considere o quanto antes essa possibilidade. E comece a tornar a comunicação na sua organização mais prática, moderna e eficiente, para elevar a produtividade, mas sem ampliar os custos no setor de telecomunicações.
CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.