Com o avanço e a popularização da tecnologia da informação, o lojista que trabalha com crediário próprio tem hoje ao seu dispor uma série de recursos para ajudá-lo a manter uma operação lucrativa e a inadimplência sob controle.
Uma boa ferramenta de análise de crédito, por exemplo, pode cruzar dados do cadastro da loja com informações dos órgãos de proteção ao crédito para indicar com alto grau de precisão os limites mais seguros para conceder a cada cliente.
Ao adotar um software especializado em gestão de crediário o varejista se torna capaz de definir o perfil de risco do cliente para cada venda feita a prazo. No sistema Meu Crediário nós usamos uma ferramenta de análise de crédito exclusiva chamada DCI (Decisão de Crédito Inteligente). Com base em modelos estatísticos e inteligência artificial, ela permite acompanhar o comportamento do cliente na sua loja.
A DCI consulta o melhor órgão de proteção ao crédito para cada praça e perfil de risco do cliente, incluindo SPC, SCPC, Serasa e bases públicas. Ao final da análise, são sugeridas opções de decisão para que você corra riscos calculados ou até mesmo negue a venda.
Se você ainda não está familiarizado com este tipo de solução, provavelmente deve estar pensando que uma ferramenta como esta custa muito caro para o seu negócio. Pois eu posso garantir que você ficará surpreso ao conferir nossas opções de planos para lojistas. Principalmente se entender que cada centavo investido em análise representa na verdade mais economia para sua loja, ao reduzir o índice de inadimplência e a demanda por serviços de cobrança.
MAIS SEGURANÇA CONTRA GOLPES NO CREDIÁRIO
Vou lhe contar um caso que pode servir de exemplo para você entender a importância de usar uma ferramenta de análise de crédito em cada venda que sua loja faz no crediário. No vídeo a seguir conto a história de um lojista usuário do nosso sistema que cometeu um erro básico: mesmo tendo acesso à análise usando DCI, ele preferiu economizar alguns reais e decidiu usar a ferramenta somente em 20% das vendas.
VENDER SEM ANÁLISE É COLOCAR SEU PATRIMÔNIO EM RISCO
Espero que a experiência do nosso amigo do vídeo sirva de lição para você que quer vender no crediário próprio sem colocar em risco a sustentabilidade da sua operação e nem perder o sono ao cobrar inadimplentes.
Utilizar uma ferramenta de análise de crédito em TODAS as vendas feitas no crediário é fundamental para não comprometer o futuro do negócio. Afinal, são os seus próprios recursos financeiros que estão em jogo. Fomentar o crédito ao consumidor pode ser uma estratégia excelente para aumentar as vendas, mas não deixe que isso acabe se tornando um “tiro no pé” para a empresa.
É importante analisar todos os compradores, sem exceção. Não importa se você vai conceder crédito a um novo cliente ou vender para um cliente tradicional, que já fez várias compras na sua loja. Até mesmo clientes antigos e com bom histórico podem passar por problemas financeiros e se tornar inadimplentes , mesmo sem a intenção de “passar a perna” em você.
COMO FUNCIONA NOSSA FERRAMENTA DE ANÁLISE DE CRÉDITO
A Decisão de Crédito Inteligente (DCI) é um dos grandes diferenciais da solução oferecida pelo sistema Meu Crediário. Ela utiliza um algoritmo de inteligência artificial para analisar as informações sobre os consumidores e, com base na metodologia de Credit Scoring, os classifica de acordo com o nível de risco que cada um deles representa para a loja.
Ao avaliar e classificar o cliente que utiliza o crediário da sua loja, a DCI também sugere o limite de valor que pode ser concedido com segurança e apresenta diferentes opções de parcelamento para a compra, cada uma delas com seu próprio nível de risco. Trata-se de uma poderosa ferramenta de análise de crédito que, se bem usada, pode alavancar os resultados do seu negócio e reduzir significativamente as chances de calote.
E foi pensando em aumentar ainda mais a segurança na análise de crédito que recentemente modificamos as regras para o uso da DCI no Meu Crediário. Antes esta opção era facultativa para o crediarista, que podia optar por fazer ou não a análise dependendo do caso. Mas a partir do dia 1 o de outubro todas as vendas realizadas dentro do sistema terão obrigatoriamente que utilizar a ferramenta. Tomamos esta decisão para dar ainda mais segurança aos nossos usuários e evitar que se repitam casos como o do lojista destacado no vídeo acima.
Agora que você já entende a importância de ter uma boa ferramenta de análise de crédito em sua loja, o convido a baixar o e-book Como fazer uma análise de crédito, onde explicamos em detalhes cada etapa deste processo essencial para o bom funcionamento do seu crediário. Boa leitura!
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