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Figital e o consumo interativo no seu negócio

por: Afonso Bazolli
fonte: E-Commerce Brasil
09 de junho de 2024 - 12:03

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A pandemia acelerou a adesão do varejo ao figital, nome dado à dinâmica de interagir cada vez mais pela internet sem deixar de lado a vivência do mundo físico. A adesão não foi somente dos lojistas como também do público em geral.

Conceito

A palavra figital é uma junção de physical (físico) e digital. Essa dinâmica reúne o melhor dos dois mundos a fim de entregar para o cliente a melhor experiência possível: completa, flexível, personalizada e sem atritos.

Há algum tempo, era comum o cliente se deparar com preços e condições de compra diferentes nas lojas físicas e no site. No entanto, atualmente, as grandes empresas estão operando no meio digital e físico com muito mais agilidade.

Omnichannel X figital

Vale lembrar o conceito de omnichannel: estratégia de vendas que tem o objetivo de integrar os canais online e offline para entregar uma experiência sem atritos para o consumidor final. Logo, consiste na operacionalização do figital, implementando ferramentas de integração de estoque, preços praticados, meios de pagamento, comunicação e afins, enquanto que figital é o conceito que norteia os negócios omnicanais para a entrega de uma experiência centrada no consumidor final, seus desejos e necessidades.

A estratégia omnichannel voltada para a experiência figital deve compreender o cliente como centro das atenções e, mais do que nunca, oferecer uma jornada única e de excelência. Isso significa construir um melhor relacionamento com o público através da facilitação de processos, como de pagamento e logística.

Como integrar o online com o offline?

Para alcançar os melhores resultados, é interessante promover ações criativas que integrem online e offline juntos. Afinal, as ações de marketing presenciais também já não são e não podem ser as mesmas. É preciso que elas contem com componentes tecnológicos que se conectam com o cliente, contribuindo para encantá-lo ainda mais. É possível juntar uma coisa a outra, por exemplo, através de:

– Inteligência artificial;

– Óculos de realidade virtual;

– QR code.

É importante estar atento aos tipos de abordagem e, até mesmo, de interação diferentes em distintos canais, pois é interessante que a marca esteja em todos os lugares possíveis. Isso põe à prova a capacidade da empresa de marcar presença em diferentes meios como cada um deles exige.

Como envolver seu público com a marca?

Uma forma de envolver o público é integrar a mesma forma de conversar com os seus clientes em todos os canais.

Outra forma bastante válida é executar o conteúdo interativo no seu negócio, através de materiais dinâmicos que estimulem a participação do usuário para transmitir suas informações, visto que não dá mais para pensar em estratégias de marketing sem conhecer profundamente o seu público.

Através do conteúdo interativo, o usuário é instigado pela abordagem mais divertida e se sente estimulado a consumi-lo. Assim, o conteúdo deixa de ser passivo e estático para proporcionar uma experiência de consumo às pessoas e as leva a darem feedback, o que ajuda a empresa a entender melhor o seu cliente.

Use a tecnologia como aliada

Para manter seu cliente interessado em comprar da sua empresa, faça a adaptação do seu site para o uso em celulares. Atenção também para a usabilidade, que precisa ser facilitada, e para a página de carregamento rápido.

Os smartphones, por serem acessíveis, são excelentes para promover a conexão entre o físico e o digital, pois quase todas as pessoas possuem celular hoje.

Uma tendência é que o varejo use seu próprio Wi-Fi ou WLAN para permitir que os consumidores utilizem seus dispositivos móveis para fazer compras via aplicativo enquanto estão na loja, para efetuar pagamentos, navegar no catálogo de produtos e outros serviços diferenciados por meio de apps podem ser estratégias de atração e fidelização.

Conceitos que se complementam

Por mais que em um primeiro momento pareça que a união do mundo físico com o digital seja utópica, na prática, percebe-se que é uma realidade, atualmente inerente a muitas pessoas, pois a adesão à facilidade da integração entre esses dois “mundos” já faz parte do dia a dia.

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