O atendimento omnichannel vem crescendo dentro das empresas de diferentes portes e segmentos. Com ele, as companhias conseguem oferecer aos seus clientes uma flexibilidade e uma praticidade que vai ao encontro de suas necessidades atuais.
Mas, até consolidar o atendimento omnichannel dentro da empresa, é preciso treinar o time de operadores e investir em uma plataforma de excelência, com todos os recursos necessários para que o atendimento ao consumidor seja excepcional.
Se a sua companhia ainda não conta com a omnicanalidade, mas quer mudar esse cenário o quanto antes, te convidamos para conferir na sequência os 3 recursos que uma boa plataforma deve ter.
Quais são os 3 recursos que uma boa plataforma omnichannel deve ter?
1. Integração e migração entre diversos canais
Como o próprio nome já diz, atendimento omnichannel refere-se à interação do consumidor com a marca por meio de canais diversos. Porém, somente uma boa plataforma poderá garantir para sua empresa essa diversidade aplicada de forma assertiva.
Ao adotar a plataforma omnichannel, a sua companhia dará aos clientes a autonomia para que eles decidam como e quando querem ser atendidos. Pode ser por voz (telefone), SMS, chat, e-mail, WhatsApp com SMS, Voz com SMS, Messenger entre outras redes sociais que podem ser integradas à plataforma.
O interessante é que, em cada situação, o consumidor pode escolher um canal diferente, que seja mais prático para ele dialogar com a empresa, sem que essa decisão comprometa o andamento do serviço ou as informações que já foram passadas, já que os dados ficam armazenados na plataforma. Vamos detalhar a seguir.
2. Armazenamento único do histórico do cliente
Como vimos, a omnicanalidade dá ao cliente a chance de escolher o melhor meio de comunicação para interagir com a empresa. Mas, para que essa diversidade não comprometa a qualidade do serviço prestado, com informações desorganizadas, é fundamental que a plataforma omnichannel ofereça um armazenamento seguro de todos os dados dos consumidores.
Geralmente, as melhores ferramentas do mercado garantem que o histórico de conversas entre o atendente e o consumidor fique armazenado de forma única na plataforma, facilitando o trabalho dos operadores. Além disso, mesmo que o atendimento pare em determinado ponto e seja retomado posteriormente, em qualquer canal utilizado pela empresa, o histórico do cliente estará atualizado na plataforma para que o atendente dê continuidade ao trabalho.
3. Chatbots tornam o atendimento omnicanal mais rápido e assertivo
Um dos recursos importantes oferecidos por uma boa plataforma de atendimento omnicanal são os chatbots. Ao utilizá-los, a sua empresa multiplica a capacidade de atendimento, reduzindo custos e gerando satisfação aos seus clientes, pois o atendimento será rápido e preciso. Também vale destacar que esse recurso proporciona uma disponibilidade integral, com atendimento 24 horas por dia, 7dias por semana.
Todos esses ganhos proporcionados pelos bots de atendimento não comprometem a assertividade do serviço, pois eles são projetados para serem capazes de solucionar até mesmo os atendimentos mais complexos sem a necessidade da intervenção de um operador humano.
Apresentamos no artigo de hoje 3 recursos que uma boa plataforma de atendimento multicanal deve oferecer para que a experiência do cliente com a sua marca seja positiva.
CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.