May
07
06 de maio de 2024 - 17:01

Como-funciona-recrutamento-futuro-inteligencia-artificial-televendas-cobranca-2

Segundo pesquisa da Harvard Business School, 27 milhões de trabalhadores nos EUA estão sendo “escondidos” pelos algoritmos

O motivo? Os novos algoritmos de recrutamento, que, segundo os pesquisadores, escondem alguns profissionais ao fazerem suas buscas pelo melhor candidato possível.

No caso das profissões de nível médio, o caso fica ainda mais grave. Para essa parcela da população, encontrar trabalho na pandemia, quando tudo foi online, ficou mais difícil para 54% dos candidatos.

Mas por que isso ocorre? Os robôs são enviesados? Ou o problema está nas companhias?

Para tentar responder a essa questão, o Na Prática conversou com Camila Fares, especialista em recrutamento e seleção, que nos explicou como os algoritmos funcionam e quais são as dicas para ir bem nas seleções. Confira!

Como funcionam as contratações via algoritmo?

Algo importante sobre os algoritmos, segundo Camila, é que eles não devem excluir etapas presenciais de contratações, na maioria das funções, no longo prazo. Para ela, algumas hard skills e mesmo algumas soft skills podem ser melhor avaliadas com o “bom e velho olho no olho”.

Por isso, na avaliação da especialista, os processos seletivos tendem a ser híbridos como regra em algum momento.

Ainda assim, ela diz que o filtro inicial deve permanecer online e feito através de programas de computador que utilizam inteligência artificial. Com eles, o trabalho de avaliar milhares, às vezes milhões de currículos, fica muito mais fácil.

O que esses programas fazem, porém, é encontrar o perfil ideal entre os candidatos através da configuração do programa de filtragem com um conjunto de palavras-chaves escolhidas por quem faz as seleções.

Ou seja: os recrutadores escolhem as palavras-chaves que definem melhor o profissional ideal e o programa retorna uma lista de currículos que mais se aproximam do ideal.

Camila assume, porém, que a contratação de pessoas de níveis menores de instrução fica prejudicada, já que a formulação de currículos por parte dessas pessoas não atende às diretrizes de busca das palavras-chaves.

Todavia, a especialista diz que o problema não está nos robôs e que eles não têm viés algum. Ao contrário, eles dependem do que as pessoas por trás da seleção configuram em suas ferramentas de filtragem.

A opinião dela vai de encontro ao que diz a pesquisa da HBS. Segundo o artigo, os profissionais que ficam ocultos, e que não são vistos pelas empresas, ficam nessa condição devido a “práticas de gerenciamento de longa-data e amplamente difundidos.”

Como se destacar nos processos seletivos que usam algoritmos?

Na visão de Camila, a principal arma para candidatos em processos seletivos de hoje em dia é estudar as descrições das vagas, analisando requisitos e habilidades necessárias para a vaga.

Ao fazer esse estudo, Camila explica, será possível elaborar um currículo que descreva experiências e habilidades conforme o tom de voz da empresa com vaga aberta. Assim, o candidato poderá ser encontrado pelo algoritmo dos robôs com muito mais facilidade.

A dica serve não só para o currículo comum, mas também para o LinkedIn, que também é um campo de pesquisa para os robôs e que também precisam estar configurados com as melhores palavras-chaves em uso pelos recrutadores.

Nessa toada, currículos modernos, em vídeo, áudio e outros, podem ser prejudicados, já que os robôs estão em busca de palavras-chaves escritas e que tornam o currículo tradicional preponderante.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: