A tecnologia é um fator indispensável para quem deseja aumentar as vendas. E entre as várias estratégias, métodos, soluções e ferramentas disponíveis, existe uma que se destaca. Afinal de contas, você sabe o que é um chatbot para WhatsApp? Caso não, sem problemas!
A nossa missão é, justamente, demonstrar a importância dessa ferramenta. Aqui, você entenderá o que é um chatbot, como isso pode complementar o WhatsApp, quais suas vantagens e, por fim, como você pode criar o chatbot ideal para o seu público e operação. Então, não perca tempo e acompanhe!
O que é um chatbot?
Logo pelo nome, já é possível ter uma ideia do que se trata essa tecnologia. Um chatbot nada mais é do que um software simulador de conversas. Nos últimos anos, a ferramenta vem sendo amplamente utilizada por startups, empresas e iniciativas de todos os tamanhos, sobretudo em seus sites e canais digitais.
A grande qualidade dessa tecnologia é a automatização do atendimento, que garante que sua marca esteja sempre disponível para solucionar as dúvidas e curiosidades dos seus consumidores. Quando bem elaborado, um chatbot consegue interagir de maneira fluida e orgânica, respondendo com eficiência e naturalidade.
Apesar de parecer uma tecnologia complexa, nós garantimos que esse não é o caso. Na realidade, a beleza da ferramenta é justamente a sua simplicidade. Sua programação consiste, basicamente, em implementar um FAQ (perguntas frequentes e suas respostas) em uma árvore de interações previamente planejadas.
Essa tecnologia é uma das mais importantes dos últimos anos, pois estimula a automação comercial em empresas de todos os tipos e tamanhos. Bem programado, um chatbot pode receber pedidos em uma pizzaria, solucionar dúvidas em uma fintech, emitir 2ª via de boletos em uma imobiliária, e por aí adiante.
Como um chatbot para WhatsApp funciona?
Com o sucesso explosivo dos chatbots em apps e sites, as empresas se deram conta de uma nova oportunidade. Afinal de contas, vale lembrar que, no Brasil, existem mais de 120 milhões de usuários do WhatsApp. A plataforma é, disparada, a principal interface de comunicação por voz e texto no país.
Foi nesse cenário que começaram a surgir as implementações de chatbot nessa plataforma, o que chamamos de APIs de WhatsApp. O funcionamento é idêntico ao que ocorre nas outras interfaces, com o usuário interagindo com um bot e, assim, solucionando suas dúvidas e demandas de maneira automatizada.
O diferencial é que a interação ocorre direto no WhatsApp, que é um ambiente com o qual as pessoas estão habituadas. Com um chatbot no WhatsApp da sua marca, você garante a automação do atendimento a todo momento, e moderniza tanto a sua estratégia comercial como a sua presença omnichannel.
Por fim, também vale diferenciar o chatbot do WhatsApp de outra novidade, o bot de voz. Como sugere o nome, essa tecnologia utiliza comandos de voz como o principal meio de interação e está revolucionando o atendimento automatizado, substituindo URAs e outros sistemas mais antigos e defasados.
Quais as vantagens de utilizar um chatbot para WhatsApp?
Agora que você conta com uma boa noção sobre o tema, chega o momento de conhecer os principais motivos para investir nessa ferramenta. Abaixo, listamos 6 vantagens pontuais, que podem estimular a sua gestão a adotar essa tecnologia. Acompanhe!
Instantaneidade
Não há nada mais chato do que esperar por atendimento, ainda mais quando você só quer solucionar uma dúvida de maneira rápida. Os chatbots eliminam o tempo de espera e oferecem uma interação instantânea com o usuário, respondendo e oferecendo tudo que esteja programado em seu leque de interações.
Automação
Estar disponível 24 horas por dia e 7 dias por semana sempre foi um desafio extremo para as empresas. Afinal, isso sempre exigiu muitos funcionários, escalas e adicionais de insalubridade. Com o chatbot, seu WhatsApp funciona de maneira automática e sem intervenção humana, a todo momento.
Suporte
Os chatbots revolucionam o atendimento. Em uma provedora de internet e telefonia, é possível habilitar a emissão de boletos e relatórios. Em imobiliárias, a emissão de 2ª via de seus contratos. Em e-commerces, o consumidor pode consultar onde está sua encomenda na cadeia de entrega. As possibilidades são infinitas.
Eficiência
Além de reduzir o atrito entre a intenção e a compra, os chatbots conseguem promover eficiência à sua operação, independentemente do seu modelo de negócio. Com atendimentos mais ágeis, em tempo real, e muito objetivos, o cliente consegue extrair o que há de melhor na interação, sem esperas e redundâncias.
Reconhecimento
Com um atendimento de maior eficiência e velocidade, é possível aprimorar o reconhecimento e reputação da marca no mercado. Essa é uma qualidade ainda mais especial para setores em que há muita interação entre usuários e o suporte, como assistências técnicas, provedores, imobiliárias, e-commerces e por aí adiante.
Escalabilidade
Esse é o foco de todo negócio em crescimento. A escalabilidade é o desafio de expandir as operações, sem que isso reflita proporcionalmente nos custos. Ou seja, em vez de contratar uma legião de atendentes, o chatbot pode suportar essa demanda, com um custo de contratação consideravelmente menor.
Como criar um chatbot para WhatsApp?
Agora que você conhece os destaques dessa tecnologia, é momento de entender um pouco sobre a sua estruturação. Aqui, não explicaremos o lado técnico da programação, e sim a elaboração lógica para criar interações que atendam as expectativas do seu público consumidor — confira!
Conhecer seu público-alvo
Em nossa visão, um bom estudo de segmentação de público é fundamental para a criação do chatbot. Com essa observação de mercado, você identifica a sua persona que consome os serviços da sua marca e, assim, pode escolher o melhor estilo de linguagem, tom e abordagem para interagir com esse consumidor.
Definir uma estratégia
Conhecendo bem a sua persona e os tipos de serviços que você oferece, você já tem a base fundamental para a criação do chatbot. É com esses detalhes que você identifica as funcionalidades que deseja habilitar na ferramentave a forma como vai prover a interação para o acesso a esses recursos.
Elaborar uma árvore de interações
A árvore de interações é a estrutura da sequência lógica no contato com o consumidor. Por exemplo, SE o consumidor digitar “boleto”, o chatbot deve SOLICITAR o código do cadastro, para localizar o arquivo e REALIZAR o comando desejado, que é o envio da segunda via do boleto.
Basicamente, elaborar uma estrutura de condições, ações e consequências, que posteriormente, deve ser envelopada de forma textual, fluida e natural. Para o usuário, é importante a impressão de que a interação seja parecida com uma conversa, pois isso estimula a percepção de empatia e qualidade no atendimento.
Por fim, destacamos a importância de investir em ajuda especializada. Por mais que já tenha a árvore de interações, você ainda precisa de uma empresa experiente nesse tipo de solução. Apenas assim você conseguirá implementar a tecnologia, conciliando velocidade e qualidade, a exemplo da nossa API, o Mutant Whats.
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