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O papel da segurança nas jornadas digitais

por: Afonso Bazolli
fonte: Wittel
04 de dezembro de 2023 - 17:01

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No início de dezembro de 2021, sites do Ministério da Saúde e do ConecteSUS sofreram um ataque ransomware e 50 terabytes de dados foram copiados e excluídos. Dias depois, outros órgãos públicos também relataram casos semelhantes. A cibersegurança está nas manchetes. Por isso, nunca foi tão essencial uma estratégia de proteção e gerenciamento de dados robusta para encarar qualquer desafio digital.

Em um momento em que a inovação avança rapidamente, a segurança dos dados é tão essencial para o crescimento das empresas quanto a eficiência e agilidade nas operações. Os clientes de hoje esperam uma experiência digital mais fácil, incluindo autenticação e login rápidos, de qualquer dispositivo e com interatividade fluida. A questão é que muitas organizações coletam e usam informações de clientes para oferecer experiências personalizadas sem uma estratégia eficiente para evitar os riscos que as violações de dados representam.

Ao mesmo tempo, com as regras da GDPR e a LGPD (as regulamentações da União Europeia e do Brasil para dados pessoais), são pressionadas a proteger a jornada do cliente, seus dados e proporcionar mais flexibilidade no encerramento de contas. Negócios capazes de oferecer tudo isso mantendo sólidos padrões de segurança têm, sem dúvida, uma grande vantagem competitiva. E somente com a governança de dados em um data lake seguro irá garantir o sucesso desta jornada.

Segurança é uma questão de dados

Existem quatro desafios principais neste quesito:

Escala: muitas soluções emergentes geram um alto volume de dados, mas não são responsáveis ​​pelo gerenciamento deles e isso impacta diretamente a visão holística sobre eles.

Custo: devido aos valores de licença excessivamente altos, muitas equipes propositalmente não coletam todos os dados de segurança de que precisam para se defender contra ataques.

Sinal: conforme o volume de dados processados ​​aumenta, fica mais difícil filtrar e detectar atividades maliciosas.

Dados não estruturados: de acordo com o IDC, 80% dos dados mundiais não serão estruturados até 2025. Sem a estruturação, as equipes de TI têm maior dificuldade para pesquisar e analisar informações em grande escala. Além disso, a maioria das ferramentas de segurança deixa a organização dos dados sob responsabilidade do usuário, o que torna difícil para os analistas de segurança entender as relações entre indicadores maliciosos e eventos ao longo do tempo.

O caminho para oportunidades escaláveis

Para superar os desafios de escala, custo, estrutura e recursos de detecção, as equipes podem aproveitar o data lake para separar o armazenamento e a computação. Eles funcionam como uma espécie de repositório centralizado que permite armazenar todos os seus dados estruturados e não estruturados em uma base escalável.

Proporcionam às organizações inúmeras oportunidades estratégicas, fornecendo acesso a um extenso volume de dados que podem alimentar previsões e modelos analíticos mais precisos. Eles também fornecem percepções valiosas, tendências, padrões e anomalias interessantes que não seriam visíveis de outra forma. Assim como movimentações suspeitas.

Construindo uma jornada inteligente e segura

As empresas precisam trazer a perspectiva do cliente para o centro das decisões e aplicar soluções eficazes em Customer Experience. Um posicionamento que deve incluir sempre um alto fator de segurança que não se torne barreira para experiências fluidas. A SmartCX da Wittel impulsiona as relações entre empresas e clientes por meio de jornadas bem orquestradas, com base em análise preditiva segura, inteligência artificial e resolutividade nas interações.

A plataforma possui uma camada específica para segurança da informação, o Smart Vault, que foi concebido para ser um data lake que trata os dados capturados com máxima proteção, permitindo a integração com o data lake do cliente. A partir disso, é possível analisar as interações, mapear processos, identificar gaps e formar uma base de dados estruturada e principalmente segura. Nesta camada é possível medir a satisfação em todos os canais, monitorar o sentimento e mapear toda a jornada em tempo real.

Com isso, gera informações relevantes para que a empresa possa administrar de forma ágil as experiências dos seus clientes. O propósito é fornecer ferramentas e segurança em escala para unir insights gerados a partir dos dados e inteligência consultiva – humana – para que as empresas possam se desenvolver com agilidade, economia e visibilidade de ponta a ponta.

Se os crimes cibernéticos são inevitáveis no progresso digital, nós estamos prontos para apoiar nossos parceiros na mitigação dos riscos em toda jornada da experiência do cliente.  Conheça a plataforma SmartCX da Wittel.

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