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27 de setembro de 2023 - 17:01

Como estas 6 soluções influenciam no aumento das suas vendas-televendas-cobranca-1

Olá, meu nome é Deisi Caroline, sou CS aqui na Hi, e hoje trago um artigo poderoso sobre como facilitar e tornar a experiência de compra mais prazerosa para o seu cliente, por meio de canais automatizados.

Mas antes: O que leva um consumidor a desistir de uma compra?

Estamos na era do imediatismo. O consumidor está mais consciente de suas ações (dele mesmo e das empresas). Os processos de compra mudaram e têm necessidade de se tornar ainda mais rápidos e efetivos.

Pense em você mesmo, como consumidor. Falando de e-commerce, tenho plena certeza de que você já encheu seu carrinho e o abandonou por alguma dúvida, falha ou falta de clareza no site.

Isso representa também novas distrações ao nosso redor, seja da concorrência, seja qualquer outra coisa online ou offline.

Se a sua marca não está na mesma trilha das exigências desse novo consumidor, as chances de ele desistir de uma compra sua em cima da hora são grandes.

Na maioria dos casos, a falta ou a divergência de informações leva à desistência da compra, ou ainda à procura do item em outro local, de forma que a compra optada atenda às mínimas expectativas do consumidor.

6 ferramentas para potencializar suas vendas e suas vantagens

Atender de forma padronizada e humanizada são práticas adotadas por empresas que prezam pela boa experiência do cliente com a marca, pois não há nada melhor do que ser reconhecido pela forma com que se trata o usuário.

Mas além do tratamento com o cliente em si, é preciso contar com tecnologias que tornam atendimento, vendas e jornada no geral algo mais fluido, produtivo, que dê autonomia ao cliente e sua equipe possa fazer muito mais com menos.

Quer saber mais sobre como melhorar a experiência de venda da sua marca? Eu te conto em forma de algumas dicas a seguir.

1. Comece com um bom Chatbot

A implementação de um Bot para o atendimento viabiliza o aumento significativo nos resultados de vendas da empresa e também melhora a experiência do cliente com a marca, pois com mais objetividade e agilidade durante as conversas, o usuário se sente mais seguro para finalizar uma compra.

Descubra de que forma o Bot influencia as vendas:

Atendimento 24×7: Com o Bot rodando 24 horas por dia nos 7 dias da semana, sua empresa não deixa de prestar um atendimento assertivo e humanizado (por meio de funcionalidades avançadas é possível manter um contato mais natural com o robô) aos clientes. O cliente compra a qualquer hora em qualquer lugar.

Conhecer consumidor: Permite conhecer melhor o perfil do seu usuário (o que busca, itens mais procurados, etc.). Assim o Bot já oferta produtos de acordo com os gostos daquele consumidor.

Produtividade: Desafoga a operação de atendimento, gerando mais produtividade. Os atendentes que antes respondiam ao Chat, muitas vezes o mesmo questionamento diversas vezes ao dia, podem ser remanejados para solucionar assuntos de maior complexidade, como uma compra mais detalhada.

Automação de várias demandas: Automatiza dúvidas e processos frequentes. Cliente faz o contato com o Bot para obter segunda via de boleto, rastreamento de pedidos, consultas exames/agendamentos, alteração de dados entre tantas outras informações que assim forem necessárias cadastrar.

FAQ dentro do Bot: Respostas para perguntas frequentes (FAQ) dentro do seu Bot auxiliam o usuário a sanar as dúvidas sozinha, não necessitando de atendimento humano para resolvê-las.

2. Complemente a estratégia com um Chat

O Chat Online é o canal que vem ganhando potência e criando ainda mais confiança do comprador/usuário. Funciona como um atrativo, pois ao entrar na página inicial do site, o usuário pode ser abordado por um representante de vendas da empresa ou chamar um ativamente para ajudá-lo, inclusive com integrações no WhatsApp.

Descubra a seguir de que forma o Chat influencia as vendas:

Economia: Reduz os custos de atendimento tradicional sem a utilização do telefone, tempo em espera e o perigo da ligação cair sem concluir o atendimento.

Vendas mais complexas: Produtos de custo elevado e de complicado entendimento são mais facilmente negociados quando todas as dúvidas quanto à aplicação são sanadas na hora da venda.

Aumenta a confiança do cliente na marca: O cliente comprova que a empresa fornece todo o amparo necessário, do início ao fim do atendimento. Esse trabalho feito em conjunto com um Chatbot e gestão de Tickets fortalece ainda mais a estratégia conversacional da sua empresa (falo melhor dele abaixo).

3. Faça uma boa gestão de Tickets

A ferramenta de Ticket entra como um facilitador no quesito dúvidas não sanadas, também como parte da estratégia conversacional.

Se o Bot ou um operador do Chat não conseguem solucionar determinado questionamento do usuário, a questão é encaminhada ao setor correspondente àquela dúvida, a fim de esclarecê-la com rapidez ao consumidor.

De que forma o Ticket influencia nas vendas:

Satisfação do cliente: Melhora a relação do cliente com você, pois ele terá menos dúvidas e menos pendências.

Gestão: Maior gestão dos atendimentos, indicadores e prazos. Com estas informações em mãos é possível melhorar ainda mais o nível de atendimento.

Melhora a comunicação interna: Com isso, melhora também a agilidade no suporte ao consumidor.

Aumenta a produtividade e organização de toda a operação: Controlando os tickets por ordem de abertura, prioridade e tempo de SLA.

4. Acompanhe o histórico do seu cliente com a Timeline

Aumento das vendas é consequência de um bom relacionamento com seu cliente, e isso você faz acompanhando o histórico dele, seja para facilitar um atendimento ou oferecer ações específicas para sua jornada.

Para isso, conte com unificação de perfis dos consumidores, integração de dados de outros sistemas e visualize todas as informações consolidadas com a Timeline da Hi Platform.

De que forma a Timeline influencia nas vendas:

Agilidade: Seus clientes não precisam repetir informações a cada novo contato. Se for algo que está impedindo a venda, será resolvido com maior velocidade pelo atendente e a venda será executada. Tudo isso graças à integração com sistemas legados da sua empresa que reúne dados dessas pessoas.

Marketing para cada fase da jornada: Você consegue ter um relacionamento personalizado de acordo com cada perfil. Entenda aqui como usar um Chatbot para te ajudar com isso.

5. Receba e monitore Reviews no seu site para upgrades

Se você tem um e-commerce, indicamos que trabalhe com as Reviews na sua página, tanto para receber feedbacks de experiências dos seus clientes atuais, quanto para servir de vitrine para novos leads. Pelo exemplo de boas experiências, você conquista novas vendas!

De que forma as Reviews influenciam nas vendas:

Confiança: Você captura feedbacks de seus produtos e da experiência de compra em sua loja e consegue analisar oportunidades de crescimento com mais segurança;

Lealdade: Seu cliente se sente mais próximo da marca, pois reconhece que sua opinião está sendo valorizada. O que isso representa? Recompras!

Autoridade: Potenciais consumidores, antes de comprarem, em busca de informações sobre seus produtos ou com dúvidas sobre os mesmo, ou ainda sobre a credibilidade da loja, se sentem mais seguros para concluir compras diantes de avaliações.

Para isso indicamos a Yourviews Hi Platform e você pode conhecer melhor essa parte da nossa plataforma aqui.

6. Conte também com ferramentas de Voices (Voz do Cliente)

É importante planejar suas ações, de melhorias a próximas novidades, de forma centrada no cliente. Faça isso ouvindo seus consumidores por meio de ferramentas de voz, como as pesquisas de NPS e CSAT, além das Reviews de e-commerce.

Entenda as necessidades e expectativas de seu público e oriente sua empresa em direção a mudanças e melhorias. Use os métodos de NPS® (Net Promoter Score) e CSAT (Customer Satisfaction Score) como uma fonte de feedbacks para melhorar produtos ou serviços, reduzir tempo com planejamentos e proporcionar campanhas mais eficientes.

De que forma as pesquisas de satisfação influenciam nas vendas:

Planeje suas próximas ações centradas no cliente: gerencie a lealdade e satisfação dos consumidores, não deixa passar feedbacks e motive-os a serem promotores da sua marca.

Use o método de NPS: Tipo de pesquisa que mensura a lealdade e satisfação do cliente.

Ou também a pesquisa de CSAT: Pesquisa para indicar satisfação, sobre o quanto os clientes ficam felizes diante de interações na jornada com sua marca.

E então, você viu como as ferramentas acima influenciam de uma forma positiva, quando bem utilizadas, no aumento das vendas de sua empresa.

Elas não são indicadas apenas para reduzir o excesso de atendimento do seu time, como também são eficientes para o aumento de vendas e melhorias de processos e crescimento para seus funcionários, ou seja, elevando o lucro e reduzindo os custos.

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