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19 de setembro de 2023 - 17:01

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Quem atua no ramo comercial sabe que esta atividade é cercada por muita pressão. Isto é provocado por metas difíceis de serem alcançadas e pela ameaça da concorrência ganhar espaço. Lidar com esses desafios e se consolidar no mercado dependem diretamente da capacidade de cada empresa em se transformar.

Para isso, é necessário adequar o processo de vendas ao longo do tempo, conforme às mudanças tecnológicas e do perfil dos clientes. E o vendedor externo que utiliza tecnologia mobile, sai na frente e garante resultados muito mais poderosos.

É essencial para o setor comercial adotar softwares para automatizar o processo de vendas. Pensando nisso, selecionamos dicas importantes para os gestores compreenderem esta relevância.

Automação do processo de vendas

A automação do processo de vendas vai muito além do uso de softwares e aplicativos específicos. Significa que é preciso à criação de um amplo sistema integrado de informações com muitos detalhes envolvidos. Softwares, vendedores, funcionários do estoque, fornecedores e outros stakeholders fazem parte.

Todos interconectados através de informações atualizadas em tempo real. Isso gera um maior volume de vendas, redução de custos e maior velocidade no acesso aos dados. Também proporciona muito mais rapidez na tomada de decisões.

No que o uso da mobilidade corporativa pode impactar no meu negócio?

É necessário extrair maior eficiência de sua equipe de vendas. É preciso que os colaboradores ultrapassem metas sem aumentar os custos, em momentos difíceis por exemplo. É como aquela frase: “Você quer vender lenço ou ficar chorando?”. Diante desses desafios, vale a pena refletir sobre algumas perguntas:

Como saber onde a equipe de vendas externa está, nesse exato momento, atendendo os clientes que deveriam atender?

Quando o vendedor visita um cliente, como ele saberá se este está negativado ou não?

É possível eliminar o custo de impressão dos catálogos de produtos que, em geral, nem são muito usados pelos representantes?

Após refletir sobre estes questionamentos, é possível entender com mais clareza o benefício de ter um processo de vendas automatizado.

Benefícios rápidos e diretos nas suas vendas

Existem no mercado softwares capazes de gerenciar todo o processo de vendas. São sistemas que auxiliam os vendedores em decisões importantes e no menor tempo possível. A SOVIS, por exemplo, é referência nacional em software mobile para vendedores externos. Criou uma tecnologia que gera pedidos a partir do smartphone ou tablet do vendedor e envia automaticamente para a empresa, dando início ao processo de faturamento e entrega. Tudo isso, sem a necessidade de manter funcionários internamente controlando os pedidos emitidos.

Veja quantas vantagens esta ferramenta de automação da força de vendas pode entregar às empresas:

Possibilidade de saber se a equipe de vendas externas está efetivamente visitando os seus clientes.

A equipe não precisa mais fazer digitação de pedidos, pois eles chegam automaticamente no software de gestão da empresa.

Não existe a necessidade mais de imprimir catálogos de produtos, porque todas a gama de produtos pode ser visualizado no smartphone ou tablet do vendedor externo.

Todos os dados atualizados da situação cadastral do cliente estarão na mão do vendedor, em tempo real, antes de concluir o negócio.

O vendedor externo pode saber, no momento da visita, se o cliente possui títulos a vencer ou vencidos, facilitando a cobrança e recebimento de valores em aberto.

Maior controle sobre as vendas fechadas: o sistema pode ser programado para conceder limite máximo de desconto, evitando vendas abaixo do preço de custo.

O software também pode ser ajustado para permitir uma venda em caráter de exceção a um cliente bloqueado, desde que ocorra a liberação do supervisor. Tudo feito remotamente, em poucos minutos e sem complicação.

Integração com o sistema de gestão empresarial (ERP) da empresa, seguindo as regras de negócio.

Redução nas taxas de inadimplência.

Compatibilidade com tablets e smartphones do mercado que possuem tecnologia Android ou iOS. Papel do mercado mobile no aumento da força de vendas de sua equipeA venda de porta em porta, com catálogo na mão e pedidos anotados em um pedaço de papel é coisa do passado. As novas abordagens de venda são mais dinâmicas, interativas e com informações simultâneas. São direcionadas a todos os interessados da empresa em tempo real. Isso gera menores distâncias percorridas pelos vendedores, custos mais baixos com a manutenção do time de vendas externo e aumento no volume de faturamento.

A automação do processo de vendas traz também maior motivação para a equipe. O dinamismo em transações, a harmonia no fluxo de informações e o aumento no volume de vendas, resultam no aumento das comissões.

É mais empoderamento para a equipe de vendedores, porque vão ter um maior volume de informações em mãos. Dessa forma, toda a equipe passa a ter mais autonomia nos processos de trabalho e subsídios para tomar decisões mais rápidas, seguindo interesses da empresa.

A tecnologia mobile, usada a favor do aumento das vendas, também colabora para fortalecer a credibilidade das empresas. Uma marca que tem em suas mãos tecnologia de ponta, transborda confiabilidade e segurança. Estes são valores que podem, de forma indireta, melhorar os resultados globais da organização. É mais um diferencial competitivo para as empresas e seus times de vendas externas.

Tecnologia é investimento

Quando se fala de períodos de baixa nas vendas, a maior parte dos gestores corta recursos na área de tecnologia e marketing. O ideal é fazer justamente o contrário. As empresas vão conseguir manter o fôlego com por meio da racionalização nos processos de trabalho, advinda das facilidades de T.I. Além disso, a adoção de estratégias criativas em marketing digital contribui para os melhores resultados.

Independente do tempo que nos encontramos, este é o momento ideal para pensar na automação do processo de vendas.

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