Você já se perguntou o porquê de brasileiros usarem tanto aplicativos como WhatsApp e Messenger enquanto em nações mais desenvolvidas, como os Estados Unidos, o uso é menor? Essa preferência pelo aplicativo no Brasil e em outros países em desenvolvimento se dá por conta da maior quantidade de pequenos negócios e pelos altos preços cobrados pelas operadoras de celular, tornando os aplicativos de chat uma opção mais prática e acessível de se comunicar.
No Brasil, o WhatsApp é o principal aplicativo de conversa instantânea, tendo mais de 120 milhões de contas, com previsão de que chegue a 147 milhões até o fim de 2023.
Uso da internet em países desenvolvidos e em emergentes
Segundo uma pesquisa da Ericsson, os brasileiros utilizam a internet majoritariamente para negociar e trabalhar, enquanto os americanos e os ingleses a usam para fins de entretenimento, como filmes e séries em sua maioria.
Outro bom exemplo é o Snapchat, um aplicativo de mensagens e fotos que no Brasil caiu rapidamente em desuso por conta da supremacia do WhatsApp, ao passo que nos Estados Unidos ele é extremamente famoso entre os jovens, pois o app de mensagens é mais comum para negócios e comunicações internacionais.
Assim, observamos que o mercado de comunicação nos países emergentes é amplo, principalmente por conta dos pequenos e médios negócios que se beneficiam da internet para vender e alcançar mais clientes.
O apoio da tecnologia
Quando apoiados pela tecnologia, esses empreendedores podem obter maiores ganhos não apenas financeiros, como de produtividade, que contam no dia a dia tanto no tratar do cliente quanto das equipes.
Atualmente, diversas lojas utilizam esse aplicativo como um canal de vendas e suporte para seus clientes, não sendo algo exclusivo para as PMEs (pequenas e médias empresas). Até mesmo empresas de grande porte, como o ifood, utilizam para enviar seus cupons e para confirmar a identidade da pessoa que está acessando a conta.
O WhatsApp pode ser utilizado para promover promoções, como o envio de cupons ou postagens, para realizar o suporte no pré, no durante e no pós-venda. Tudo isso de forma rápida, enquadrando-se no novo perfil de consumidor, que tem como característica o imediatismo.
Isso mostra que o aplicativo deixou de ser somente algo para comunicação entre amigos e família. Diversos países passaram a utilizá-lo para outros fins e o resultado vem sendo positivo, tanto para as empresas, que se aproximam mais do cliente, quanto para o consumidor, que possui respostas mais rápidas, sem a necessidade de sair do aplicativo mais utilizado por ela.
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