Sep
04

Métodos de pagamentos alternativos: Quais são e como funcionam?

por: Afonso Bazolli
fonte: E-Commerce Brasil
03 de setembro de 2023 - 12:04

Metodos-de-pagamento-alternativos-televendas-cobranca-2

Em um cenário de pagamento em rápida evolução, os consumidores estão adotando, cada vez mais, métodos de pagamento alternativos.

Esses métodos tornaram-se cada vez mais populares nos últimos anos à medida que surgiram novas fintechs, que entraram no ecossistema de pagamentos fornecendo aos consumidores maneiras mais ágeis e convenientes de fazer compras e enviar dinheiro para amigos e familiares.

Segundo um estudo realizado pela IDC, 61% dos entrevistados responderam recorrer aos meios digitais de pagamentos.

“As pessoas estão mudando o uso tradicional de dinheiro e cartão para pagamentos digitais, porque estão sendo criadas soluções que permitem transações mais rápidas e convenientes” – Ricardo Villate, presidente do IDC para a América Latina.

Neste artigo, mostraremos quais são os métodos de pagamento alternativos mais relevantes e por que eles são tão importantes para o sucesso dos negócios online.

Quais são os métodos de pagamento tradicionais?

Quando pensamos em métodos de pagamento tradicionais, logo vem à nossa cabeça o dinheiro em cédulas, meio de pagamento mais utilizado no Brasil. E quando falamos em e-commerce, os meios de pagamento mais comuns são o cartão de crédito e o boleto.

Ambos são amplamente utilizados nas lojas online e por muitos anos foram os meios mais populares nas compras pela Internet.

Cartão de crédito

O cartão de crédito é uma das formas de pagamento preferidas pelos brasileiros também na Internet.

É ideal para empresas que trabalham com cobranças recorrentes por oferecer a opção do pagamento automatizado, sendo um meio de pagamento funcional e eficiente.

Um dos principais benefícios de aceitar o cartão de crédito no seu e-commerce, além de atender à expectativa de grande parte de seus clientes, é a redução da inadimplência, mesmo nas compras parceladas.

Além disso, o risco de fraudes e erros manuais é bastante reduzido. Logo, sua gestão financeira é valorizada. Sem falar na segurança das transações, que geram processos quase automáticos.

Boleto bancário

Apesar de ser um meio de pagamento bastante antigo e tradicional, o boleto é ainda muito utilizado, principalmente nas compras online.

Oferecer o boleto como forma de pagamento no seu e-commerce é essencial para atender à parcela da população que não possui conta em bancos e que não realiza pagamentos online.

Apesar de o tempo de compensação do boleto poder ser de até três dias úteis, ele ainda é amplamente utilizado para pagamentos à vista.

Quais são os métodos de pagamento alternativos?

Métodos de pagamento alternativos são definidos como formas de pagamento que não sejam os meios tradicionais.

Trata-se de uma evolução natural dos meios de pagamento, impulsionada pela pandemia de Covid-19, que fez com que os pagamentos contactless se tornassem tão utilizados – quando as compras na Internet e pelo WhatsApp tornaram-se comuns.

Além disso, o avanço das fintechs no mesmo período, trazendo soluções cada vez mais ágeis e tecnológicas, deu força para que os métodos de pagamento alternativos fossem amplamente utilizados pelos consumidores.

No mesmo cenário, no Brasil, o Banco Central entendeu as dores e as necessidades do consumidor brasileiro e lançou o Pix, meio de pagamento instantâneo e digital que foi rapidamente aceito pela população, já sendo o segundo meio de pagamento mais utilizado.

Vamos conhecer um pouco mais sobre cada um deles!

Pix

O Pix foi lançado oficialmente em novembro de 2020, quando os reflexos da pandemia e do isolamento social já eram bastante notáveis.

A ideia do novo meio de pagamento era oferecer aos consumidores e aos lojistas uma forma instantânea de pagar e receber, sem burocracias e com taxas menores do que as praticadas pelas operadoras de cartão.

Como você já deve saber, o Pix logo se tornou um sucesso e hoje a expressão “Faz um Pix” já está na boca de milhões de brasileiros, que fizeram com que o meio de pagamento se tornasse o segundo mais utilizado no país, perdendo apenas para o dinheiro em espécie.

Quando falamos em e-commerce, oferecer ou não o Pix pode ser decisivo para a conversão de seus clientes, que estão sempre em busca de praticidade em suas compras.

Para você ter uma ideia, um estudo chamado BeyondBorders, realizado pelo EBANX, apontou que os consumidores no Brasil escolheram o Pix como método de pagamento em cerca de 40% de suas compras online!

Oferecer o Pix no e-commerce é simples, basta integrar sua loja com uma boa plataforma de pagamentos que ofereça esse serviço. O ideal é contar com opções completas, que proporcionem uma boa gestão das suas vendas e ajudem na automação de cobranças.

Carteiras digitais. Carteiras digitais são uma versão digital de suas contas e cartões, facilmente acessíveis via computador, smartphone ou qualquer outro dispositivo inteligente que, basicamente, eliminam a necessidade de carregar uma carteira real.

Hoje, pagar com Apple Pay, Google Pay, Mercado Pago – entre outros – está se tornando cada vez mais comum, eliminando de vez a necessidade de andar com seus cartões físicos no bolso.

A maioria dos pontos de venda que são credenciados às carteiras digitais oferecem a opção de pagamento via NFC, QR Code, Pix ou biometria, e todo o processo é autenticado através do smartphone.

Criptomoedas

Criptomoedas são um meio de pagamento digital que não depende de bancos – e nem de governos – para verificar suas transações e usam criptografia para protegê-las. Daí o nome criptomoedas.

As criptomoedas são registradas em um blockchain que funciona como um registro digital de todas as transações, sendo atualizadas e mantidas pelos detentores de moeda.

Atualmente, é possível comprar uma grande variedade de produtos de sites de e-commerce usando criptomoedas, por exemplo:

Produtos eletrônicos;

Produtos de luxo;

Carros;

Seguros. Se você tem um e-commerce de algum desses produtos, pode analisar a possibilidade de aceitar as criptomoedas como forma de pagamento.

Por ainda não ser um meio de pagamento amplamente aceito, quem for pioneiro poderá ter mais chances de conquistar a preferência dos consumidores.

TED e DOC

Achou que o TED e o DOC ficariam de fora da nossa lista de métodos de pagamento alternativos? Nada disso!

Apesar de o Pix e de outros métodos estarem ganhando força, ambos ainda são muito utilizados, principalmente no meio B2B (negócios entre empresas).

Então se você vende para empresas, é possível que ainda tenha clientes que têm preferência pelo pagamento por TED ou DOC.

Qual meio de pagamento oferecer no meu e-commerce?

Não existe o melhor e o pior, existe aquele pelo qual seu público-alvo tem maior ou menor preferência.

Ou seja, quanto mais métodos de pagamento você oferecer, maiores serão as chances de conversão.

Um e-commerce que oferece apenas cartão de crédito e boleto pode estar com os dias contados, uma vez que seus concorrentes estão atrás de meios de pagamento mais práticos e ágeis, preocupando-se em atender às expectativas do cliente.

O ideal é que você busque uma instituição de pagamento que ofereça soluções completas de cobrança, disponibilize diversificação de meios de pagamento e ofereça aos seus clientes a melhor experiência de checkout.

Agora queremos saber, quais meios de pagamento você mais utiliza no seu e-commerce? E quais os seus clientes mais utilizam? Conta pra gente!

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: