Não dá pra negar que crises, mudanças e transformações se tornaram uma constante na atualidade. Empreendimentos que conseguem antecipar esses cenários ou se adaptar rapidamente diante de surpresas têm ganhado mercado. Você deve estar se perguntando: como fazer isso?
As metodologias ágeis são a resposta. Elas representam a solução ideal pra um ambiente de negócios dinâmico e, por vezes, caótico que se instalou. Principalmente, oferecerem uma estrutura capaz de ser modificada e moldada ao imprevisto com velocidade.
Entre tantas formas de aplicar esse modelo de gestão de projetos, o Agile Marketing tem se destacado. Siga a leitura pra descobrir como adotar essa abordagem em sua empresa!
O que é Agile Marketing?
Esse conceito envolve a aplicação de princípios e técnicas das metodologias ágeis de gestão de projetos — divisão em ciclos curtos de trabalho, sprints, repetição de etapas etc. — à área de marketing das empresas.
Visando obter melhoria contínua, essa abordagem aumenta tanto a previsibilidade quanto a capacidade de responder rapidamente às frequentes mudanças do mercado ou do comportamento do consumidor.
O que significa ser ágil em projetos de marketing?
Entre os princípios que fundamentam o Agile Marketing, se destacam as características ligadas à função da área. Veja quais são a seguir!
Investir em entregas iterativas e incrementais
Por ser dividido em ciclos curtos de trabalho, o Agile Marketing permite à empresa otimizar os resultados com entregas iterativas e incrementais. Ou seja, por meio da repetição de etapas pro refinamento do que foi apresentado. As principais ações nesse sentido são:
redirecionar a segmentação de público;
fazer testes A/B;
adequar a mensagem à recepção da audiência;
prolongar campanhas de sucesso;
expandir o alcance de ações.
Colocar o cliente em primeiro lugar
Mesmo em sua origem — o desenvolvimento de sistemas —, as metodologias ágeis sempre primaram por entregar o que o cliente precisa e deseja. No Agile Marketing, ser customer centric é ainda mais importante, considerando que as funções dessa área estão atreladas ao resultado comercial.
Pra isso, seu branding se alinha ao mercado, e a marca deixa de buscar a valorização da sua imagem ou das suas soluções. Todo o empreendimento passa a se adaptar ao que o cliente demanda, criando e melhorando produtos ou serviços.
Contar com times multifuncionais e flexíveis
Qualquer novidade impacta a cultura empresarial e o ambiente de trabalho. Ao adotar uma metodologia ágil não seria diferente. Fazê-la funcionar exige uma alteração de postura da equipe pra acomodá-la.
Considerar esse aspecto desde a contratação é importante. Assim, deve-se buscar por colaboradores flexíveis e multifuncionais, pois esse perfil lida melhor com as adaptações necessárias.
Durante a implementação também há efeitos. A composição do time costuma ser repensada tanto pra otimização da operação quanto pra integrar um profissional especializado em agile.
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