Índice de Desenvolvimento Humano ajuda em campanhas de venda e marketing
O Confirme Online está fornecendo uma solução em dados com o Índice de Desenvolvimento Humano dos bairros do Rio de Janeiro para uma pesquisa de uma grande empresa da área de telefonia.
O IDH é uma forma de medir o desenvolvimento de países, regiões, estados ou municípios de acordo com parâmetros comparativos relacionados a educação (analfabetismo/matrículas), longevidade (perspectiva de vida após nascimento/natalidade/mortalidade) e renda (PIB-per-capita). Este índice ajuda a conhecer melhor a realidade de cada região e a companhia a focar melhor as campanhas de venda: ”No arquivo de vendas da empresa colocamos uma informação que indica quais bairros devem ser trabalhados primeiro no oferecimento de aparelhos”, explica Sebastião Márcio, diretor de TI do Confirme Online.
O cruzamento de dados de IDH é utilizado pela primeira vez pelo Confirme Online. “Nós já usamos renda do IBGE, porém o IDH nunca. A ideia foi da equipe. Desenvolvemos uma técnica de ordenação utilizando as informações do IDH e o resultado foi excelente”, comenta.
CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.
Dentre os vários indicadores existentes, usamos também o IDH em 2004 para avaliar os novos locais de abertura de agências do antigo Banco Real. Este é o caminho! Analisar mais variáveis para ser mais preciso nas ações.