Não adianta fugir: a personalização já deixou de ser uma tendência, e pode dizer muito sobre o futuro de qualquer empresa. Isso significa que, conhecer o público, pesquisar sobre seu comportamento e perfil de consumo se tornou ainda mais importante na otimização de resultados.
Por falar nisso, você sabe o que é consumidor 5.0? Se ainda está por fora do conceito, mas tem interesse em continuar aumentando seu faturamento, é bom se ligar neste conteúdo. Partiu?
Como é o perfil dos millennials?
Millennials — a geração do faça você mesmo! Brincadeiras à parte, quando falamos em millennial ou geração Y, como também é conhecida, estamos nos referindo ao grupo de pessoas nascidas entre 1980 e 1995.
Quer entender mais sobre esse perfil? Bem, eles são mais instruídos, empreendedores e motivados. Mas se liga que tem outras particularidades importantes pra sua empresa conhecer.
O primeiro fato a pontuar é que eles contam com um domínio de informações como nenhum dos seus antecessores. E embora não tenham nascido em um cenário completamente tecnológico, os millennials são verdadeiros nativos digitais:
# cresceram em meio ao desenvolvimento da internet e de outras importantes ferramentas de comunicação
# foram os primeiros a testar as redes sociais entre outros serviços do universo digital
# cresceram em um mundo mais estabilizado economicamente e com menos fronteiras
# aquela galera que é a cara do home office
Pra deixar mais claro, eles foram os primeiros consumidores com inúmeras opções de escolha. Resultado: pessoas que pesquisam bastante e, muitas vezes, já tomaram a decisão antes mesmo de um primeiro contato com a marca.
Se você quer encantar um millennial, saiba que eles buscam soluções rápidas pra suas demandas e valorizam a capacidade de personalização.
Quais são os gatilhos de atenção dos millenials?
Observar o comportamento e a jornada do cliente sempre foi algo importante. Só que agora, é uma questão de sobrevivência. E a dica de ouro pra quem deseja conquistar a atenção dos millennials é: esteja em vários canais!
Considerando o perfil do consumidor moderno — pessoas bem informadas, que buscam facilidades e experiências positivas em todas as interações e estão completamente inseridas à era digital —, a preferência deles naturalmente será por marcas nativas digitais.
Hoje, quem ainda não está em pelo menos uma plataforma como Facebook, Instagram, Youtube, Twitter e TikTok, precisa repensar seu posicionamento.
Sabe por quê? Diferentemente das gerações Z e Alpha, os millennials estão completamente inseridos no mercado consumidor. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Itaú BBA, em 2019, a geração Y corresponde a 50% da força de trabalho no Brasil.
Com hábitos de consumo específicos e preferências bem estabelecidas na hora de fazer uma aquisição, já vou adiantando que conquistar o coração dessa galera não é uma tarefa fácil.
Que tal embarcar em algumas tendências pra aumentar sua visibilidade?
Uma boa estratégia pra alcançar novos clientes atualmente é o TikTok, especialmente considerando o aumento da visualização de vídeos após o início da pandemia.
O app segue um estilo descontraído, e permite que as marcas abusem da criatividade. É ideal pra que a empresa ganhe alguns pontos com o público jovem.
Neste caso, a dica para gerar boas oportunidades é que os millennials gostam de agilidade. Por isso os 3 primeiros segundos dos seus vídeos são cruciais pra que essa audiência desperte interesse ou não.
Quais são suas demandas gerais de consumo?
Se, no início do conteúdo, mostramos que a geração Y é formada por um público mais jovem e bem informado, podemos dizer que, uma das suas principais demandas é a autenticidade.
E não adianta querer transmitir algo que a sua empresa de fato não é. Esses indivíduos anseiam por propósitos e valores que os representem. E pode apostar que os millennials vão conferir de perto se a marca está fingindo ou não.
Outro ponto de destaque sobre as demandas de consumo da geração Y é a conexão mais forte com as marcas — eles querem ter suas opiniões ouvidas e sugestões atendidas.
Então você já sabe, pra aumentar o engajamento dessas pessoas é preciso se abrir ao diálogo e criar ações que proporcionem esse contato mais próximo. Enfim, fazer com que eles se sintam ouvidos.
Como mencionado, o imediatismo é um traço forte no perfil dessa geração e, por esse motivo, empresas que conseguirem aliar agilidade, sem deixar o alto nível de qualidade de lado, tem mais chances de engajamento com esse público.
Resumindo, não adianta ter um produto excelente, se a entrega não é rápida ou tem complicações. Ou ainda ter um atendimento humanizado, mas que faz os clientes esperarem muito tempo.
Por falar em facilidades, é importante que toda a jornada de compra seja fluida e prazeirosa.
Millennials não querem burocracias pra finalizar um carrinho de compras, nem tampouco eles conseguem imaginar uma marca que utilize apenas e-mail e telefone como canais de comunicação. Afinal, eles estão conectados a diversas redes sociais e tecnologias.
Então, quer mais uma dica? A realidade omnichannel se tornou uma estratégia obrigatória pra não desanimar os consumidores na hora da compra e entregar uma jornada de atendimento infalível.
Como se preparar para atender esse público?
Considerando que geração dos millennials corresponde a uma fatia grande do mercado consumidor, a chave para atender bem a esse público é a criação de experiências valiosas.
Além do mais, apresentar soluções que refletem a sua identidade também aumentam as chances de conseguir uma singularidade efetiva e fortalecer seu engajamento.
Portanto, lembre-se que a tecnologia e a análise de dados, em conjunto com uma equipe afiada nesse mindset, faz toda a diferença para obter o sucesso na missão do atendimento.
Os chatbots são um ótimo exemplo de como disponibilizar um suporte imediato aos consumidores, sem abrir mão do diálogo humanizado e da personalidade.
Em tempos de muita variedade de empresas e produtos, é possível afirmar que a personalização é a fórmula pra toda empresa se manter competitiva e ter um bom match com quem representa as engrenagens do mercado — os millennials. Até porque, a tendência é que as novas gerações também sigam esse caminho.
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