Uma marca bem-posicionada fica presente na lembrança do cliente facilmente quando se pergunta sobre um produto. E esse é um dos grandes desejos das empresas. Afinal, fazer parte do imaginário do consumidor, é tê-lo como cliente em sua jornada de compra.
Em nossa língua, a palavra “marca” vem do verbo “marcar”. Marcar a experiência do cliente é o objetivo principal das marcas. Ou seja, a empresa deseja estar marcada como prioridade ao se pensar em deterninado produto e serviço. Ser a opção de escolha na busca pelo consumo. Muitas ações e estrategias vão de encontro a esse objetivo. Assim como a qualidade no atendimento, uma boa campanha de divulgação, atrelada aos valores da empresa, reforçam o posicionamento da marca no mercado.
Por isso, grandes empresas ganham visibilidade e produzem mais engajamento. Essas companhias conseguem responder às transformações do mundo com criatividade, resiliência e autenticidade. O Ranking IBEVAR – FIA mostrou muitos exemplos relacionados às essas estratégias de relacionamento com o cliente, inovação no atendimento, tecnologia, agilidade na entrega, entre tantos outros exemplos de prestação de serviços que agregam valos ao produto adquirido pelo consumidor e fizeram os clientes reconhecerem suas marcas preferidas. Projetos como os apresentados pelos ganhadores do Prêmio de Inovação mostram como o posicionamento da marca se fortalece com bons planejamentos.
Gestão estratégica da marca
Para que essa prática se torne realidade no seu negócio, você precisa contar com equipes preparadas para traçar uma estratégia e demonstrar a proposta de valor da sua empresa. O que pode acontecer de diversas maneiras: por meio de campanhas publicitárias, embalagens, engajamento na mídia, posição nos canais de distribuição, entre outras ações.
Atualmente, organizações de destaque contam com uma gestão de marca estratégica e alinhada a uma cultura de inovação. Sem receita pronta, o branding bem-sucedido hoje precisa realizar, antes de mais nada, uma análise minuciosa do seu público-alvo e do cenário vivido pela sociedade.
Em outras palavras, os valores humanos tendem a prevalecer no que se refere à decisão de compra e ao posicionamento das marcas no mercado de consumo.
Ou seja, a experiência dos consumidores quando compram ou utilizam o serviço da empresa conta muito para construção da fidelidade e divulgação da marca. Portanto, todo cuidado é pouco quando se trata da comunicação da empresa com seus stakeholders.
Estar alinhado às tendências e respeitar questões essenciais para o mundo atual são aspectos que os gestores da marca devem ter no seu planejamento. E estar alinhado às tendências é também reciclar conhecimento. Muitas vezes por meio de especializações que agregem novas visões de mercado. Clique no banner abaixo e comece a sua agora mesmo!
O que significa branding?
Para que fique mais claro o conceito de marca, vamos mostrar algumas definições e significados.
O branding é uma estratégia de gerenciamento que visa o aumento da credibilidade da empresa e, com isso, a geração de valor de uma marca diante dos consumidores.
Por se tratar da gestão de marca, promove a criação de estratégias de posicionamento para que os clientes reconheçam determinada marca e tenham sua lembrança positiva quando mencionada. Tal reconhecimento é fundamental no que diz respeito à geração de valor e competitividade para as empresas.
Se uma marca é sempre lembrada positivamente em sua categoria, ela se estabelece junto ao público como referência e autoridade naquele segmento. Isso se deve, em grande medida, ao branding. Quanto mais eficiente for, mais relevante e bem avaliada será a empresa frente ao mercado, ao consumidor e à concorrência.
A importância do relacionamento com os clientes
Com o aumento da concorrência, a inovação na entrega dos produtos e serviços é uma constante no ciclo de vida dos negócios. Visto que existe uma preocupação maior na inovação, tratar o cliente de forma diferenciada faz a empresa ganhar pontos a mais.
A manutenção e fidelização dos consumidores com a marca chega a ser tão ou mais importante do que a conquista de novos clientes. Portanto, parece bastante interessante desenvolver campanhas para a recompra e manter a proximidade com o cliente.
Ter o consumidor como peça central da organização permite entendê-lo e proporcionar produtos e serviços de acordo com suas reais necessidades e desejos.
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