Apr
17

Ice Score: priorizando experimentos

por: Afonso Bazolli
fonte: Start Up!
16 de abril de 2023 - 12:04

Ice-score-priorizando-experimentos-televendas-cobranca-1

Com certeza se você é líder ou faz parte de um time de growth ou marketing sabe o quanto a agilidade é essencial no dia a dia. Mas, definir prioridades para experimentos, ideias e tarefas não é uma tarefa tão fácil assim.

Existem diversas metodologias ágeis que ajudam no processo de execução, como o Kanban e Scrum, dois métodos muito utilizados no desenvolvimento de software. O problema é que elas não ajudam a identificar qual experimento ou tarefa a ser priorizada.

Para isso, o ICE Score pode ser uma opção e tanto, já que é um método capaz de te ajudar na priorização de experimentos dando um direcionamento ao time de quais testes começar.

Afinal, o que é a metodologia ICE?

O ICE Score é uma metodologia criada por Sean Ellis, CEO da Growth Hackers e idealizador do termo Growth Hacking no vale do silício. As siglas ICE vêm do inglês: Impact (Impacto), Confidence (Confiança), Ease (Facilidade).

Impact: O quanto impactante essa ideia vai impactar objetivo do time/empresa

Confidence: Tenho confiança de que essa ideia vai funcionar?

Ease: O quanto é fácil realizar essa ideia?

Ela consiste em levantar todas as hipóteses de testes elencadas pelo time, além de definir uma ordem de priorização para a realização de cada uma delas.

E como isso funciona na prática?

Após o levantamento de hipóteses para alavancar o seu produto/serviço, a pessoa responsável atribui uma nota de 0 a 10 em cada requisito: impacto, confiança e facilidade.

Feito isso, é realizada a multiplicação dessas notas para atribuir o ICE Score e priorizar os testes da maior nota para a menor, utilizando a seguinte fórmula:

Impact x Confidence x Ease = ICE Score

Após definir as pontuações para cada hipótese é a hora de priorizar os testes para o time e colocar em ação cada uma delas.

Vale ressaltar que essa priorização é essencial para um time de Growth ou Marketing. Com ela, a equipe consegue realizar mais testes e, consequentemente, validar cada hipótese ou ideia de forma mais ágil e eficaz.

– Benefícios do Ice Score

– Produtividade do time

Com a utilização da metodologia, a equipe consegue realizar mais experimentos em um curto período de tempo e, assim, conseguindo provar se aquelas hipóteses realmente são válidas. Isso dá um norte para os próximos passos nas estratégias do negócio.

Priorização estratégica

Com o  ICE Score o time consegue ter uma tomada de decisão mais eficiente com foco no objetivo da empresa, o que é extremamente importante para um negócio que busca escalar o seu produto ou serviço com velocidade e mais assertividade.

Vale ressaltar que para essa metodologia funcionar toda hipótese deve estar atrelada ao objetivo do negócio.

Comece a utilizar o Ice Score aos poucos para ficar mais familiarizado e depois vai evoluindo para hipóteses mais complexas e se ficou qualquer dúvida deixe nos comentários.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: