Com a competição cada vez mais acirrada, sai na frente a empresa que consegue satisfazer melhor os seus clientes.
Além de oferecer produtos e serviços de qualidade, é necessário ir além e superar as expectativas, proporcionando a eles experiências positivamente marcantes.
Mas como saber se as estratégias de marketing e vendas adotadas estão sendo bem-sucedidas na missão de agradar e satisfazer os clientes? A resposta para essa pergunta está no uso de indicadores de satisfação do cliente.
O que são indicadores de satisfação do cliente?
Os KPIs de satisfação do cliente são ferramentas utilizadas para mensurar o quão satisfeitos os clientes estão em relação a aspectos específicos ou à empresa como um todo.
Com os indicadores desse tipo, é possível medir quantitativa e qualitativamente os resultados das estratégias voltadas a garantir que os clientes tenham uma experiência positiva e satisfatória.
Qual a importância de medir a satisfação dos clientes?
Mensurar o nível de satisfação dos clientes é indispensável para que a empresa consiga não somente atender às expectativas dos clientes, mas também superá-las.
Ao medir a satisfação por meio de indicadores de desempenho, fica mais fácil identificar oportunidades de melhoria. Assim, consegue-se implementar ajustes que vão contribuir para que os clientes fiquem mais satisfeitos.
Quais são os principais KPIs de satisfação do cliente?
Para mensurar o grau de satisfação dos clientes, existem alguns KPIs que podem ser muito úteis. Veja a seguir quais são os principais indicadores:
NPS – Net Promoter Score;
CSAT – Customer Satisfaction Score;
ServQual;
CES – CustomerEffort Score.
Entenda cada um deles em mais detalhes!
NPS – Net Promoter Score
Esse é um dos indicadores de satisfação do cliente mais utilizado pelas empresas. O objetivo é medir qual a probabilidade de o cliente indicar a sua empresa para algum amigo ou familiar. Quanto maior for o NPS, mais satisfeito o cliente está.
CSAT – CustomerSatisfaction Score
Para medir o nível de satisfação dos clientes com o KPI CSAT, é feita uma pesquisa na qual o cliente deve responder o quanto ele está satisfeito em relação a algum aspecto específico. Ele tem 5 opções: totalmente satisfeito, satisfeito, nem satisfeito nem insatisfeito, insatisfeito, totalmente insatisfeito.
ServQual
O ServQual mensura a qualidade dos serviços da empresa sob a perspectiva dos clientes. Por meio de uma pesquisa, o cliente deve avaliar com notas de 1 a 5 se a empresa conseguiu atender às suas expectativas considerando aspectos subjetivos.
CES – CustomerEffort Score
Outra métrica importante para medir a satisfação do cliente é o CES. Esse indicador mostra quanto esforço o cliente precisou fazer para ter sua demanda atendida pela empresa. Quanto menor for o CES, mais satisfeito o cliente tende a ficar.
O que é o Net Promoter Score e como calcular?
Como o Net Promoter Score (NPS) é o principal KPI de satisfação do cliente, vamos mostrar a seguir como calculá-lo.
Primeiramente, você deve perguntar ao cliente:
De 0 a 10, qual a chance de você indicar a empresa para algum amigo?
Você deverá, então, segmentar os respondentes em três grupos de acordo com a nota que eles derem:
Promotores: notas 9 e 10
Neutros: notas 7 e 8
Detratores: notas de 0 a 6
Depois, aplique a seguinte fórmula:
NPS = Promotores – Detratores / Total de respondentes
Analise o desempenho de acordo com a seguinte escala:
Excelente: 75% — 100%;
Muito bom: 50% — 74%;
Bom: 0% — 49%;
Ruim: -100% — -1%.
O que é CustomerSatisfaction Score e como calcular?
Outro KPI de satisfação do cliente sobre o qual vale a pena conhecer mais detalhes!
O CSAT permite que você avalie o nível de satisfação dos seus clientes sobre aspectos específicos, como produto, serviço, atendimento, entrega, suporte etc.
Para calcular o CSAT, primeiramente deve-se pedir que ele sinalize sua satisfação sobre o item em questão:
( ) totalmente satisfeito
( ) satisfeito
( ) nem satisfeito, nem insatisfeito
( ) insatisfeito
( ) totalmente insatisfeito
O ideal é que a porcentagem de clientes totalmente satisfeitos ou satisfeitos não seja inferior a 75%.
Bom, agora que você já conhece quais são os principais indicadores de satisfação do cliente, mensure o grau de contentamento dos seus clientes em relação a diferentes aspectos do seu negócio e promova a melhoria constante.
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