Oct
31
30 de outubro de 2022 - 12:16

Credito-para-colaboradores-para-que-negociar-com-o-banco-passe-no-rh-think-data-thinkdata-televendas-cobranca

No mundo dos negócios, é cada vez mais comum as empresas realizarem parcerias para a concessão de crédito para colaboradores. Esse benefício tem se tornado uma importante ferramenta para aumentar a satisfação e a produtividade no ambiente de trabalho.

Crédito para colaboradores: O que é e como funciona?

O crédito para colaboradores ocorre quando um trabalhador, com carteira assinada, de acordo os as normas regidas pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), recorre a uma instituição financeira e solicita por um crédito e realiza a negociação para pagamento por meio de desconto em folha. Este empréstimo com desconto na folha de pagamento é muito semelhante a um empréstimo bancário normal, mas com uma diferença chave: o pagamento será diretamente deduzido do seu salário.

Essa modalidade de concessão para colaboradores é autorizada de forma não detalhada pela CLT, a qual prevê, de forma ampla a possibilidade de dedução de valores diretamente do salário, tendo sido elaborada a Lei 10.820/2003, para determinação das regras desta modalidade de empréstimo, que descreve:

“Art. 1o Os empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, poderão autorizar, de forma irrevogável e irretratável, o desconto em folha de pagamento ou na sua remuneração disponível dos valores referentes ao pagamento de empréstimos, financiamentos, cartões de crédito e operações de arrendamento mercantil concedidos por instituições financeiras e sociedades de arrendamento mercantil, quando previsto nos respectivos contratos.”

Neste contexto, para que haja a observância da lei, a dedução em folha do crédito para colaboradores, deve observar alguns limites como o percentual máximo de 30% de dedução do salário, cabendo aos colaboradores o direito de, a qualquer tempo, solicitar o bloqueio de novos descontos.

Por que o crédito para colaboradores para a empresa e para o empregado?

São vários os motivos pelos quais o crédito para colaboradores é bom para a instituição financeira, para a empresa e para o empregado. Do ponto de vista da instituição financeira, abre-se uma janela de oportunidades para a realização de negócios em massa, já que muitos funcionários de uma mesma empresa — ou seja, em apenas um contato — podem querer contratar um empréstimo, sendo possível centralizar negociações, com acesso à informação exata de proventos dos funcionários, além de possibilitar que o pagamento seja realizado diretamente mediante desconto em folha, diminuindo o índice de inadimplência.

As empresas também se beneficiam do crédito para colaboradores, já que pode ajudar a atrair os melhores talentos, demonstrando que a empresa está disposta a realizar negociações e obter melhores taxas a seus funcionários.  Muitos bancos e outras instituições financeiras oferecem taxas especiais ou bônus para empresas que abrem novas contas, sendo uma ótima forma de crescer e melhorar o relacionamento com a instituição bancária, conquistando, consequentemente melhores benefícios.

Por fim, quando os funcionários obtêm o crédito para colaboradores, já negociado pela empresa, obtém acesso a melhores condições, com juros reduzidos, anteriormente negociados pela companhia para que os seus funcionários tenham uma ajuda para a organização de suas despesas pessoais. Isto pode ser particularmente útil para os empregados que estão a atravessar tempos financeiros difíceis ou que precisam de ajuda para cobrir despesas inesperadas.

Quando a empresa oferece crédito para colaboradores, os empregados que se sentem apoiados pelo seu empregador têm mais probabilidades de serem produtivos e têm uma atitude positiva, gerando uma relação mais duradoura e atraindo melhores talentos, sendo claramente uma relação ganha-ganha para ambas as partes.

Como as financeiras podem gerar mais negócios com o crédito para colaboradores

Os bancos e outras instituições financeiras podem se beneficiar através da geração de novos negócios com a concessão de crédito para colaboradores, ainda que concedendo menores taxas, já que podem conquistar a abertura de novas contas e priorizar o pagamento do salário de todos os funcionários da companhia em sua instituição.

A concessão de crédito para colaboradores pode ser uma forma chave para o estreitamento da relação entre financeiras e empresas, gerando mais negócio, já que, ao estabelecer parcerias com os departamentos de RH, é possível realizar a oferta de tarifas e bônus exclusivos aos empregados.

As empresas financeiras podem beneficiar da parceria com os departamentos de RH a fim de explorar o crescente mercado de crédito aos empregados. Esta é uma excelente forma de atrair novos negócios. Ao estabelecer parcerias com RH, as empresas financeiras podem reduzir suas taxas de inadimplência, ao conquistar um volume maior de concessão de crédito para colaboradores com dedução em folha de pagamento, com a segurança de que estão em conformidade com toda a legislação.

Crédito para colaboradores: Como agir em caso de desligamento do funcionário?

Se um empregado for desligado, a lei permite é que a instituição financeira obtenha a retenção de até 30% das verbas rescisórias para quitar a dívida do empréstimo ou financiamento, porém caso este valor não seja o suficiente para a quitação do crédito para colaboradores, o banco deverá realizar a negociação diretamente com o trabalhador, não havendo mais quaisquer intervenções da empresa.

Conforme indicado anteriormente, o funcionário também pode solicitar o bloqueio da dedução em folha de pagamento do crédito para colaboradores, podendo tornar-se inadimplente. Ou seja, apesar de possuir um risco mais baixo do que outras modalidades de empréstimos que não consideram a dedução em folha, é possível haver inadimplência.

Neste contexto, os dados podem ajudar os bancos e as instituições financeiras a analisar o crédito, através de validações disponibilizada pela Think Data, bureau de informações referência no Brasil. Ao analisar os dados de crédito dos funcionários, é possível identificar padrões que podem indicar um maior risco de inadimplência. Esta informação pode ser usada para tomar decisões de empréstimo mais assertivas, ajudando a identificação do limite de crédito mais adequado ou até mesmo, pela decisão de não conceder.

Como o WhatsApp pode ser decisivo na concessão de crédito para colaboradores?

A WhatsApp pode desempenhar um papel decisivo na concessão de crédito para colaboradores, uma vez que é uma forma rápida e fácil de se comunicar com os clientes, obter rapidamente informações e realizar negociações. Além disso, este aplicativo encontra-se instalado em 99% dos smartphones dos brasileiros — ou seja, caso um telefone móvel informado durante o cadastro não possua o app instalado, há uma grande probabilidade de o cliente estar evitando tentativas de contato futuras.

Desta forma, a validação de que um telefone móvel possui WhatsApp pode ser realizada de forma online e real-time, através de tecnologia exclusiva disponibilizada pela Think Data, sem que haja necessidade de contato com o cliente pelo App, sendo possível entender se um número móvel possui o app instalado, trazendo inúmeros benefícios, desde a rapidez do serviço de concessão de crédito para colaboradores até à redução dos custos operacionais e com inadimplência.

Além disso, a Think Data é uma das maiores e principais distribuidora Serasa Experian, contando com uma vasta gama de consultas que se adequam a todos os tipos de negociações, envolvendo a análise de informações desde a consulta de cheques devolvidos, dívidas e pendências financeiras, até a checagem de existência de protestos com abrangência nacional, de score e existência de ações judiciais — informações de extrema valia para uma concessão de crédito para colaboradores com ainda mais segurança.

Para conhecer gratuitamente as soluções de enriquecimento cadastral ou de consulta de CPF ou CNPJ na Serasa Experian, através da plataforma da Think Data, acesse: https://www.thinkdata.com.br/teste-gratuito/

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: