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Como realizar um gerenciamento comercial eficiente para vendas complexas

por: Afonso Bazolli
em: Vendas
fonte: Resultados Digitais
21 de novembro de 2022 - 17:01

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Saiba como aumentar a eficiência de seu time para lidar com vendas complexas, melhorando o relacionamento entre a empresa e seus clientes por meio da implantação de ferramentas digitais, automatizando parte do processo

Vendas complexas podem ser vendas que exigem um tempo mais longo até que seja fechada ou que dependem de uma logística estrutural do time ou da gestão. Além disso, a jornada de compra do cliente precisa ser acompanhada de perto, pensando na centralização do cliente.

Vale ressaltar, também, que na maioria dos casos a complexidade do time de vendas afeta os clientes. Por isso, a empresa deve aderir às soluções tecnológicas para diminuir o atrito e o ciclo de vendas.

A seguir, vamos compartilhar algumas dicas para você gerenciar os processos comerciais da sua empresa com mais eficiência, sem gerar gargalos na sua operação. Continue a leitura para entender em detalhes!

Quais são as principais características da complexidade do time de vendas?

A complexidade da venda pode ser analisada por dois aspectos. O primeiro é a dificuldade ou alto valor, o que deixa mais difícil e geralmente longo o ato da venda. O segundo é sobre o processo de vendas em si, agora com a visão mais do vendedor, o que geralmente exige mais do esforço intelectual pelos multiprocessos.

A personalização e a otimização dos processos ajudam a equilibrar os esforços com a complexidade do gerenciamento comercial.

Entretanto, as vendas complexas têm outro fator que pode assombrar os times comerciais, de forma até invisível: a lentidão da resposta, conhecido como Responsive Time. Ela pode acarretar no não fechamento de um negócio.

Além disso, em uma venda complexa a lentidão pode piorar o que já não era fácil, aumentando ainda mais um indicador cruel nesse tipo de venda: o conhecido e temido Custo de Aquisição de Clientes (CAC).

Então, o que fazer para ter mais eficiência no setor de vendas e gerar mais negócios fechados geridos em tempo hábil para ambas as partes? Antes de mais nada, é preciso ressaltar a importância de certos aspectos na gestão dos negócios, desde a captação do Lead até o fechamento.

Neste caso, é imprescindível que o seu time de vendas tenha qualidade e eficiência na análise dos dados disponíveis, sejam eles dos clientes ou internos. Os KPIs de hoje podem significar uma melhor performance amanhã.

A evolução dessas características é indispensável para que o time tenha mais assertividade em vendas complexas, já que elas exigem estratégias mais personalizadas.

Soluções para otimizar os processos comerciais

Agilizar o processo de resposta ao Lead é muito importante. Isso porque as chances de fechamento de vendas aumentam conforme diminui o tempo de resposta do primeiro contato.

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Como solução, há dois caminhos para se seguir: adaptar o processo comercial para ficar mais simples ou fazer customizações v​​ia API com programação para atingir a integração desejada.

Outro aliado para alcançar mais potência comercial é a integração dos times de Marketing e Vendas. É essencial a existência da aproximação entre os setores para gerar uma melhor proximidade também entre empresa e cliente.

As soluções automatizadas convertem Leads em oportunidades com mais agilidade, pois evitam o longo processo de análise humana e apresentam mais eficiência a toda operação de vendas avançadas.

Em funis longos, característicos das vendas complexas, as soluções automáticas ajudam a sustentar o contato e a fornecer atendimento exclusivo no oferecimento de soluções aos clientes. Além disso, permitem manter touchs programados sem perder o relacionamento.

Tecnologia como aliada na gestão de vendas complexas

Os softwares RD Station CRM e RD Station Marketing ajudam a simplificar o processo de compartilhamento de informações entre os setores de Marketing e de Vendas – e, consequentemente, de uma empresa e seu cliente.

Softwares de gestão de Leads e de gestão de relacionamento com o cliente, são responsáveis por automatizar tanto o Marketing quanto Vendas de uma empresa, independentemente da complexidade do projeto. E um dos pontos mais importantes é a integração das ferramentas e dos setores.

As integrações avançadas de multiplataformas, devem ter como principais objetivos diminuir o atrito no caminhar do cliente no processo comercial e alcançar a fluidez do Lead dentro do time de Vendas. A partir desse primeiro passo vem a busca pela simplificação dos processos da equipe de vendas e mais agilidade na operação.

Na prática, além de trazer mais eficiência na rotina do seu time, a integração também gera impactos nos resultados da sua empresa. Como foi o caso do Consórcio Magalu. Com a ajuda da 8D Pro (agência Platinum do Programa de Parcerias da RD), a empresa conseguiu aumentar 41% seu faturamento com a implementação do RD Station e RD CRM nos processos e estratégias.

O Consórcio Magalu tinha a necessidade de implementar um CRM para centenas de vendedores, mas nenhuma ferramenta do mercado atendia a especificidade da operação de vendas. A solução encontrada foi acionar a 8D Pro para utilizar programação e a API do RD Station Marketing somada ao RD Station CRM. Assim, foi alcançado o mecanismo ideal para o seu complexo fluxo de vendas.

Os benefícios da integração para a evolução da sua empresa

Vimos que quanto mais rápido o tempo de resposta a um Lead, mais eficiente pode ser a venda. Com a integração entre RD CRM e RD Station Marketing, você já consegue uma marcação de oportunidade utilizando Lead Scoring, Lead Tracking e mapa de conversões. Isso já elimina a necessidade um humano marcar os leads que são oportunidades.

Além de evitar o retrabalho, a inserção de dados no sistema é feita apenas uma vez. O RD Station CRM, por exemplo, carrega a navegação feita no seu site pelo Lead.

Tenha em mente que a integração auxilia na asserção das fases do funil, permitindo a cada integrante do time mensurar com maior precisão em que momentos executar cada etapa da estratégia.

Quando falamos de integração para resolver a complexidade do time de vendas, é importante saber que, provavelmente, nenhuma ferramenta atende 100% das suas necessidades. Porém, basta recorrer aos benefícios de APIs para personalização através de soluções compatíveis com o nível de exigência dos processos comerciais.

Em que momento é ideal utilizar API?

Antes de entrar nos detalhes, vamos entender melhor do que se trata uma API. A sigla diz respeito a Application Programming Interface, ou Interface de Programação de Aplicativos.

A API é responsável por desenvolver a integração que possibilita a recepção, disparo ou atualização de dados de plataformas distintas de outros softwares para o RD Station CRM ou RD Station Marketing.

Mas como uma programação impacta no gerenciamento comercial do meu time? A resposta está na simplificação de processos e diminuição do atrito processual com o Lead ou oportunidade.

Fique de olho nessas 5 soluções para identificar se está na hora de recorrer à integração de API para reduzir o ciclo de vendas da sua empresa:

Customizar processos comerciais complexos;

Diminuir o atrito do lead com a transição de ferramentas e softwares;

Simplificar o processo de vendas, diminuir o esforço cognitivo do vendedor e gerar mais fluidez para o time e Lead.

Distribuição avançada de Leads para grandes times.

Disparos de WhatsApp dependendo do ponto da jornada.

Tudo isso, desde a gestão de Leads nas plataformas integradas com o RD Station até a qualificação de contatos através de API, faz com o que o acompanhamento do relacionamento com a oportunidade seja mais efetivo.

Utilizar uma API possibilita customizar processos ou automações colocando robôs para escalar a operação, abrindo espaço para os humanos atuarem na sua melhor característica: relacionar!

Marcão Andrade – CEO da 8D Pro

Saiba como utilizar as ferramentas de forma eficiente

Bom, agora que você conferiu a importância da implementação de softwares para resolver problemas comerciais complexos para administrar seu time de vendas, não deixe para segundo plano a utilização das operações de maneira eficiente.

Da mesma forma, investir em integrações avançadas de CRM e automação vai ajudar a reduzir os problemas provenientes da complexidade do time de vendas. Afinal, é responsabilidade da empresa resolver os problemas tecnológicos para diminuir o atrito.

Outra sugestão é utilizar as ferramentas de forma inteligente, aproveitando todos os recursos disponíveis para evoluir com suas estratégias de marketing e gerar mais faturamento para seu negócio.

Mas como colocar a mão na massa? Recursos como a automação do CRM como o WhatsApp do seu time comercial, por exemplo, já aumentam a performance e otimizam os processos do seu time de vendas.

Por fim, APIs ajudam a resolver problemas de régua de distribuição avançada de Leads por meio da customização do RD Station CRM, permitindo atingir a potência máxima dos recursos. E claro, tendo acesso à gestão de um mesmo Lead em plataformas distintas e integradas apenas com a automatização.

Conte com as soluções da 8D Pro para a sua empresa

Agora ficou ainda mais fácil ter acesso a um Hub de Soluções personalizadas para resolver problemas comerciais complexos. A 8D Pro, Agência Partner RD Station e Patrocinadora Master do RD Hostel 2021, oferece serviços totalmente PRO e completos de Marketing e Vendas com especialização em integração eficiente de ferramentas.

Aproveite essa oportunidade para reduzir o ciclo de vendas da sua empresa através de API e garantir a gestão do mesmo Lead em multiplataformas com integração e estratégias personalizadas para seu negócio.

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