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26 de outubro de 2022 - 17:02

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A tecnologia de automação existe há tempo suficiente para que a maioria dos profissionais de marketing compreenda seu valor para impulsionar as metas de negócios. Em média, 49% das empresas já utilizam a automação de marketing, enquanto mais da metade das empresas B2B ainda estão adotando a tecnologia.

As empresas percebem o poder da automação de marketing, mas começar pode ser assustador. É difícil saber por onde começar quando há tantos recursos e estratégias para escolher.

Aqui estão alguns conselhos que podem ajudá-lo a se beneficiar da automação de marketing quando você estiver apenas começando.

1) Defina suas metas de automação de marketing

Se você desejar obter o máximo da automação de marketing, é importante primeiro ter uma ideia clara do que deseja alcançar com ela. Você investiu em um software de automação de marketing para ajudá-lo a economizar tempo, simplificar os processos de vendas e marketing e ajudá-lo a cultivar melhor os leads. Agora é hora de ser mais específico, definindo exatamente como você planeja usar a automação de marketing para atingir esses objetivos.

Sempre que possível, certifique-se de que suas metas de automação de marketing sejam SMART (específicas, mensuráveis, atingíveis, realistas e com limite de tempo). Dessa forma, será mais fácil ilustrar no futuro o retorno sobre o investimento (ROI) de seus esforços.

2) Consolide suas ferramentas

Usar uma tecnologia de automação de marketing abrangente é uma ótima maneira de gerenciar todas as suas ferramentas online no mesmo lugar. Você tem automação de mídia social, CRM, marketing por email, ferramentas de análise e muito mais para controlar – não torne isso mais difícil do que deveria ser. Controlar tudo a partir de uma plataforma central não só economiza tempo, mas também melhora os processos para que você possa comercializar melhor para seu público.

As tecnologias de automação de marketing mais abrangentes oferecem duas opções para consolidar suas ferramentas:

Integra-las

Muda-las para características internas

Ao comprar um software de automação de marketing, você verá que a maioria deles oferece integrações com uma variedade de ferramentas de terceiros. Por exemplo, a SharpSpring integra-se com Unbounce, Salesforce, Woocommerce e uma variedade de outras ferramentas que as pessoas usam para gerenciar seus negócios online. Você pode navegar por todas as possibilidades no marketplace de aplicativos:

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Integrar essas ferramentas com seu software de automação de marketing é uma ótima maneira de continuar usando as tecnologias que você adora, enquanto se beneficia dos recursos de automação de marketing.

A tecnologia de automação de marketing possui até recursos internos que podem substituir muitas das outras ferramentas que você usa, como marketing por email e CRM. Esses recursos internos oferecem a você a oportunidade de otimizar o marketing e as vendas em todas as plataformas. Recomeçar com uma nova ferramenta leva algum tempo e esforço, mas se isto puder maximizar seu ROI, pode valer a pena.

3) Organize sessões de treinamento para o seu pessoal

O valor de seu software de automação de marketing se estende apenas na medida em que a vontade de sua equipe interna de usá-lo. Funcionários que não conhecem os principais recursos ou não sabem como usá-los provavelmente não aprenderão sozinhos sobre o novo software.

Se você desejar que suas equipes comecem a tirar proveito dos principais recursos desde o início, é melhor organizar algumas sessões de treinamento. Nelas, a sua agência parceira poderá mostrar aos funcionários como usar os recursos-chave que são relevantes para sua posição na empresa. É igualmente importante ilustrar que a automação de marketing os beneficia ao simplificar os processos e tornar o trabalho deles mais fácil.

Depois de implementar e usar seu software de automação de marketing por algumas semanas, acompanhe os funcionários, junto com a sua agência parceira, para ver como eles estão usando a tecnologia. Ofereça conselhos e suporte para ajudá-los a maximizar os benefícios para si próprios e para o seu negócio.

4) Comece por algumas vitórias simples

Você não precisa desenvolver uma estratégia sofisticada de automação de marketing desde o primeiro dia. Você levará algum tempo para aprender todos os recursos e desenvolver campanhas de marketing ajustadas que tirem o máximo proveito deles.

No início, é melhor se concentrar em obter o básico automatizado para que você possa fazer a bola rolar para grandes vitórias. Veja aqui alguns exemplos de coisas fáceis que você poderá fazer imediatamente para melhorar seu marketing:

Configure uma sequência de e-mail de boas-vindas para novos assinantes

Configure e-mails de gatilho para carrinhos abandonados

Crie e faça teste A/B com algumas novas landingpages direcionadas

Comece a monitorar o comportamento das landingpages

Acione automaticamente a comunicação entre marketing e vendas

Configure postagens automatizadas em suas contas sociais

Configure interações sociais automatizadas para envolver seu público

Quando você usar uma poderosa tecnologia de automação de marketing, todas essas coisas se tornarão tarefas fáceis que mostrarão resultados rapidamente. Por exemplo, quando você usar o criador de landingpage de apontar e clicar da SharpSpring, você poderá criar páginas direcionadas que serão convertidas em menos de uma hora.

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Identificar grandes problemas com correções rápidas de automação de marketing o ajudará a perceber o ROI desde o início e o liberará para se concentrar no desenvolvimento de estratégias de sucesso mais complexas a longo prazo.

5) Pilote uma nova campanha de marketing

Sua tecnologia de automação de marketing deverá incluir todas as ferramentas de que você precisar para construir uma campanha de marketing poderosa a partir do zero. Em vez de tentar importar seus funis de vendas legados, aproveite ao máximo os recursos internos de seu software para criar uma nova campanha de marketing direcionada.

Tudo que você precisará fazer é criar uma campanha, automatizar seus processos e testa-los. Monitore o comportamento do seu público e o desempenho da campanha com sua tecnologia de automação de marketing e, em seguida, comece a identificar oportunidades para ajusta-la e melhorar. Com o tempo, sua campanha de marketing inicial se transformará em uma estratégia poderosa e otimizada para gerar leads, gerar conversões, reduzir a rotatividade e muito mais.

A automação de marketing no longo prazo

A automação de marketing nunca deverá ser um tipo de coisa do tipo “configure e esqueça”. Para impulsionar o ROI, você precisará obter insights de seus relatórios analíticos e fazer ajustes inteligentes em suas campanhas e estratégias de vendas. A automação de marketing o apoiará neste esforço, automatizando tarefas repetitivas e tediosas e rastreando o comportamento de seus leads. Experimente estas 5 maneiras fáceis de começar com a automação de marketing e o resto se encaixará.

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