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19 de outubro de 2022 - 17:01

O-que-sao-clientes-ativos-4-dicas-para-manter-a-sua-carteira-de-clientes-ativa-e-rentavel-televendas-cobranca-1

Construir uma sólida carteira de clientes é algo que leva tempo e muito trabalho para uma empresa conquistar. É necessário saber desenvolver um bom relacionamento com eles a fim de garantir que eles sempre voltem a fazer negócio com você.

Nas próximas linhas, você vai descobrir o que são clientes ativos, a diferença para os inativos e o que é carteira de clientes ativa.

O que é cliente ativo?

É considerado como cliente ativo aquele que mantém relações comerciais com uma empresa ou vendedor e que realiza novas compras a uma frequência regular.

Esse tipo de cliente participa ativamente do processo e é responsável por gerar lucros para o modelo de negócio.

Qual a diferença entre cliente ativo e inativo?

Enquanto o cliente ativo é aquele que está frequentemente adquirindo produtos e serviços de uma empresa, o inativo já não realiza nenhuma nova compra a um tempo considerável.

Podem ser considerados como inativos os clientes que cancelaram a assinatura de um serviço.

No caso de empresas que não operam sob o modelo de assinatura, costuma-se estabelecer um prazo mínimo sem a efetuação de uma nova compra para que o cliente seja considerado inativo. Esse prazo costuma ser de 6 meses a 1 ano.

O que é carteira de clientes ativa?

O termo carteira de clientes é utilizado pelos profissionais de vendas para se referir ao conjunto de clientes com os quais a empresa ou o vendedor já fechou negócio pelo menos uma vez.

Essa carteira é considerada ativa quando os clientes que fazem parte dela mantêm uma relação comercial com o dono da carteira, seja a empresa ou um vendedor específico.

A carteira ativa é composta por clientes que fazem novas compras com certa regularidade.

Como manter clientes ativos?

Para manter os clientes da sua carteira ativos, existem algumas boas práticas que você pode implementar.

Separamos aqui 4 dicas valiosas que vão te ajudar a construir um relacionamento duradouro com seus clientes e garantir que eles continuem comprando de você.

1. Não negligencie o pós-vendas

Um erro muito comum e que faz a carteira de clientes ativos “minguar” é não dar a devida atenção à etapa de pós-vendas.

Muitos vendedores, após fecharem um negócio, simplesmente abandonam seus clientes. Para manter uma carteira ativa, evite seguir esse mesmo caminho.

Ofereça um suporte de qualidade, entre em contato com o cliente para saber como tem sido a experiência dele com a solução adquirida e faça o que for preciso para garantir que ele fique satisfeito.

2. Faça pesquisas de satisfação

Por falar em clientes satisfeitos, busque realizar pesquisas para mensurar e avaliar o grau de satisfação da sua carteira de clientes com os produtos ou serviços que você vendeu.

Essa é uma forma de entender melhor o que pode ser feito para satisfazer os clientes de modo a garantir que eles voltem a fechar negócio com você em vez de te abandonar e migrar para a concorrência.

Outra forma de entender as necessidades de seus clientes e se antecipar aos problemas é ouvi-los com muita atenção.

3. Acompanhe a taxa de churn

A taxa de churn é um importante indicador de desempenho que mostra quantos clientes abandonaram a sua empresa e cortaram relações comerciais dentro de um período específico de análise.

Monitorar esse indicador te ajudará a ter maior controle sobre a sua carteira de clientes. Ao mensurar quantos clientes deixaram de comprar, é possível definir estratégias de retenção.

Para calcular a taxa de churn, basta aplicar a seguinte fórmula:

Total de clientes que deixaram a empresa / Total de clientes ativos no início do período analisado x 100

4. Recupere clientes inativos

Nesta última dica, vá atrás de clientes antigos que já não compram da sua empresa há algum tempo e tente recuperá-los.

Busque investigar o motivo do afastamento deles e restabeleça uma relação comercial com eles.

Agora que você já sabe mais sobre clientes ativos, coloque em prática nossas dicas para que a sua empresa possa crescer e se sustentar no longo prazo. Mantenha um bom relacionamento com a sua carteira de clientes.

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