Você sabia que 75% dos e-mails enviados no mundo são marcados como spam? Esta é uma prática que deve ser evitada a qualquer custo, caso contrário, a empresa pode ficar com a reputação manchada. Além disso, pode gerar outros prejuízos, como desperdício de tempo e dinheiro. Para que a sua mensagem chegue na caixa de entrada da sua lista de contatos, é preciso aprender algumas técnicas sobre como evitar spam. Confira as dicas da Akna e garanta uma ótima taxa de entrega para seus disparos!
Aprenda como evitar spam em 5 passos rápidos
1- Remetente dos envios dos e-mails
Os provedores de e-mail possuem filtro anti-spam, com a função de checar o conteúdo e os links que contêm naquela mensagem. Também verifica a reputação do domínio e do remetente para entender se o e-mail enviado é confiável ou não. Após a análise, os servidores aceitam ou recusam as mensagens. Se forem recusadas, são marcadas como spam e direcionadas para a caixa de spam.
Para atingir o máximo de desempenho de entrega, aconselhamos o uso de um domínio próprio, ou seja, uma conta de e-mail ativa para realizar os envios. É importante que ela tenha movimentação de disparos, assim, seu domínio obtém uma postura mais profissional e aumenta as chances de chegar até lá.
2- Configurações DNS de e-mail
As configurações DNS de e-mail são necessárias para saber como evitar spam e obter o desempenho máximo das suas campanhas. DKIM, SPF, MX e DMARC são os principais padrões técnicos que precisam ser definidos dentro do seu domínio. Assim, é possível aumentar a segurança do seu e-mail e impedir ataques e fraudes online.
3- Boa reputação
A reputação do seu domínio é medida pela média dos envios realizados nos últimos 30 dias. Ela sofre alterações devido ao grande número de disparos com erros e tende a cair no conceito dos provedores. Uma das medidas que ajudam a aumentar sua reputação e saber como evitar spam é fazer a higienização da sua lista de contatos.
4- Higienização da lista
Imagine que quem está engajado com o seu e-mail é um lead quente (pessoa que tem mais chance de converter e abrir suas mensagens). Por outro lado, quem não interage nem abre seus e-mails é chamado de lead frio. Essas pessoas prejudicam todas as suas métricas, a reputação da sua conta e o IP de envio. Tudo isso contribui para que sua taxa de entrega caia cada vez mais!
Pensando nisso, recomendamos que você limpe sua lista de contatos, excluindo quem não está interessado no seu negócio ou não interage com a sua marca.
5- Copy do e-mail
Copy é tudo aquilo que você escreve no conteúdo do seu e-mail. Em outras palavras, é a forma de persuadir em texto. Muitas vezes, o erro da sua mensagem que faz com que ela caia na caixa de spam está aqui!
A boa notícia é que existem certas práticas textuais que te ajudam a saber como evitar spam. São elas:
evite títulos de e-mail e conteúdo em CAIXA ALTA ou com muitos caracteres especiais (!!!, ???, @#%&*);
evite utilizar palavras que remetam a e-mails automáticos, como “presente”, “bônus”, “promoção”, etc;
prefira inserir mais texto do que imagem no e-mail ou use a máxima da proporção meio a meio;
insira hiperlinks e evite links quebrados (com erro de digitação ou página inexistente).
Nós podemos entregar seu e-mail ao seu lead!
Gostou das nossas técnicas sobre como evitar spam? Se ainda assim suas mensagens continuam não chegando para seus usuários, nós temos a solução ideal para você!
A Akna é uma empresa de marketing cloud que oferece uma plataforma de automação de E-mail Marketing. Nossa equipe é expert em entregabilidade e pode garantir a qualidade da entrega para sua base de leads.
Temos um sistema de Inteligência Artificial à nossa disposição para disparar mensagens para os endereços corretos, evitando o bloqueio dos filtros e, consequentemente, o temido spam!
CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.