Saiba qual a importância de contar com um CRM desde o início da operação, entenda as funções desse tipo de software e conheça uma opção gratuita para começar a usar agora mesmo
Quem está começando uma empresa precisa tomar decisões sobre onde investir o capital disponível. Muitas vezes, faltam recursos para contratar, por exemplo, softwares pagos para ajudar a automatizar o trabalho.
Felizmente, no caso de algumas dessas ferramentas, há opções gratuitas que atendem bem às necessidades dos negócios que estão dando os primeiros passos. Uma delas é o CRM (sigla em inglês para Customer Relationship Management, ou gestão de relacionamento com o cliente). A plataforma, essencial para a gestão comercial, pode ser encontrada em versões gratuitas que não deixam a desejar em termos de qualidade.
Neste artigo, você saberá qual a importância de contar com uma ferramenta de CRM desde o início da operação, entenderá quais são as possibilidades desse tipo de software e conhecerá uma opção de CRM gratuito para começar a usar na sua empresa agora mesmo. Confira!
Por que usar um CRM? Conheça as funções e vantagens da ferramenta
Antes de falarmos especificamente sobre o CRM gratuito, vale a pena falar sobre algumas funções e vantagens da ferramenta:
Organização dos dados: quanto mais informações sobre os clientes em potencial e os consumidores atuais a empresa tiver, melhor. É com base nesses dados que será possível fazer uma abordagem personalizada, oferecendo uma experiência de qualidade. O CRM facilita essa organização, pois permite armazenar as informações relevantes sobre os Leads e os clientes em um só lugar.
Controle do processo de vendas: o CRM permite controlar o processo de vendas da empresa. Assim, é possível saber como está cada uma das etapas da negociação, para decidir onde focar esforços.
Vendas mais frequentes, rápidas e inteligentes: de acordo com a Innopple Technologies, as empresas que adotaram um CRM tiveram um aumento de 65% nas vendas. Isso acontece porque a ferramenta facilita o processo comercial, permitindo integrar email, agenda e outros softwares, além das informações dos Leads, em uma só plataforma. O resultado são vendas mais frequentes, inteligentes e rápidas.
Fidelização de clientes: fidelizar clientes é tão importante quanto conquistar novos. Por meio do CRM é possível analisar o perfil do consumidor e oferecer outros produtos que estejam de acordo com os interesses dele, fazendo upsell e cross-sell.
Conhecimento dos motivos de perda: você sabe por que alguns negócios não foram fechados pelos seus vendedores? Conhecer os motivos de perda de vendas permite corrigir o necessário para que negócios não sigam sendo perdidos pelas mesmas razões. Algumas plataformas de CRM permitem registrar esses motivos e criar ações segmentadas com base em cada um deles.
Quando usar um CRM gratuito?
O CRM gratuito é uma boa opção para empresas que estão dando os primeiros passos na gestão comercial, pois permite ter um processo estruturado e definido desde o início sem, no entanto, trazer um custo com o qual esses negócios ainda não podem arcar. Também pode ser uma boa escolha para não deixar o controle de vendas de lado, mesmo em momentos de crise, em que é preciso cortar gastos.
Quando a empresa está começando, pode parecer uma boa escolha o uso de ferramentas improvisadas, como planilhas, para controlar os clientes. O problema é que, mesmo para negócios com poucas negociações em andamento, esse tipo de recurso é limitado.
Isso porque as planilhas podem ser difíceis de atualizar, interpretar e compartilhar com a equipe, prejudicando a comunicação. Dessa forma, os dados da área de vendas ficam espalhados em diversos lugares, o que dificulta o trabalho colaborativo.
Sendo assim, pode-se dizer que, desde o primeiro dia, todas as empresas podem se beneficiar do uso de uma ferramenta de CRM, mesmo aquelas que têm poucos clientes ou que ainda não possuem um time de vendas. Inclusive, quanto mais precoce for a adoção, melhor. Dessa forma, é possível já ter um processo definido e estruturado desde o princípio, o que facilita o crescimento do time e das vendas.
Como escolher um CRM gratuito?
Ao saber que existem opções de CRM gratuitas no mercado, há quem pense: mas será que vale a pena?
Realmente, em algumas áreas, o melhor é optar por ferramentas pagas. Mas, no caso do CRM, existem boas plataformas gratuitas, que atendem às necessidades dos negócios, especialmente daqueles em estágio inicial.
Além disso, a maioria dos CRM gratuitos possuem uma versão mais robusta, paga, que pode ser contratada posteriormente. Dessa forma, é possível usar a versão sem custos e, no futuro, caso seja necessário, optar pela versão completa.
Porém, com tantas opções disponíveis no mercado, pode ser difícil escolher o CRM ideal. Na hora de decidir, leve em consideração os seguintes pontos:
Quais são os processos internos e as características da empresa, como porte, número de funcionários e o que precisa ser melhorado no relacionamento com o consumidor
Possibilidade de integração do CRM com outras ferramentas, como email, telefone, ferramenta de automação de marketing e aplicativo de mensagens (WhatsApp, por exemplo)
Possibilidade de contratar uma versão mais robusta da ferramenta, se necessário
Acessibilidade, o que inclui acessar o CRM de diferentes dispositivos, como computador e celular, e operação na nuvem, sem que seja necessário instalá-lo na máquina utilizada
Suporte, atendimento ou disponibilidade de materiais de apoio para facilitar a adoção
Depois de avaliar esses fatores, ficará mais fácil saber se o CRM gratuito é o ideal para a sua empresa e escolher dentre as opções disponíveis.
Conheça o RD Station CRM
Se a sua empresa procura uma opção de CRM gratuito de qualidade, sem limite de contatos e de usuários, uma boa escolha pode ser o RD Station CRM. A ferramenta de relacionamento com o cliente da RD já tem mais de 3 mil clientes dentre os planos gratuito e pago e foi considerada plataforma líder no mercado de vendas no Brasil pela B2B Stack.
O plano gratuito do RD Station CRM permite:
Cadastro ilimitado de usuários, oportunidades, clientes e contatos
Geração de relatórios
Integrações com ferramentas como o RD Station Marketing, Google Calendar e WhatsApp (por meio da extensão WhatStation)
Importações e exportações de clientes e oportunidades
Controle de emails, incluindo envio, recebimento e alertas de abertura, além de templates
Telefone virtual
Suporte por email
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