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08 de agosto de 2022 - 17:04

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Como é feito o processo de onboarding na sua empresa?

O que é onboarding?

Onboarding é uma palavra em inglês que, traduzindo livremente, significa “embarcar”.

No contexto de RH, o onboarding é um processo que cuida justamente do embarque de novos funcionários à rotina e à cultura de uma organização.

A intenção do onboarding é promover a integração de colaboradores recém-contratados de modo a facilitar a adaptação desses profissionais ao seu novo ambiente profissional.

Nas etapas do onboarding, o funcionário desenvolve familiaridade com os métodos de trabalho, com a estrutura hierárquica, com o clima organizacional e com as suas tarefas diárias.

Por que é importante se dedicar ao onboarding de novos funcionários?

O onboarding prepara os colaboradores que acabaram de ingressar na empresa para que eles possam assimilar gradativamente suas novas tarefas e rotinas partindo logo do primeiro dia de trabalho.

Com o processo de onboarding de novos funcionários, esses profissionais ficam mais bem preparados para enfrentar obstáculos comuns nas primeiras semanas e podem atingir o seu potencial máximo em menos tempo.

A importância do treinamento onboarding também pode ser percebida em dados. Segundo um estudo recente realizado pela Glassdoor, um eficiente onboarding de novos funcionários pode aumentar em 82% a retenção desses talentos recém-chegados.

Além da redução significativa do índice de turnover nos meses iniciais, conduzir as etapas do onboarding de maneira eficaz tende a melhorar também a produtividade e o engajamento dos colaboradores.

Passo a passo: como promover treinamento de onboarding de novos funcionários?

Para que seja bem sucedido na sua empresa, o treinamento de onboarding precisa ser muito bem estruturado.

Para te ajudar, separamos aqui um passo a passo com as etapas do onboarding para você seguir com os seus novos funcionários e reduzir custos com treinamentos futuros.

Passo 1 – Crie um planejamento

A primeira etapa para o treinamento onboarding consiste em criar um planejamento com tudo o que os novos profissionais precisam saber sobre a empresa e sobre sua nova rotina de trabalho.

Dessa forma, você organiza as informações e as atividades que deverão ser concluídas.

EXEMPLO PRÁTICO: lembre-se que o colaborador precisa estar a par de uma série de burocracias da empresa, além de seus valores, missão, visão e outros dados corporativos que resumem sua proposta de valor.

Assim, além de apresentar esses conceitos importantes, não deixe de incluir em seu planejamento informações como: onde estacionar o carro, como tirar cópias, onde fica o ambulatório, quais são e onde ficam os departamentos da empresa, como pedir auxílio para configurar o computador, como conseguir a caixa de e mail da empresa, cartões de visitas etc.

Passo 2 – Prepare o local para recepcionar o colaborador

Nesta etapa, o local de trabalho deve estar pronto para receber o funcionário recém-contratado. É importante que já esteja definido onde ficará a mesa dele, o login de acesso à intranet da empresa, e-mail corporativo e os materiais necessários.

EXEMPLO PRÁTICO: Sua empresa conta com um pequeno auditório? Se não, organize uma sala de reunião onde caibam todos os novos colaboradores que vão passar pelo onboarding. Veja se há como projetar os slides, microfones etc. Não esqueça de água e uns lanchinhos, além dos materiais de apoio e, é claro, acesso fácil a banheiros.

Passo 3 – Crie um material de apoio para novos colaboradores

Todas as tarefas, métodos e regras internas devem estar descritas de forma didática para os novos funcionários em um manual ou material de apoio. Assim, sempre que ele tiver dúvidas, ele poderá fazer consultas independentes.

EXEMPLO PRÁTICO: uma pequena brochura com  tudo que os colaboradores precisam saber sempre será um material interessante. Você também pode enviar slides para as caixas de e-mail deles. Um  brinde personalizado da empresa pode cair bem, como uma agenda, canetas legais, porta-coisas para escritório, etc.

Passo 4 – Determine mentores para acompanhar o funcionário

Nomeie colegas para atuarem como mentores dos novos funcionários. Eles serão responsáveis por acompanhar e orientar de perto o trabalho dos recém-chegados e garantir que eles se adaptem mais rapidamente ao dia a dia da empresa.

EXEMPLO PRÁTICO: selecione alguns colaboradores seniores ou gerentes de área para serem mentores de seus colaboradores novatos, dando dicas que só a experiência na empresa pode proporcionar.

Passo 5 – Defina as métricas de desempenho e forneça feedbacks

Defina as métricas necessárias para acompanhar o desempenho dos colaboradores no treinamento onboarding. Dessa forma, ele já vai se familiarizando com as metas da equipe.

Não se esqueça também de fornecer feedbacks constantes para que o funcionário tenha clareza sobre o que se espera dele.

EXEMPLO PRÁTICO: quanto tempo demora para o vendedor fazer a primeira venda, depois do onboarding? Essa é uma métrica interessante. Analise sua empresa e pense nas métricas mais indicadas para medir a eficiência de seu processo de integração de novos colaboradores.

Estruture seu treinamento de onboarding com nossas dicas!

Bom, como você pôde perceber, o treinamento onboarding possui valor estratégico para a gestão de recursos humanos.

Dedique-se a esse processo crucial e obtenha melhores resultados com seus novos colaboradores.

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