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06 de julho de 2022 - 17:00

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Uma empresa, qualquer que seja seu segmento, precisa de estratégias para se diferenciar da concorrência. O posicionamento estratégico é capaz de auxiliar nesta necessidade empresarial.

Afinal, quanto mais os consumidores conhecerem os benefícios de uma marca, maiores as chances da empresa conquistar o público correto e ter sua preferência, concorda? Neste artigo você irá saber o que é posicionamento estratégico, quais seus benefícios e alguns exemplos. Boa leitura!

Posicionamento estratégico: o que é?

Posicionamento estratégico é a forma que uma empresa deseja ser percebida no mercado, como pretende estar na mente do público-alvo. Por isso, o posicionamento estratégico é uma maneira de se destacar entre as concorrentes, criando vantagem competitiva.

Como o posicionamento estratégico pode contribuir para o fortalecimento do negócio?

O posicionamento é definido como “a ação de projetar o produto e a imagem da organização com o fim de ocupar uma posição diferenciada na escolha de seu público-alvo”, de acordo com Philip Kotler, um dos maiores especialistas em marketing.

Com essa definição, já podemos concluir que o posicionamento estratégico fortalece a preferência dos clientes. Tendo uma estratégia bem definida, os diferenciais da marca ficarão muito claros para o público-alvo ideal, a tomada de decisão de compra será mais fácil e as chances de sucesso aumentarão.

Benefícios do posicionamento estratégico

Uma empresa sem um posicionamento estratégico definido, ou que o tenha apenas na teoria, perde a oportunidade de se beneficiar em diversos aspectos.

Conheça alguns dos benefícios que as marcas dispõem quando planejam e executam seu posicionamento estratégico:

Diferenciais da marca esclarecidos para o público-alvo;

Conquista de um local na mente dos consumidores;

Aumento da reputação da marca no segmento;

Maior chance de preferência dos clientes;

Conquista do público ideal;

Objetivo da marca definido e organizado.

Como fazer um posicionamento estratégico?

O posicionamento estratégico é uma das últimas etapas do branding, então isso significa que a empresa já deve saber seu propósito, público-alvo, proposta de valor, diferenciais e benefícios do produto, além do posicionamento das concorrentes do setor.

Ao entender os itens acima, chega o momento de definir como a marca deseja ser percebida para começar a colocar o plano em prática. Mas é importante saber que não é um processo de curto prazo e deve ser sempre trabalhado.

Veja abaixo um passo a passo para conseguir um bom posicionamento estratégico:

Estude o público-alvo e saiba quais suas dores;

Entenda quais dores sua marca irá solucionar;

Crie uma proposta de valor interessante para o público-alvo;

Tenha claro quais são os diferenciais da empresa;

Invista em discursos que valorizem os diferenciais;

Lembre-se de basear toda a comunicação no posicionamento.

O que fazer para fortalecer a marca da empresa?

Fortalecer a marca e ser lembrado pelo público exige uma estratégia de posicionamento sólida, assim como um marketing consolidado.

A importância de ter um posicionamento estratégico para se destacar no mercado é tanta que todos os anos acontece uma pesquisa nacional para saber quais marcas estão mais presentes na memória do consumidor, a Top ofMind.

Então, para fortalecer a marca da sua empresa, tenha um bom posicionamento estratégico, avalie se há necessidade de reposicionamento e tenha clara a percepção que a empresa deseja transmitir. Avalie as seguintes questões:

Qual o real problema que sua empresa soluciona para o público-alvo?

A proposta de valor está de acordo com o que os consumidores buscam?

A linguagem e os canais de comunicação estão adequados para o público?

O que a marca oferece como diferencial da concorrência?

Exemplos de posicionamento estratégico

Quando chega o momento de definir o posicionamento estratégico pode acontecer de você achar complexa essa tarefa. Se esse for o caso, buscar por exemplos de posicionamento estratégico pode ajudar bastante! Siga a leitura e conheça alguns deles.

Coca-Cola

Uma das marcas muito bem-posicionadas no mercado é a Coca-Cola. Aqui o posicionamento não é vender apenas um refrigerante: seus consumidores terão experiências, momentos de felicidade com a família e amigos.

Mesmo passando por várias gerações, ela segue como a marca mais consolidada de refrigerantes, pois soube adaptar sua estratégia aos diversos cenários.

Nike

Just do it. A marca conseguiu se fortalecer no mercado internacional com o posicionamento de qualidade para todos os atletas, desde profissionais até iniciantes nos esportes.

A Nike foca no culto à marca, investe em uma comunicação que a aproxima do público com um posicionamento de qualidade nos produtos, assim como abordagem de temas que conversam diretamente com as dores do consumidor.

Crie sua estratégia de posicionamento

Para criar seu posicionamento estratégico, tente reunir a resposta para os principais pontos já citados neste artigo. Veja o exemplo:

“A empresa Exemplo, desenvolvedora de softwares de gerenciamento de mídias sociais, lançou um produto inovador com as funcionalidades mais buscadas pelos gestores de marketing. Assim os clientes podem reduzir o tempo de ações operacionais e focar na estratégia. Relatórios disponíveis de forma rápida e suporte técnico 24 horas são apenas alguns dos benefícios. Tudo pelo menor preço de mercado!”.

Percebe como o público-alvo, a solução da dor e os diferenciais da marca estão claros? Ter essa estrutura irá facilitar a elaboração do seu posicionamento estratégico.

Neste artigo vimos que quando uma marca define qual será seu posicionamento estratégico há diversos benefícios já que também é definida a forma como irá se diferenciar das concorrentes, qual será sua vantagem competitiva e como os clientes irão enxergá-la.

Lembre-se que para elaborar um posicionamento estratégico é preciso ter definido o público que se deseja atingir, quais necessidades serão atendidas e os diferenciais do produto. Quando um posicionamento estratégico de marketing é bem estruturado, as chances de alcançar os resultados esperados aumentam.

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