Ao conceder um empréstimo, uma financeira realiza uma análise de crédito do proponente de forma automatizada (via motor de crédito) – e em caso de dúvidas, essa proposta é derivada para uma mesa de crédito. Independente da forma utilizada, caso os processos de concessão de crédito não estejam bem parametrizados, as chances de se ter um grande prejuízo devido a fraudes ou a inadimplência é muita alta. Entenda como reduzir essas possibilidades na hora de conceder um crédito.
Hoje, com o volume de requisições de empréstimos recebidas diariamente pelas financeiras – o processo de análise de crédito deve ocorrer em poucos segundos – e é de extrema importância saber quais as ferramentas necessárias para realizar essa avaliação de acordo com o perfil de cada consumidor e da empresa. Muitas financeiras acabam criando um processo em que é necessária a verificação de score, pendências financeiras e participação em ações judiciais para toda e qualquer negociação, o que acaba deixando a concessão bastante robusta, mas também onerosa.
Esses tipos de ferramentas possibilitam a diminuição de inadimplências, fraudes, gastos e esforços desnecessários com clientes que possivelmente serão um trabalho a mais para a empresa e que deem a famosa dor de cabeça para reaver os valores que foram perdidos, por isso, realizar a análise de crédito de acordo com a carteira de clientes e o tipo de negociação, de forma personalizada, aumentam consideravelmente as chances de sucesso nas vendas e no recebimento do serviço.
Tipos de consultas que auxiliam na análise de crédito de Pessoa Física e Jurídica
Assim como para cada perfil, pode-se realizar um tipo de análise de crédito, não é diferente a análise em relação a empresa e a pessoa física, isso dependerá de fatores que identifiquem o perfil do cliente e o quanto de crédito precisará, pois ao ser identificado seu perfil, pode-se utilizar soluções de fato menos onerosas que auxiliam na hora de avaliar o perfil do cliente, reduzindo o custo do processo.
Diante disso, pensando em análise de crédito de PJ é possível pesquisar dados como por exemplo, a quanto tempo a empresa foi aberta e se consta como “ativa” na Receita Federal, se os sócios possuem participação outras empresas, realizando assim consultas menos onerosas e que trazem mais robustez à análise de crédito. Por outro lado, quando a negociação envolver valores elevados e, consequentemente elevando seu risco, é possível realizar consultas auxiliares para que assegure o fornecedor de que não irá ser prejudicado na hora do recebimento, assim, fazendo com que a análise de crédito personalizada evite custos desnecessários.
Da mesma forma, na análise de crédito da pessoa física, é possível realizar de forma personalizada e cruzar informações em soluções menos onerosas, mas que de fato auxiliam na hora de entender o perfil e a condição do cliente desde o momento do fornecimento, até o momento da cobrança.
Análise de Crédito: A importância da personalização
Ao realizar a análise de crédito, a empresa passa a conhecer melhor o cliente, pois com isso, é possível mapear o perfil, entender a capacidade de pagamento e o comportamento em negociações anteriores, seja em pessoa física ou jurídica e entender quem é que está solicitando crédito é se assegurar em melhores negociações e evitar prejuízos futuros.
Além disso, realizando a análise de crédito, é possível diminuir os riscos, tendo em vista que ao fornecer créditos ao cliente, a empresa confia que receberá os valores de acordo com o que foi combinado, possibilitando a diminuição de futuros prejuízos e aumento nos índices de inadimplência.
Portanto, ao realizar a análise de crédito e conhecer o perfil do cliente, a empresa se dispõe a tomar decisões de forma segura e direcionada para efetuar de forma mais assertiva a cobrança do que foi acordado.
Análise de crédito: cruzamentos de informações para reduzir custos
Haja vista que especialistas da área preveem aumento significativo nos índices de inadimplência no Brasil, todo cuidado a fim de evitar futuras inadimplências se mostram necessários e quando se realiza a análise de crédito e o mapeamento do perfil do cliente, isso se torna possível. Por isso, a Think Data, bureau de informações, referência no mercado, possui soluções de enriquecimento cadastral que possibilitam realizar a análise de crédito e conhecer o perfil do cliente, entendendo o quanto é seguro e se está apto para ter o crédito concedido.
A Think Data possui soluções multiplataforma, possibilitando a integração de suas soluções ao sistema da empresa para realizar a análise do crédito de forma ágil e simplificada, além disso, é possível realizar consultas das soluções Serasa Experian, de acordo com a necessidade do perfil do cliente, sendo feito de forma personalizada para a necessidade do momento.
Com as soluções da Serasa Experian, a empresa realizar a análise de crédito personalizada e, ao entender o perfil do cliente versus a negociação envolvida realizar consultas básicas a partir de R$ 9,50, até consultas extremamente amplas e completas que chegam a R$ 65,00, que viabilizar a verificação de pendências e restrições financeiras, protesto estadual e em outro caso, verificar se o cliente é réu em ações judiciais ou se possui participação em empresas falidas, sendo possível ter o acréscimo de consultas complementares para a verificação de detalhes e recebimento de alertas.
Pensando nisso, o cruzamento das informações para análise de crédito através de pesquisas realizadas nas soluções fornecidas pela Think Data, considerando seu amplo book de consultas disponíveis, possibilitam a redução no custo, assim como nos esforços do dia a dia, já que ao se mapear processos adequados para cada tipo de cliente e negociação.
Para conhecer gratuitamente as soluções de enriquecimento cadastral ou de consulta de CPF ou CNPJ na Serasa Experian, através da plataforma da Think Data, acesse: https://www.thinkdata.com.br/teste-gratuito/
CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.