Em qualquer negociação, é importante identificar o perfil socioeconômico do cliente, pois ao conhecer a capacidade de pagamento, a venda ou cobrança será feita de forma mais assertiva, personalizada, aumentando as chances de sucesso.
No momento inicial da venda, quando o negociador entende as necessidades e qual é o perfil socioeconômico do cliente, ele identifica qual é a forma de abordagem e oferecimento do produto, qual a melhor forma de entrar em contato com o prospect apresentando o produto de forma que demonstre que este realmente seja interessante e brilhe aos olhos do comprador, acarretando o sucesso da negociação.
Por outro lado, ao falarmos de cobrança, não é segredo para nenhum cobrador, que o inadimplente utiliza de mecanismos a fim de se esquivar da cobrança e de negativações ou prejuízos e por isso, é tão importante identificar o perfil socioeconômico do cliente não somente no momento da venda, mas também na cobrança.
No momento da cobrança, pode ser ainda mais importante tomar cuidado em mapear o perfil socioeconômico do cliente do que na compra, pois caso a inadimplência se torne recorrente entre os demais compradores, a empresa terá sérios prejuízos financeiros.
Como o ICP pode te ajudar a identificar o perfil do cliente?
Antes de tudo, ICP é a sigla para Ideal Customer Profile, uma estratégia utilizada para entender o perfil do cliente ideal. Quando usada, auxilia que a empresa identifique a melhor forma de abordagem através, como por exemplo a análise do perfil socioeconômico do cliente.
Estratégias de vendas que são direcionadas corretamente, acarretam o aumento de fechamento de contratos e o mais importante, quando o perfil socioeconômico do cliente se encaixa com o perfil da empresa, dificilmente esse negócio tende a dar prejuízos.
A melhor forma de identificar o Ideal Customer Profile, é utilizar de soluções que através de consultas em base de dados, facilitem uma análise mais criteriosa de cada lead, mapeando o perfil socioeconômico do cliente e fazendo com que a campanhas de marketing atinjam o contato com a pessoa certa e no momento certo.
Como a análise do perfil socioeconômico do cliente pode auxiliar na cobrança?!
Não é somente no momento da venda que a empresa precisa analisar o perfil socioeconômico do cliente e sim a todo o momento, para aumentar ao máximo as chances de uma melhor negociação com a consecutiva quitação dos débitos.
Por isso, quando o credor entende o perfil socioeconômico do cliente, ele toma a frente na negociação das dívidas e consequentemente diminui os altos índices de inadimplência, que de acordo com o Banco Central do Brasil continua crescendo e batendo recordes. Além disso, existe previsão de que neste ano a inadimplência continue aumentando, assim como a concessão de crédito, que tende a subir de forma mais tranquila tendo em vista a diminuição da capacidade esperada para o consumo.
Ao utilizar soluções que visam mapear o perfil socioeconômico, e que se pode, por exemplo, mostrar se o devedor é beneficiário do bolsa família, se irá receber a restituição do imposto de renda ou se encontra empregado, aumentam as taxas de sucesso nas negociações e consequente diminuição inadimplentes em carteira.
Formas de identificar o perfil socioeconômico do cliente antes da venda:
Nesse ponto todos nós sabemos o quanto é importante identificar o perfil socioeconômico do cliente para entender a melhor forma de identificar o cliente ideal para as vendas. Agora o que falta é explicar como entender quem é o cliente e qual é o melhor perfil para a empresa.
A Think Data, bureau de informações e referência no mercado, oferece diversos mecanismos que possibilitam entender o perfil socioeconômico do cliente. Como por exemplo, a pesquisa online que é feita diretamente no Ministério do Trabalho e que possibilita o credor verificar se ao fornecer seus serviços e/ou produtos, o cliente possui vínculo empregatício formal, por exemplo. Além disso, é possível identificar também se o cliente possui vínculo como sócio e/ou administradores de empresa, possibilitando uma análise ainda mais clara do perfil.
E não só isso, é possível também, verificar renda familiar per capita ou a renda resumida, como forma de entender melhor em qual faixa de capacidade de pagamento o perfil socioeconômico se enquadra, para assim oferecer aquilo que está de acordo com a necessidade do cliente e a possibilidade do fornecedor.
Na Think Data, é possível realizar diversos cruzamentos de informações a fim de identificar o perfil socioeconômico do cliente que vão desde a faixa etária, região de domicílio até a identificação de profissão e escolaridade, ou até mesmo a capacidade de pagamento através de consultas Serasa Experian.
Perfil socioeconômico do devedor: as soluções da Serasa Experian podem auxiliar na segurança das operações
Além disso, para completar a análise do perfil socioeconômico, é possível que o credor realize uma pesquisa básica nas Soluções Serasa Experian, oferecidas para pessoas jurídicas de todos os portes pela Think Data, possibilitando a verificação de pendências, restrições financeiras, ocorrência de protesto em âmbito estadual, dívidas vencidas, cheques devolvidos e sem fundos, o que aumentam a segurança do credor para o recebimento dos serviços prestados.
Outra forma de se resguardar quanto a fornecimento de serviços, seja ela empréstimos bancários, consignados ou vendas etc. Ou seja, é a segurança que se o cliente não efetuar o pagamento do serviço contratado, a negativação (assim como a desnegativação), pode ser feita de forma ágil e sem burocracias.
Ao entender o perfil socioeconômico do cliente, o credor se assegura antes e depois do negócio ter sido efetivado.
Perfil Socioeconômico do Cliente: medidas que auxiliam a propositura de ação judicial
Com as soluções disponibilizadas pela Think Data, torna-se possível mapear o perfil socioeconômico do cliente, facilitando a tentativa de contato com o cliente para que haja uma negociação extrajudicial, no entanto, quando não é possível obter sucesso e o credor não se vê em outra saída a não ser inicial um processo, ele pode usar os dados anteriormente identificados para iniciar uma ação de cobrança.
E nessa etapa, é importante que o credor seja assertivo nos dados informados ao poder judiciário, tendo em vista que todo o trâmite de iniciar uma ação, além de caro, costuma ser muito demorado, o que não será um problema se este realizou ou possui meios de identificar dados atualizados e apresentar o perfil socioeconômico do cliente.
Tendo em vista que, quando o credor inicia uma ação com os melhores dados, a probabilidade de sucesso aumenta significantemente. Isso ocorre porque ao ingressar com o processo, ele já indicou os melhores meios de localização do devedor, como e-mail, telefone, endereço, resultados das pesquisas realizadas para identificar o perfil socioeconômico, que auxiliam posteriormente em sua cobrança.
Para conhecer gratuitamente as soluções de enriquecimento cadastral ou de consulta de CPF ou CNPJ na Serasa Experian, através da plataforma da Think Data, acesse: https://www.thinkdata.com.br/teste-gratuito/
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