Mar
29
28 de março de 2022 - 17:16

Boleto-parcelado-como-funciona-o-mercado-que-concede-credito-para-desbancarizados-think-data-thinkdata-televendas-cobranca

O boleto parcelado surgiu visando a diminuir a exclusão financeira de pessoas de baixa renda, já que quanto menor a renda, menor o acesso a serviços financeiros como conta corrente, cartão de crédito ou cheque especial

O acesso ao crédito por meio do Boleto parcelado durante a pandemia

O boleto parcelado considera o modelo conhecido como buy now, pay later (compre agora, pague depois) utiliza diversas estratégias para análise de crédito, principalmente de pessoas das classes C, D e E que, sem acesso a cartões de crédito para parcelamento, acabariam desistindo da compra pelo valor do boleto à vista.

Considerando a ida ao comércio eletrônico de pessoas que antes estavam acostumadas a possuir crediários em lojas locais e regionais, considerando a avaliação do crédito realizada, muitas vezes, totalmente à base da confiança, um dos grandes desafios da disponibilização do boleto parcelado é a digitalização desta análise.

Além disso, cerca de 50% das compras realizadas por meio de boleto a vista padrão, não são efetivamente pagas, tratando-se de perda de negócio, ou seja, os a disponibilização da modalidade de boleto parcelado pelos e-commerces garantem uma redução expressiva da taxa de desistência.

Boleto parcelado e o Mundo Digital: O desafio da definição das regras

Como já descrito, os pequenos comércios locais estavam extremamente acostumados a concederem crédito 100% baseado na segurança. No entanto, com a pandemia, uma grande parte deles conseguiu se sustentar considerando a migração para grandes Market Places, como lojas parceiras de gigantes do e-commerce. Essa possibilidade fez expandir os horizontes do comércio local, mas para que seja possível continuar atendendo o mesmo perfil de cliente de antes, o boleto parcelado entra como uma alternativa para solução dos problemas.

Diversas informações precisam ser analisadas que, por meio do fornecimento de informações básicas, como nome e CPF, as empresas responsáveis pela concessão do boleto parcelado, avaliam diversas variáveis para considerar a concessão ou não deste crédito.

Ocorre que, considerando tratar-se de pessoas desbancarizadas, as informações no mercado costumam ser bastante escassas. Além disso, existe também um ponto de atenção já que, por não haver um vínculo de uma instituição financeira, os índices de tentativa de fraude também podem ser altíssimos no pleito de crédito por boleto parcelado.

Boleto parcelado: Quais as melhores estratégias para avaliar um bom pagador?

As fintechs responsáveis pela concessão de crédito por meio de boleto parcelado devem avaliar a titularidade de quem está pleiteando ao crédito, solicitando uma selfie e realizando o cruzamento desta foto com foto de um documento, por exemplo. Além disso, para aprimorar ainda mais essa análise, podem contar também com a avaliação da foto de perfil do Whatsapp.

A foto de perfil no Whatsapp pode ser avaliada de forma extremamente ágil e segura nas concessões via boleto parcelado, através de solução exclusiva oferecida pela Think Data, bureau de informações referência no Brasil. Neste caso, as empresas podem realizar requisições por meio do Valida Fácil – Concessão de Crédito, o Web Service da Think Data, que pode trazer, em tempo real, a indicação de que um telefone móvel possui Whatsapp instalado e a foto de perfil (respeitadas as regras de confidencialidade configuradas pelo usuário).

Identificar se um telefone está de fato vinculado a um CPF também é outra solução extremamente inovadora apresentada pela Think Data ao mercado e que garante uma redução expressiva de tentativas de fraude para avaliações de concessão de boleto parcelado. Considerando a utilização do Localização Garantida, solução disponibilizada através de parceria de aplicativos de telefones móveis que utilizam tecnologia de geolocalização, as empresas conseguem identificar se um telefone está ativo e, de fato vinculado a um CPF.

Valor do Boleto parcelado: Como realizar uma melhor avaliação da renda de desbancarizados

Um grande desafio na avaliação de crédito para concessão de boleto parcelado é a identificação da renda do consumidor, já que, é preciso fazer também com que a experiência da compra seja positiva e evitar que ele desista da negociação.

Muitas vezes, é impossível associar uma renda presumida a determinados perfis e, pensando nestas pessoas, a Think Data desenvolveu uma inteligência exclusiva que é capaz de avaliar uma renda familiar per capita. Nas soluções da Think Data é possível entender também se a pessoa possui um vínculo empregatício atual ou se possui participação em empresas, sendo que, através destes cruzamentos, a análise e concessão de crediário através de boleto parcelado fica muito mais robusta.

Comportamento e Inadimplência: Quais as alternativas quando um cliente deixa de pagar um boleto parcelado?

Adicionalmente à todas as soluções já apresentadas, a Think Data é um dos maiores distribuidores Serasa Experian e disponibiliza um amplo book de consultas que possibilitam uma análise ainda mais aprofundada do perfil do consumidor que está pleiteando crédito pelo boleto parcelado. Essas avaliações se adequam a todos os tipos de negociação, podendo tratar-se de consultas simples de dívidas vencidas e pendências até as mais complexas que avaliam Score e capacidade de pagamento, por exemplo.

Pensando também na redução da inadimplência do boleto parcelado, é possível realizar a anotação de clientes com dívidas vencidas e não pagas. Após o pedido de inclusão, o cliente inadimplente recebe uma carta comunicado, indicando um prazo para pagamento da dívida antes que o CPF seja negativado, fazendo com o que o devedor priorize seu pagamento.

Para conhecer gratuitamente as consultas Serasa Experian ou as soluções de enriquecimento cadastral da Think Data, acesse: https://www.thinkdata.com.br/teste-gratuito/

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: