A negociação de precatórios tem por objetivo a antecipação de recebíveis devidos pelo poder público, sejam eles nas esferas federais, estaduais, municipais ou distrital.
O que são e por que existe a negociação de precatórios?
Precatórios são valores devidos pelo Poder Público, seja a título de indenização, compensação ou remuneração ao término (trânsito em julgado) de uma ação judicial. A execução de valores do Poder Público, possui uma regra específica e devem respeitar uma ordem cronológica para pagamento desta dívida – sendo que o pagamento pode levar 5, 10, 15, 20 anos ou mais – e por isso é tão comum a prática de negociação de precatórios.
É possível realizar compensação de dívidas tributárias utilizando-se de precatórios, sendo que negociação de precatórios visa a antecipar o pagamento desses valores para os credores, considerando um deságio desta dívida e então são realizados os trâmites necessários para compensar débitos tributários de terceiros.
A negociação de precatórios é uma prática legal, no entanto, devem ser observados diversos critérios de segurança para a prevenção de fraudes, já que é bastante comum haver golpes tanto por parte de credores quanto de negociadores.
Quais são as práticas comuns de negociação de precatórios?
Os processos que tramitam em todo o Brasil e que determinam o pagamento de precatórios são, via de regra, de acesso público – ou seja, qualquer pessoa pode consultá-los. Além disso, as decisões judiciais que determinam o pagamento de precatórios são publicadas nos diários oficiais, onde é possível que interessados identifiquem os credores para iniciar a negociação de precatórios.
No entanto, as informações disponíveis dos credores são ínfimas e, ainda que haja dados para localização como telefones e endereços, na vasta maioria das vezes trata-se de uma informação desatualizada, pois esse tipo de ação judicial costuma perdurar por anos e até décadas, inviabilizando o contato para a negociação de precatórios.
Nas publicações oficiais, é comum se encontrar o Nome Completo do credor e sua localidade. Sendo necessária uma análise detalhada do processo judicial, realizada por profissionais especializados, para identificar se já houve a negociação de precatórios e eventual venda do título pelo credor.
Negociação de precatórios: estratégias para localização rápida e efetiva
Por meio de cruzamento das informações disponíveis, empresas que desejam realizar a negociação de precatórios podem contar com as soluções oferecidas pela Think Data, bureau de informações referência no mercado nacional que, ao utilizar tecnologias extremamente inovadoras com a utilização de robôs com inteligência artificial e machine learning, possibilita a identificação de dados atualizados para contato de credores.
Com as soluções da Think Data é possível realizar o cruzamento das informações disponíveis e agregar diversas informações adicionais relacionadas ao credor para viabilizar a negociação de precatórios, como os telefones fixos e móveis, endereço, identificação de óbito, parentes e muito mais!
A Think Data conta com solução exclusiva, na qual é possível realizar o cruzamento de altíssimos volumes de dados e, em poucos minutos, identificar e validar telefones móveis que possuem o aplicativo WhatsApp instalado nos aparelhos, viabilizando novas formas de contato para negociar precatórios, seja pelo envio de SMS, contato pelo próprio aplicativo ou até mesmo a validação de que se trata de um telefone móvel ativo.
Os especialistas da Think Data disponibilizam a seus clientes o desenvolvimento de projetos personalizados, ou seja, independentemente das informações disponíveis ou o perfil de credor a ser localizado. Os projetos personalizados, além de viabilizar a localização para negociar precatórios, cumprem as exigências da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), já que serão especificadas e definidas quais as informações serão tratadas de acordo com a legitimação legal.
Para conhecer mais sobre as soluções de enriquecimento cadastral da Think Data que apoiam a localização de credores para negociação de precatórios, acesse: https://www.thinkdata.com.br/teste-gratuito
CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.