Os cartões co-branded são uma excelente maneira de fidelizar o consumidor que já demonstra interesse e simpatia pela marca. Essa aproximação se torna ainda mais efetiva quando combinada à uma estratégia com programas de fidelidade e cardon file. Inúmeras empresas dos mais variados setores, de varejistas a companhias aéreas, se utilizam desse tipo de recurso para atrair potenciais clientes e sustentar a sua base.
Em momentos de crise, como a que estamos enfrentando no país, o cartão co-branded ganha mais relevância como um importante aliado para manter o engajamento com seu cliente. Isso, ainda que ele não consiga usar os serviços da empresa como fazia anteriormente. Bonificar pontos e estender a validade de benefícios são exemplos de como as empresas conseguem manter vivo o engajamento nesse cenário.
Estreitando a relação com o cliente
Entender as mudanças que estão em curso no comportamento do consumidor — que acelerou o processo de migração para o ambiente digital e passou a comprar online com maior frequência — é fundamental para traçar um planejamento bem-sucedido. Neste caso, usar o cartão co-branded como meio eficaz para se conectar ao cliente e estreitar o relacionamento pode ser uma boa estratégia.
Tão importante quanto trazer novos associados para os programas de fidelidade é manter a satisfação dos antigos. Como o próprio nome já diz, o maior objetivo — e certamente o maior desafio — é manter a lealdade do cliente.
Para aumentar a satisfação do associado, é preciso atender e até mesmo superar suas expectativas, exigências e demandas. Uma dica é oferecer uma boa experiência ao utilizar o programa, cujas regras devem ser de fácil entendimento. Disso decorre um processo de acúmulo e resgate de pontos que seja ágil e prático. Deve-se permitir que o consumidor conquiste e receba as recompensas rapidamente. Possibilitando, inclusive, a flexibilidade de conquistar os benefícios no seu próprio prazo — e não em um prazo preestabelecido. Outra prática fundamental é oferecer recompensas e benefícios atraentes e personalizados para que o consumidor perceba a relevância na utilização do programa.
Fazer pesquisas com associados
Por sua vez, é importante desenvolver pesquisas, cujos dados e indicadores servem de instrumentos eficientes para a gestão do programa de fidelidade. Isso porque ajudam a entender e acompanhar o comportamento do cliente, possibilitando ajustes necessários e promovendo novas iniciativas para aumentar o engajamento.
Tais pesquisas devem levar em conta as percepções do associado e se ele:
entende a relevância do programa?
gosta de participar?
acha fácil fazê-lo?
utiliza os benefícios e entende o seu valor?
os cupons ou promoções são personalizados ao seu perfil?
utiliza o site ou aplicativo do programa com frequência?
recomendaria o programa a outras pessoas?
A análise dos resultados das pesquisas indica possíveis procedimentos a serem empregados para impulsionar o programa. Uma boa tática é adicionar benefícios relevantes para atualizar a proposta de valor das recompensas.
O atual cenário despertou o interesse do consumidor pelo comércio online, sendo que algumas pessoas experimentaram fazer compras pela internet pela primeira vez. De olho nesse movimento, as empresas repensaram suas estratégias digitais. Hoje, o foco está em oferecer comodidade, segurança e uma boa experiência ao usuário.
Útil em serviços de assinatura, pagamentos recorrentes e no comércio digital de itens essenciais, o cardon file associado ao cartão co-branded pode se tornar um valioso meio para reforçar a fidelidade de clientes, mantê-los por perto e garantir vendas futuras. Novas maneiras de usar essa modalidade de pagamento automático, no conforto de casa, surgiram como soluções em um panorama adverso.
Vale lembrar a célebre frase do renomado consultor de marketing norte-americano Philip Kotler: “conquistar um novo cliente custa de cinco a sete vezes mais do que manter um atual”. Em um mercado extremamente competitivo e volátil, atrair um novo cliente que já é fiel à uma marca é mais do que uma ferramenta estratégica. É necessária.
Cartões co-branded: por que são estratégicos no programa de fidelidade?
Os cartões co-branded são uma excelente maneira de fidelizar o consumidor que já demonstra interesse e simpatia pela marca. Essa aproximação se torna ainda mais efetiva quando combinada à uma estratégia com programas de fidelidade e cardon file. Inúmeras empresas dos mais variados setores, de varejistas a companhias aéreas, se utilizam desse tipo de recurso para atrair potenciais clientes e sustentar a sua base.
Em momentos de crise, como a que estamos enfrentando no país, o cartão co-branded ganha mais relevância como um importante aliado para manter o engajamento com seu cliente. Isso, ainda que ele não consiga usar os serviços da empresa como fazia anteriormente. Bonificar pontos e estender a validade de benefícios são exemplos de como as empresas conseguem manter vivo o engajamento nesse cenário.
Estreitando a relação com o cliente
Entender as mudanças que estão em curso no comportamento do consumidor — que acelerou o processo de migração para o ambiente digital e passou a comprar online com maior frequência — é fundamental para traçar um planejamento bem-sucedido. Neste caso, usar o cartão co-branded como meio eficaz para se conectar ao cliente e estreitar o relacionamento pode ser uma boa estratégia.
Tão importante quanto trazer novos associados para os programas de fidelidade é manter a satisfação dos antigos. Como o próprio nome já diz, o maior objetivo — e certamente o maior desafio — é manter a lealdade do cliente.
Para aumentar a satisfação do associado, é preciso atender e até mesmo superar suas expectativas, exigências e demandas. Uma dica é oferecer uma boa experiência ao utilizar o programa, cujas regras devem ser de fácil entendimento. Disso decorre um processo de acúmulo e resgate de pontos que seja ágil e prático. Deve-se permitir que o consumidor conquiste e receba as recompensas rapidamente. Possibilitando, inclusive, a flexibilidade de conquistar os benefícios no seu próprio prazo — e não em um prazo preestabelecido. Outra prática fundamental é oferecer recompensas e benefícios atraentes e personalizados para que o consumidor perceba a relevância na utilização do programa.
Fazer pesquisas com associados
Por sua vez, é importante desenvolver pesquisas, cujos dados e indicadores servem de instrumentos eficientes para a gestão do programa de fidelidade. Isso porque ajudam a entender e acompanhar o comportamento do cliente, possibilitando ajustes necessários e promovendo novas iniciativas para aumentar o engajamento.
Tais pesquisas devem levar em conta as percepções do associado e se ele:
entende a relevância do programa?
gosta de participar?
acha fácil fazê-lo?
utiliza os benefícios e entende o seu valor?
os cupons ou promoções são personalizados ao seu perfil?
utiliza o site ou aplicativo do programa com frequência?
recomendaria o programa a outras pessoas?
A análise dos resultados das pesquisas indica possíveis procedimentos a serem empregados para impulsionar o programa. Uma boa tática é adicionar benefícios relevantes para atualizar a proposta de valor das recompensas.
O atual cenário despertou o interesse do consumidor pelo comércio online, sendo que algumas pessoas experimentaram fazer compras pela internet pela primeira vez. De olho nesse movimento, as empresas repensaram suas estratégias digitais. Hoje, o foco está em oferecer comodidade, segurança e uma boa experiência ao usuário.
Útil em serviços de assinatura, pagamentos recorrentes e no comércio digital de itens essenciais, o cardon file associado ao cartão co-branded pode se tornar um valioso meio para reforçar a fidelidade de clientes, mantê-los por perto e garantir vendas futuras. Novas maneiras de usar essa modalidade de pagamento automático, no conforto de casa, surgiram como soluções em um panorama adverso.
Vale lembrar a célebre frase do renomado consultor de marketing norte-americano Philip Kotler: “conquistar um novo cliente custa de cinco a sete vezes mais do que manter um atual”. Em um mercado extremamente competitivo e volátil, atrair um novo cliente que já é fiel à uma marca é mais do que uma ferramenta estratégica. É necessária.
CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.