O Governo Federal decidiu pagar o abono salarial referente ao ano de 2020, que seria pago em 2021, ajudando a possibilitar a diminuição da inadimplência e também a evitá-la, visto que o valor pode ser usado para o pagamento de dívidas vincendas.
Abono Salarial: O impacto na economia com o pagamento do benefício do ano de 2020
Com o início do novo ano chegando, vem também o IPTU, IPVA, taxas e outros tantos impostos a serem pagos e não só isso, para alguns vem também matrícula e materiais escolares, uniforme, sem falar nas contas que foram feitas com os presentes de Natal, podendo o abono salarial ser um fôlego para muitas famílias brasileiras.
Além disso, durante esse ano, o Governo Federal preferiu adiar o pagamento do abono salarial, a fim de direcionar o montante de aproximadamente 7,8 bilhões ao Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda, mais conhecido como BEm.
No entanto, após ser determinado o pagamento do abono salarial do ano base 2020, inicialmente em Janeiro de 2022, possibilitou a quitação de dívidas e diminuição da inadimplência em época que a pandemia ainda resiste.
Abono salarial: como saber se o devedor tem direito ao benefício
Para receber o abono salarial, o trabalhador precisa estar cadastrado no Programa de Integração Social (PIS) por pelo menos 5 (cinco) anos, com remuneração mensal limitada a até 2 (dois) salários mínimos, por ter exercido atividade remunerada em empresa privada, por no mínimo 30 dias consecutivos, no ano-base da apuração e ter sido cadastrado pelo empregador na Relação de Informações Sociais (RAIS) ou e-social.
O pagamento do abono salarial é feito de acordo com o mês de aniversário do trabalhador, sendo possível que os credores verifiquem se aquele cliente inadimplente possui algum tipo de valor a receber e iniciar formas de negociar dívidas vencidas ou vincendas.
Pagamento do abono salarial em dobro em 2022: como este benefício deve ajudar a reaquecer a economia
Haja vista que o pagamento do abono salarial do ano-base 2020, que deveria ter sido pago em 2021 será pago no início de 2022, o Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo (Codefat) está em discussão para que o calendário de pagamento seja adiantado de acordo com o mês de aniversário do beneficiário, ou seja, nascidos em janeiro, receberão em janeiro e assim por diante.
Isso beneficia não só os empregados, mas também empresas que possuem carteira de devedores, pois é possível negociar as dívidas e evitar que as taxas de inadimplência aumentem, na verdade, com o abono salarial é possível diminuir as taxas dos famosos “calotes”.
Considerando que o benefício referente ao ano-base 2020 será pago somente em 2022 e que também haverá o pagamento do abono salarial referente ao ano-base 2021, no ano de 2022, os trabalhadores que se encaixarem na regra de recebimento do benefício podem receber até dois salários-mínimos.
Como utilizar o pagamento do abono como estratégia para o devedor pagar suas dívidas
Todos os anos, é muito comum que muitos trabalhadores se esqueçam de realizar o saque do abono salarial, havendo casos em que eles sequer possuem ciência de que possuem direito a este benefício.
Nesse sentido, empresas credoras podem utilizar estratégias para entender se o devedor tem direito ao recebimento do abono salarial e contatá-lo indicando da possibilidade de existência deste valor para saque, aproveitando até mesmo para estreitar o relacionamento com o devedor.
Para avaliar o perfil com probabilidade de recebimento de abono salarial, as empresas podem realizar o cruzamento de informações de renda presumida – para identificar trabalhadores com uma propensão de renda de até dois salários mínimos e, além disso, identificar a Situação Profissional Online no Ministério do Trabalho.
Beneficiários do abono salarial: Como identificá-los e localizá-los para que quitem suas dívidas
Através de soluções oferecidas pela Think Data, bureau de informações referência no mercado, empresas de todo o Brasil, possuem acesso a um amplo book de consultas que possibilitam a identificação, não somente da renda presumida e da Situação Profissional Online no Ministério do Trabalho, mas também da data de nascimento para que seja identificado o melhor momento para a realização do contato para indicação de disponibilização do abono ao trabalhador.
A Think Data disponibiliza soluções totalmente personalizadas, como no caso de identificação das variáveis que auxiliam na identificação de recebimento de abono salarial. Em paralelo, é importante que seja identificado o melhor contato do trabalhador, já que, de nada adiantaria identificar a possibilidade de recebimento de benefício e não conseguir avisá-lo.
Pensando em disponibilizar os melhores telefones para contato do beneficiário do abono, a Think Data está em constante evolução, trabalhando informações extremamente dinâmicas e que visam a disponibilizar informações de Contato com a Pessoa Certa de forma objetiva, como no caso do Localização Garantida, em que, através uma tecnologia exclusiva com parceria com aplicativos de telefones móveis, é possível identificar se o telefone de um devedor está de fato vinculado ao seu CPF e se está ativo.
Além disso, a Think Data é também um dos maiores distribuidores Serasa Experian, disponibilizando soluções de consulta a informações de beneficiários do abono salarial referentes a pendências, dívidas vencidas, Score, dentre diversas outras informações que possibilitam uma avaliação ampla do perfil do devedor, possibilitando, ainda a inclusão de anotação de devedores – o que faz com que os devedores priorizem a realização da quitação destas dívidas.
Para conhecer gratuitamente a solução de enriquecimento cadastral da Think Data, acesse: https://www.thinkdata.com.br/teste-gratuito/
CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.