Reunimos títulos para quem quer aprender do começo ou se aprofundar, tanto em Marketing Digital quanto em temas correlatos, como tecnologia e empreendedorismo
Muita gente que procura aprender sobre Marketing Digital encontra em conteúdos na internet uma fonte de estudo, já que o tema é relativamente novo e a bibliografia sobre o assunto ainda não é tão extensa.
Apesar disso, nos últimos anos, cada vez mais títulos têm surgido como opção para quem não abre mão de um bom livro. E, indo além do Marketing Digital, é possível complementar o aprendizado com obras de assuntos correlatos, como tecnologia e empreendedorismo.
Neste post, reunimos livros para quem quer aprender do começo ou se aprofundar, tanto em Marketing Digital quanto em temas relacionados.
1. A cauda longa (Chris Anderson)
O termo cauda longa se tornou conhecido nos últimos anos e parte dessa popularidade se deve a Chris Anderson, ex-editor-chefe da revista Wired que explorou pela primeira vez o fenômeno em um artigo que se tornou um dos mais influentes ensaios sobre negócios na atualidade.
O autor mostra que a internet originou um novo universo em que a receita total de diversos produtos de nicho — que têm baixo volume de vendas — é igual à receita total de poucos produtos que vendem muito. Ele mostra como se chegou a esse cenário e como é possível aproveitá-lo.
2. Free (Chris Anderson)
Em Free, Chris Anderson escreve sobre sobre a tendência de zerar custos trazida pela era digital. Ele afirma que estamos entrando em uma era onde a economia pode ser construída em torno da ideia de gratuidade e conta como isso afetará a vida das pessoas.
A ideia partiu de um dos capítulos do livro comentado no item anterior, que fala da economia da abundância. O autor percebeu que nunca havia acontecido de toda uma economia ser construída em torno do gratuito e resolveu mostrar como as pessoas fazem dinheiro e quais são as implicações disso
3. Web Analytics 2.0 (Avinash Kaushik)
No livro Web Analytics 2.0, Avinash Kaushik dá dicas que são direcionadas para analistas de métricas. Ele leva o leitor à uma viagem que mostra como conhecer as pessoas que visitam os sites, entendendo como escolher o serviço de análise que mais se adeque à cada negócio e necessidade.
Também ajuda a entender quais as métricas mais importantes. Por exemplo: como transformar números em ações, o que são testes A/B, dentre outros.
4. Traction (Gabriel Weinberg e Justin Mares)
No livro Traction, a dupla de fundadores de startups nos Estados Unidos declara que o conceito de tração é a melhor maneira de aumentar as chances de sucesso de uma empresa iniciante.
Para os autores, tração é um sinal de que uma startup está decolando. Isso pode ser visto nas métricas principais — se é um aplicativo, o número de downloads está crescendo, se é uma ferramenta SaaS, a receita está aumentando etc.
Assim, o objetivo do livro é mostrar como negócios podem obter tração, independentemente do seu ramo. Para isso, foram entrevistados mais de quarenta fundadores de startups.
5. Permission Marketing (Seth Godin)
Seth Godin explica Permission Marketing como o conceito que permite aos profissionais de marketing moldarem sua mensagem de modo que os consumidores a aceitem.
Assim, ao invés de incomodar potenciais compradores, o autor apresenta uma maneira de pensar o marketing de produtos e serviços alcançando apenas aquelas pessoas que sinalizaram algum interesse em aprender mais sobre a oferta. Isso permite o desenvolvimento de uma relação de confiança com a marca, aumentando a chance de vender.
6. Posicionamento: a batalha por sua mente (Al Ries e Jack Trout)
O clássico livro de Al Ries e Jack Trout mostra como ser visto e ouvido em um mercado competitivo. Ele traz conceito de posicionamento — a ideia é aplicável a um produto, um serviço, uma empresa, uma instituição ou até mesmo a uma pessoa.
Os autores ensinam como estabelecer, com competência, posicionamento competitivo de seus produtos, marcas e empresa. A teoria do posicionamento competitivo é hoje utilizada em ações e estratégias empresariais e pessoais.
7. Brand Brilliance (Fiona Humberstone)
A especialista em branding Fiona Humberstone traz em seu livro dicas para definir seu cliente ideal, refinar sua mensagem e traçar uma estratégia. O livro ensina como trazer clareza para a marca, ajudando a focar no que realmente importa e a se comunicar de forma certeira.
Indo além da teoria, a obra traz exemplos de como criar um bom site e definir uma estética para sua empresa. Para quem quer se aprofundar nos conhecimentos de branding, é uma ótima leitura.
8. Marketing na era digital (Martha Gabriel)
Best seller de marketing, o livro aborda, em linguagem simples, a importância estratégica do marketing na era digital.
O livro tem 15 capítulos, que são agrupados em quatro partes: conceitos essenciais e planejamento de marketing; mudança do ambiente de marketing impactado pelo digital; plataformas tecnológicas digitais emergentes; e estratégias digitais.
9. Marketing 4.0 – Do Tradicional Ao Digital (Philip Kloter, Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan)
Depois de explicar a transição do marketing orientado ao produto (1.0) para o marketing focado no consumidor (2.0) e para o centrado no ser humano (3.0), o escritor Philip Kotler juntou-se a outros dois autores para examinar as transformações na passagem do marketing tradicional para o digital (4.0).
Os autores falam sobre como a internet mudou a forma como vivemos e também dão dicas para entender os caminhos do consumidor na era digital, adotando novas métricas e práticas de marketing.
10. Nocaute (Gary Vaynerchuk)
O marketing tradicional sempre foi luta unilateral na qual as empresas anunciam em plataformas como rádio, TV e jornais impressos para chegar ao nocaute — no caso, fechar a venda. Nesse cenário, os clientes não tinham alternativa senão absorverem os anúncios.
Mas, com a internet, as lutas foram para um novo ringue: o das redes sociais, nas quais os clientes estão dispostos a desafiarem as empresas expressando opiniões antes de comprarem.
Por isso, no livro Nocaute, o empreendedor Gary Vaynerchuk ensina como os profissionais do marketing devem interagir com o cliente nesse novo contexto. Os exemplos de erros e acertos analisados ajudam a acelerar o aprendizado, bem como a análise detalhada das redes sociais, como Facebook, Twitter, Instagram e LinkedIn.
11. The Power of Visual Storytelling (Ekaterina Walter e Jessica Gioglio)
Com muitas imagens e exemplos de grandes empresas, as especialistas em marketing Ekaterina Walter e Jessica Gioglio explicam, em The Power of Visual Storytelling, como trazer resultados para sua empresa e fortalecer sua marca por meio de fotos, vídeos, infográficos e outros formatos.
O livro ajuda você a traçar uma estratégia visual para sua empresa enquanto se inspira com bons exemplos.
12. On Writing Well: The Classic Guide to Writing Nonfiction (William Zinsser)
Elogiado pela clareza, o livro de William Zinsser oferece princípios fundamentais para escrever bem.
É recomendado para quem quer escrever sobre temas tão variados quanto pessoas, lugares, ciência, tecnologia. Por isso, também é útil para quem quer escrever conteúdo para a internet.
13. Everybody Writes (Ann Handley)
Everybody Writes é um guia de como atrair e reter clientes por meio do conteúdo que parte do pressuposto de que todos são escritores em potencial.
De acordo com o livro, mesmo em um mundo de posts curtos em redes sociais, escrever importa mais agora do que antes. Isso porque as palavras contam aos clientes quem a empresa é.
A autora, a expert em marketing Ann Handley, dá lições que se aplicam a toda a presença online de uma empresa, desde sites e redes sociais até Landing Pages e Email Marketing.
14. Marketing de Conteúdo – A moeda do século XXI (Rafael Rez)
De acordo com o especialista Rafael Rez, da Nova Escola de Marketing, a moeda que compra o tempo e a atenção das pessoas hoje é o conteúdo.
Se você ainda não entendeu o poder do Marketing de Conteúdo, o livro serve como um guia para o início da sua jornada.
15. Global Content Marketing (Pam Didner)
O subtítulo do livro Global Content Marketing demonstra bem a que veio a obra: ensina a criar conteúdo excelente, alcançar mais consumidores e construir passo a passo uma estratégia de marketing que funciona.
O livro é interessante para empresas em processo de expansão internacional, já que ensina a criar conteúdos que engajam independentemente do país em que se encontra.
16. Obrigado pelo marketing (Vitor Peçanha)
Em Obrigado pelo Marketing, o cofundador da Rock Content, Vitor Peçanha, compartilha os aprendizados que levaram sua empresa a se tornar referência em Marketing de Conteúdo no Brasil. É voltado para quem deseja se tornar um profissional da área.
Este livro é um guia completo, escrito a partir de experiências que levaram a Rock Content de zero a mais de 25 milhões de faturamento em apenas quatro anos. Um guia por quem realmente entende do assunto, para quem quer se tornar um profissional da área.
17. 80/20 Internet Lead Generation (Scott Dennison)
O especialista em marketing Scott Dennison dá dicas de como fazer uma geração de Leads de sucesso, seguindo uma abordagem estratégica que se aplica a diversos segmentos de empresas.
18. A/B Testing (Dan Siroker e Pete Koomen)
Para os autores deste livro, o teste A/B é a solução para baixas taxas de conversão na internet. Por isso, em A/B Testing, Dan Siroker e Pete Koomen mostram como essa prática foi importante para o sucesso de empresas como Google, Amazon, Netflix e outras empresas grandes.
Também dão dicas do que testar, como escolher pessoas para o seu time e criar experiências personalizadas para o visitante.
19. Hacking Growth – A estratégia de marketing inovadora das empresas de crescimento mais rápido (Sean Ellis)
O livro explica o crescimento de empresas como Uber e AirBnB e mostra como você pode aplicar os princípios do growth hacking em seu próprio negócio para crescer também.
20. The Copywriter’s Handbook: A Step-by-Step Guide to Writing Copy That Sells (Robert W. Bly)
O livro é voltado a todos que escrevem ou editam textos que têm como objetivo a comunicação com determinado público.
O autor revela dezenas de técnicas que ajudam a escrever anúncios e emails para ganhar mais atenção e vender produtos ou serviços. Como o subtítulo diz, são exemplos passo a passo, bastante didáticos para quem quer dominar a arte do copywriting.
21. Não me faça pensar – Atualizado (Steve Krug)
O livro de Steve Krug fala sobre a usabilidade na web com informações e conselhos práticos, tanto para iniciantes quanto para veteranos.
A versão atualizada do livro original — que foi lançado em 2002 e se tornou clássico — volta sua atenção também para a realidade dos dispositivos móveis.
22. Ideias que colam – por que algumas ideias pegam e outras não (Chip e Dan Heath)
Como boas ideias surgem? Será que existe uma fórmula para obtê-las?
Neste livro, os educadores Chip e Dan Heath abordam questões intrigantes sobre o que faz uma ideia ganhar repercussão e continuar no imaginário das pessoas. Também mostra alguns princípios comuns a ideias de sucesso.
23. Landing page optimization: the definitive guide to testing and tuning for conversions (Tim Ash)
Tim Ash é um dos maiores especialista em otimização de conversão e criação de Landing Pages. O livro é de 2008, mostrando que ele já fala há bastante tempo sobre tema. A 2ª edição saiu algum tempo depois, em 2012, mantendo a relevância e trazendo estudos de caso aprofundados, além de análises de antes/depois.
24. Guia prático das novas ferramentas comerciais: da construção da marca ao atendimento ao consumidor (vários autores)
Grandes nomes do Marketing Digital e de Vendas se reuniram para abordar diversos assuntos e sugerir ferramentas. A ideia era trazer conceitos para a gestão de empresas modernas, incluindo a automação de marketing, UX e SAC 3.0. Entre os autores de capítulos do livro, estão Emilia Chagas, André Siqueira e Alex Lima.
25. The Messenger is The Message (Mark Organ e Deena Zenyk)
Esse livro fala sobre Customer Success, um dos assuntos mais relevantes no mundo das empresas modernas. Como a ideia é mobilizar os clientes a serem advogados da marca, tem tudo a ver com Marketing.
A premissa é que você entrega tanto sucesso ao cliente, que ele vira uma de suas maiores forças de marketing. Os autores exploram a dinâmica de networking, comunidades e advogados de marca.
26. As armas da persuasão (Robert Cialdini)
Você sabe quais são as armas da persuasão? Elas ativam partes do cérebro e convencem a tomar decisões. Assim, podem ser levadas em consideração na elaboração de estratégias de Marketing Digital.
De acordo com Robert Cialdini, as armas são as seguintes: reciprocidade; compromisso e coerência; aprovação social; afeição; autoridade; e escassez.
27. Eu, você e os robôs: pequeno manual do mundo digital (Martha Gabriel)
Martha Gabriel aparece novamente na nossa lista, dessa vez falando de robôs. Muitas ações atuais e futuras do Marketing Digital passam pela inteligência artificial e uso de bots.
O livro discute questões de tecnologias que são onipresentes em nossas rotinas. A autora procura entender como está sendo e até onde vai a fusão entre humanos e essas tecnologias.
28. Customer Success (Dan Steinman, Lincoln Murphy e Nick Metha)
Os autores dão toda a fundamentação do que é Customer Success. O subtítulo explica bem a ideia: “Como as empresas inovadoras descobriram que a melhor forma de aumentar a receita é garantir o sucesso dos clientes”.
A obra, de 2016, ajudou muito a disseminar o conceito de CS pelo mundo.
29. As 22 consagradas leis do Marketing (Al Ries e Jack Trout)
Vamos começar pelo básico. As 22 consagradas leis do Marketing é leitura obrigatória para profissionais de marketing.
O livro de Al Ries e Jack Trout conta as principais leis para quem precisa se adaptar ao novo marketing. E quem violar qualquer uma delas, pode saber: vai pagar por isso.
30. A Terceira Onda da Internet (Steve Case)
Para contextualizar essas novas fases do marketing, nada melhor que falar sobre a era que vivemos com a internet nos dias de hoje.
A terceira onda da internet é um livro que trata disso. O autor Steve Case explica que vivemos um período em que os empreendedores transformarão setores como a saúde, educação, transporte e energia e, com isso, as nossas vidas.
O livro explica as habilidades para prosperar nessa época e ajuda a entender o que você precisa fazer para ser um pioneiro na terceira era da internet.
31. Receita Previsível (Aaron Ross e Marylou Tyler)
O aclamado livro de Aaron Ross é obrigatório para quem quer vendas previsíveis. Predictable Revenue é referência no mercado e fala sobre como conseguir a sonhada previsibilidade.
O Predictable Revenue é a estratégia para tornar seu time de vendas capaz de gerar mais Leads, previsibilidade e, com isso, atingir suas metas, sempre.
Se quiser uma prévia, disponibilizamos gratuitamente o 5º capítulo do livro. Nele, o autor fala sobre como encurtar o seu ciclo de vendas e aumentar a produtividade da sua equipe.
32. Big Data (Timandra Harkness)
Falando em inovação, um bom profissional de marketing não pode desconhecer termos chave do mercado como Big Data. Por isso, nossa recomendação é ler o livro de mesmo nome, de Timandra Harkness.
Como funciona Big Data? Como utilizar esse turbilhão de informações? Quais são os limites e potenciais problemas por trás desse conceito? Aprenda tudo isso — e muito mais! — nesse livro.
33. Vender é humano (Daniel H. Pinl)
Para mais um livro essencial sobre vendas, vamos fixar um conceito importante que é a ideia central de um best seller: Vender é humano.
Daniel Pink entendeu isso e deixou essa obra sobre a arte de influenciar e convencer os outros. Aprenda com ele e volte das férias sabendo na prática como vender mais e melhor.
34. Vendas 3.0 (Sandro Magaldi)
Com o mercado cada vez mais acirrado e os clientes cada vez mais exigentes, as organizações começaram a valorizar mais as áreas de vendas a fim de encarar os novos desafios.
Sandro Magaldi escreveu Vendas 3.0 para auxiliar na gestão estratégica de vendas, que tendem a sair cada vez mais de um contexto tático para um estratégico.
35. Equipes não nascem excelentes, tornam-se excelentes! (Verônica Ahrens)
Veronica Ahrens entra no mercado literário com uma obra que vai revolucionar a construção de equipes de alta performance.
Em Equipes não nascem excelente, tornam-se excelentes! ela propõe uma série de exercícios para que um gestor desenvolva todos os seus liderados, garantindo, assim, a alta performance.
36. Nada Easy (Tallis Gomes)
Tallis Gomes é um grande empreendedor. Uma daquelas pessoas que, mesmo sendo CEO de uma grande empresa de tecnologia, investe em aprendizado todos os dias. Estuda, lê, consome muito conteúdo e aplica o que aprende.
Ele acredita que errar faz parte. Em Nada Easy, o autor conta sobre tudo o que aprendeu estando à frente da Easy Taxi.
37. Marketing e comunicação na era pós-digital — As regras mudaram (Walter Longo)
Afinal, o que é a era pós-digital? De acordo com o ex-presidente do Grupo Abril, Walter Longo, vivemos uma época em que uma nova sociedade de consumo está em curso, transformando novamente as relações entre marcas e pessoas, empresas e comunidades, gestores e colaboradores.
Nesse contexto, a era pós-digital veio para questionar as velhas certezas e colocar sistemas inteiros de pensamento corporativo do avesso, fazendo com que novos desafios surjam para os líderes e gestores de comunicação, marketing e publicidade. No livro, o autor apresenta dados, cases e conceitos inspiradores para os profissionais que precisam entender as mudanças que afetam a sociedade e seus hábitos de consumo.
38. Planejamento estratégico digital (Felipe Morais)
A internet tem se tornado cada dia mais dinâmica e, nesse cenário, é importante que a agência faça um planejamento não apenas para estar presente digitalmente — por meio do site e nas redes sociais — como também para criar um relacionamento com os usuários.
Em um tempo de constante mutação, no livro Planejamento estratégico digital, o especialista em planejamento, Felipe Morais, aborda o tema de forma simples, clara e objetiva. Ele ensina a pensar estrategicamente um projeto digital, observando e analisando condições de mercado, os novos consumidores, a concorrência e as tendências.
39. The Marketing Agency Blueprint (Paul Roetzer)
Quando se refere ao universo de agências, o fundador da empresa de Inbound Marketing PR 20/20, Paul Roetzner, diz que “a velha guarda, enraizada na tradição e resistente à mudança, cairá, e novos líderes emergirão”. Ele acredita que o segmento será redefinido por agências de marketing mais ágeis, colaborativas e experientes em tecnologia, que oferecerão serviços diversos como consultoria, treinamento, publicações e venda de software.
É por isso que seu livro, The Marketing Agency Blueprint (disponível em inglês), é um guia prático que apresenta 10 regras para construir uma agência de acordo com esse modelo. A publicação ensina a entregar resultados melhores e valor para o cliente, ganhando sua lealdade.
40. A Marca da Vitória (Phil Knight)
Phil Knight, o homem por trás da Nike, conta sua história no livro A Marca da Vitória. Aos 24 anos, depois de se formar e viajar como mochileiro pelo mundo, Knight decidiu que não seguiria um caminho convencional. Em vez de trabalhar para uma grande corporação, iria à luta para criar algo próprio, dinâmico e diferente. Com 50 dólares emprestados pelo pai, abriu em 1963 uma empresa com uma missão simples: importar do Japão tênis de alta qualidade e baixo custo.
Mas o caminho até tornar a Nike uma das marcas mais emblemáticas do mundo não foi fácil, e Knight fala em detalhes dos riscos que enfrentou, dos concorrentes implacáveis e de seus muitos triunfos e golpes de sorte. Ele relembra a criação do nome e da logomarca — um dos poucos ícones reconhecidos em todos os cantos do planeta —, os primeiros modelos de tênis e os contratos com grandes atletas.
41. Oportunidades disfarçadas (Carlos Domingos)
Oportunidades disfarçadas é um catálogo de ideias criativas e soluções originais para dificuldades vividas por empresas de todos os tamanhos. Resultado de sete anos de pesquisa, o livro reúne 200 casos reais de companhias e pessoas que transformaram grandes problemas nas melhores chances de suas vidas.
São histórias como a do vendedor de enciclopédias quase falido que, para atrair as compradoras, dava perfumes de brinde. O sucesso da fragrância foi tão grande que ele percebeu que o melhor seria mudar de ramo. Nascia, assim, a Avon. É uma leitura importante para executivos, empresários e todo profissional que busca sobreviver à atual crise financeira e vencer no mundo competitivo em que vivemos.
42. Nos bastidores da Disney (Tom Connellan)
A Disney é reconhecida e admirada em todo o mundo. O notável sucesso da empresa está em sua capacidade de fazer com que seus clientes sempre retornem. Em um estilo divertido e de fácil leitura, o livro revela os princípios que orientam a cultura e o sucesso do grupo Disney — são 7 segredos que podem ser aplicados por qualquer outra empresa. Também fornece uma série de exemplos que ajudam profissionais a voltarem sua atenção para os clientes.
43. Por que fazemos o que fazemos? (Mario Sergio Cortella)
Diante de uma sociedade que não aceita mais viver por obrigação ou trabalhar apenas para ganhar dinheiro, o livro Por Que Fazemos o Que Fazemos? lista as dúvidas mais comuns dos profissionais brasileiros, elucidadas por Mario Sergio Cortella, filósofo com vasto conhecimento sobre o comportamento humano.
São 20 capítulos de ensinamentos que servem como um manual completo de um profissional do século XXI. Paciência e persistência são algumas das características essenciais para quem quer vencer na carreira e alcançar os sonhos e objetivos que às vezes parecem deixados de lado.
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